Estamos amando mergulhar fundo nas histórias de vida dos estilistas mais influentes do mundo da alta costura, e você, curte também saber sobre a história da moda e como o império desses icônicos estilistas começou? Hoje vamos falar sobre Giorgio Armani, o designer que construiu um império no setor de luxo e ganhou destaque na moda com seu toque minimalista e elegante. Conheça o legado do estilista italiano Giorgio Armani.
A alfaiataria sofisticada de Giorgio Armani, que completou 86 anos, em 11/07/2020, fez do estilista um dos mais influentes do mundo. Depois de fundar sua própria grife, em 1975, o italiano construiu um verdadeiro império que vai muito além da moda e dos cosméticos.
Hoje, o empresário e designer é um dos homens mais ricos do universo fashion, na verdade um dos homens mais ricos do mundo, com um patrimônio girando em torno de US$ 9,6 bilhões (Segundo a revista Forbes. Dados consultados em julho de 2019). Se convertido para o real, o último valor ultrapassa a casa dos R$ 36 bilhões…Bobagem, pouca coisa!!😱
Armani é o único dono da Giorgio Armani, que reúne linhas como Giorgio Armani (um prêt-à-porter mais clássico); Armani Privé (alta-costura); Emporio Armani (o prêt-à-porter jovem) e A | X Armani Exchange ( uma linha mais básica e casual). A assinatura do estilista passou a carimbar outros produtos.
Giorgio também lançou a Armani EA7 (de roupas de esqui); Armani Colezzioni (de casacos e jaquetas); Armani Junior (para crianças); Armani Casa (de móveis) e Armani Beauty (com maquiagens, cosméticos e perfumes). O italiano também é dono de restaurantes, hotéis, clubes noturnos. Possui lojas de chocolates, flores e um museu próprio – o Armani Silos.
Resumindo: O cara é um visionário que “atirou pra todos os lados” e garantiu, com muito esforço e competência, seus $$$$$ entrando na “continha” todo mês.
Para a moda, sua contribuição foi o minimalismo e um acabamento cheio de elegância. No vestuário feminino, deu um toque girlboss e chamou atenção pelos terninhos com silhuetas masculinas, algo inclusive que remete a mesma visão para os ternos que Yves Saint Laurent deu as mulheres. Apesar disso, a marca não deixa a desejar quando se trata de vestidos para a noite. A Armani é impecável em seus cortes e vestidos cheios de detalhes bem femininos.
Mas vamos ao início de tudo: O estilista nasceu em 1934, em Placência/Itália. Filho de Ugo Armani e Maria Raimondi, é o irmão do meio de Sergio e Rosanna. Ele cresceu em uma pequena cidade próxima a Milão. Chegou a cursar dois anos de medicina, na década de 50, mas abandonou a faculdade para cumprir o serviço militar.
Em Milão, trabalhou como vitrinista, assistente de compras na loja de departamentos La Rinascente, onde teve seu primeiro contato com a moda. Já nos anos 60, começou a trabalhar como designer da linha masculina da grife Nino Cerutti, onde permaneceu por seis anos. Mais tarde chegou a fazer trabalhos como freelancer para outras marcas.
Em 1975, “meteu as caras” e fundou a Armani junto ao agora sócio e companheiro pessoal Sergio Galeotti, em Milão. Galeotti ficou responsável pela parte administrativa enquanto Armani cuidava do setor criativo.
Inovou por abordar o imaginário masculino com uma estética minimalista, enquanto agregou um toque andrógino e forte para a moda feminina ( andrógino é o estilo oposto ao gênero em questão). Ou seja, ele desenhava ternos que teoricamente eram restritos aos homens, e dava um toque todo feminino.
Sua primeira loja no EUA foi aberta em 1979. O grande sucesso no país veio após o filme Gigolô Americano (1980), estrelado por Richard Gere, para o qual Armani produziu todo o figurino com lindos ternos. O italiano também foi responsável por alguns looks da série de televisão Miami Vice, transmitida entre 1984 e 1989. Foi o suficiente para estabelecer a marca como símbolo de estilo.
A Armani se tornou objeto de desejo de homens e ficou conhecida pelo menswear (roupas masculinas) com tecidos mais suaves. Para o designer, a elegância está na simplicidade (com cortes confortáveis), característica que o diferenciou de outros colegas de profissão italianos, como Roberto Cavalli e Gianni Versace.
Outro aspecto priorizado por ele, foi o conforto das modelagens mais soltas. O paletó com menos enchimento, pensado para se encaixar de forma mais natural ao corpo, é uma de suas principais assinaturas.
O estilista italiano também foi pioneiro em estreitar o relacionamento com as celebridades. Em 1983, ele montou um escritório em Hollywood com esse objetivo. Suas criações viraram hit e deram pinta nos tapetes vermelhos por anos a fio. O relacionamento com as celebridades ganhou força nas décadas de 1980 e 1990, quando sua grife vestiu nomes como John Travolta, Jodie Foster, Julia Roberts e Michelle Pfeiffer.
A primeira celebridade a levar a grife para o tapete vermelho foi Diane Keaton, no Oscar de 1978. Na ocasião, a artista conquistou a estatueta de melhor atriz por sua atuação em Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977). Ela usou um blazer e uma saia longa. Era o novo olhar feminino proposto pelo estilista bem ali, no red carpet mais famoso do planeta.
Uma de suas maiores musas inspiradoras é a atriz australiana Cate Blanchett, embaixadora do perfume Si desde o lançamento, em 2013 ( ao final deste artigo, falo mais sobre a atual garota propagando do perfume Sì). Cate se tornou a primeira embaixadora global da Giorgio Armani Beauty, representando também as linhas de maquiagem e skincare. Armani a descreve como uma mulher luminosa e sofisticada.
A relação profissional não fica por aí, Cate desfila nos tapetes vermelhos de grandes eventos, usando belos vestidos Armani. Em 2013, a artista disse à Elle canadense que comprou um terno Armani com seu primeiro pagamento como atriz, onde toda essa admiração mútua e amizade, deram início.
Alicia Keys, Lady Gaga e Camila Cabello são algumas das celebridades que usaram Armani Privé nos red carpets recentemente. As campanhas da Emporio Armani, linha introduzida na década de 1980, já foram estreladas por personalidades como Rihanna e o casal David e Victoria Beckham.
Muito roupas exóticas, usadas pela cantora Lady Gaga, levaram a assinatura de Armani. Ele foi o responsável pela peças da turnês Monster Ball e Born This Way Ball. Aqui ( foto abaixo ) Gaga usa um de seus vestidos no Grammy Awards de 2010. Giorgio também assinou o look dos noivos e de toda a festa no casamento de Tom Cruise e Katie Holmes, em 2006. O ex-casal separado desde 2012.
A marca foi a primeira a transmitir um desfile desse porte pela internet.
O estilista é conhecido por ser um viciado em trabalho e várias vezes arrogante ou rude em situações delicadas (boatos…). Suas desavenças com outros diversos estilistas italianos (por exemplo, Gianni Versace), são bastante conhecidas. Entre as brasileiras, Armani é amigo pessoal da modelo Gisele Bündchen e da socialite Val Marchiori.
A Armani é uma das poucas grandes marcas que não foram vendidas aos conglomerados de moda, apesar disso ser uma tendência do setor. Após um desfile da Semana de Moda de Milão, temporada primavera/verão 2016, o estilista disse para a imprensa que não “haverá independência” enquanto ele estiver vivo.
Mesmo sem nunca ter definido um sucessor, Armani determinou que seus sobrinhos serão herdeiros do bilionário patrimônio, uma vez que ele não teve filhos. Pensando no futuro do grupo, ele criou uma fundação para cuidar de sua empresa, em 2016.
Roberta Armani, de 50 anos, é o braço direito do tio Giorgio Armani. É ela quem representa o estilista em todos os eventos a que ele não pode ir e, quando pode estar presente, Giorgio não abdica da companhia da elegante Roberta.
Giorgio Armani completou 86 anos (11/07/2020), com um legado de sucesso na moda e no mundo dos negócios. O legado atemporal de Giorgio Armani, bem como sua carreira de sucesso no mundo dos negócios, faz com que o estilista seja uma verdadeira lenda viva. Sua história deixa uma mensagem inspiradora.
CURIOSIDADE: Sasha Meneghel é a nova influenciadora de Giorgio Armani para lançamento de Fragrâncias Sì. O perfume Sì Fiori e Sì Passione Intense, são as novidades da marca, representadas na personalidade da nova garota-propaganda, a nossa brasileirinha linda!!
Quando a marca foi criada, o empresário e designer tinha 41 anos. Isso mostra que o sucesso não depende da idade, mas de ideias criativas e muita dedicação. A hora certa para você correr atrás de realizar seus sonhos, é HOJE!
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Um beijo no ❤️!!
Escrito por Carla Lúcia Braga/Equipe Escola de Estilo