A mudança de coleções sempre traz desafios para os lojistas de moda. Pensando em ajudar você lojista, trouxemos esse artigo: 7 Dicas de Como Criar Combinações e Acelerar o Giro de Estoque!
Quando a transição de Primavera/Verão para Outono/Inverno acontece (ou vice-versa), muitas tendências não se mantêm, e algumas peças acabam encalhadas no estoque.
Isso pode gerar preocupação e prejuízo, mas com as estratégias certas, é possível transformar esse problema em uma oportunidade de vendas e a Consultoria de Imagem lhe indica o caminho do lucro!
Dicas Para Ajudar Você Lojista a Vender Seu Estoque Com Tendências Passadas!
1 – Invista no cross-selling (venda cruzada) inteligente
Uma das técnicas mais eficazes na venda de peças de coleções passadas é combinar esses itens com acessórios e outras peças atemporais, como as peças com corte alfaiataria.
Exemplo: Um vestido leve de verão (pode ser um tomara que caia) pode ganhar uma nova vida se for combinado com uma bota e um blazer estruturado.
Ensinar seus clientes a criar composições versáteis pode ser o segredo para vender mais. A Consultoria de Imagem ensina você a usar peças de verão no inverno e vice-versa.
2 – Destaque as peças atemporais
O ideal é que o lojista de moda sempre tenha em seu no mix de produtos algumas peças que transcendem as tendências passageiras, como por exemplo:
Itens de corte alfaiataria; cores neutras (preto, cinza, branco, off white, marrom… Inclusive pode apostar no mocha mousse, um tom de marrom lindo que está super em alta)…
… Peças clássicas como por exemplo o jeans, o couro; estampas atemporais que continuam relevantes independentemente da estação, como por exemplo: listras, poá, xadrez, animal print…
Quando houver peças encalhadas de antigas coleções, monte looks com essas peças tradicionais e demonstre como elas podem ser usadas em diversas ocasiões e com diferentes propostas.

3 – Aposte em promoções estratégicas
Em vez de simplesmente aplicar grandes descontos, crie promoções que gerem valor ao cliente. Algumas estratégias eficazes:
Compre e ganhe – Na compra de uma peça da nova coleção, o cliente ganha desconto em um item da coleção anterior.
Kits de estilo – Monte conjuntos prontos, combinando peças da coleção passada com itens da nova coleção, destacando a versatilidade das roupas.
Benefícios exclusivos – Clientes fiéis podem receber cupons de desconto especiais para incentivar a compra de peças encalhadas.
4 – Crie conteúdo educativo
Uma maneira eficaz de atrair clientes para peças que ficaram no estoque é ensinar como usá-las. Use as redes sociais, e-mails e até mesmo o site da loja para mostrar combinações e looks práticos.
Esse é um diferencial poderoso, pois os consumidores valorizam dicas que os ajudem a comprar de forma mais consciente.
Mas é claro que para isso é preciso ser uma profissional da Consultoria de Imagem!
5 – Ofereça Consultoria de Imagem na loja
Percebe como a Consultoria de Imagem pode ser um grande trunfo para os lojistas?
Ao oferecer um atendimento mais personalizado, o cliente entende melhor quais peças realmente combinam com seu estilo e necessidades.
Ter um profissional de imagem orientando na compra, ajuda a vender não apenas as peças da coleção atual, mas também aquelas que ficaram paradas no estoque.
6 – Proponha combinações inusitadas para diferentes estilos
Uma forma interessante de incentivar a venda de peças paradas é sugerir misturas criativas entre diferentes estilos.
Por exemplo, um cliente que tem um estilo tradicional, baseado em peças clássicas e cortes simples, pode experimentar um toque mais moderno e despojado, ao combinar um blazer clássico com uma saia balonê, uma calça jeans, um tênis estiloso.
Essas combinações equilibram sofisticação e conforto, trazendo novas possibilidades ao guarda-roupa do cliente e incentivando a compra de peças que poderiam passar despercebidas.
Lembre-se
A maioria das pessoas possui de dois a três estilos predominantes.
O lojista não precisa ter medo de sugerir peças que fujam um pouco do estilo principal da cliente, pois ela pode ter um estilo secundário que ainda não explorou.
É comum o próprio cliente não tem clareza sobre seu estilo predominante e se surpreender positivamente com novas combinações que ampliam suas possibilidades de vestir.
7 – Evite investir demais em tendências passageiras
Uma das formas mais eficientes de evitar um grande volume de peças encalhadas é escolher com cautela as tendências em que investir.
Algumas modas vêm e vão rapidamente, e se a loja apostar demais em peças que logo sairão de cena, as chances de ficarem paradas no estoque aumentam. O ideal é adquirir peças de tendências com certa parcimônia.
Você não só pode como deve investir em tendências, isso deixa sua loja atual, atraente, mas evite comprar muitas peças com a mesma numeração.
Conclusão
O segredo para vender peças que sobraram do estoque está em planejamento, estratégia e criatividade.
A união de técnicas de vendas, conhecimento de moda e Consultoria de Imagem, pode transformar itens aparentemente “difíceis de vender”, em oportunidades valiosas para o lojista e para o cliente.
Ao ensinar o consumidor a aproveitar melhor suas peças e investir em um atendimento diferenciado, a loja se destaca no mercado e fideliza ainda mais clientes.
A Consultoria de Imagem
A Consultoria de Imagem é a grande aliada nesse processo, ajudando lojistas a venderem com mais estratégia e propósito.
Se você deseja se aprofundar nessa área, o nosso curso de formação de Consultoria de Imagem é o seu próximo passo para levar seu negócio a um novo patamar, ao patamar do SUCESSO!

Encontre a Solução Perfeita para Transformar Sua Carreira e Estilo de Vida!
Seja uma futura Consultora de Imagem ou lojista capacitada, que domina todas as regras da Consultoria de Imagem, uma empreendedora em busca de resultados.
A Consultoria de Imagem também é pra você que quer elevar a autoestima, temos soluções completas para você!
Explore nossos programas, workshops, mentorias e conteúdos exclusivos e escolha o que mais se adapta ao seu momento.
Clique aqui!
Beijo!
Carla Braga – Equipe Escola de Estilo