Bom dia para quem é do dia, boa noite para quem é da noite!! Esse artigo trata do assunto que abordei ontem, segunda-feira (26/10/2020) em minha live. Eu amo fazer essas lives (aulas ao vivo) para você! Comecei meu dia preparando os slides e totalmente acelerada, empolgada para ajudar VOCÊ a engajar seus posts!
Sempre assista minhas aulas com papel e caneta em mãos, assim você anota todo conteúdo, combinado?! Vamos ao resumo de tudo que falei ontem: O passo a passo do post perfeito para vender moda!
Essa aula é para pessoas que vendem moda. Mas o que é vender moda? Pode ser um produto, um serviço de moda, como por exemplo uma Consultora de imagem, fotografia de moda, sacoleira, loja online, física…
Todos vendem moda. Quando se quer trabalhar com moda, não adianta apenas entender de estilo, você precisa entender sobre redes sociais, como fazer posts, marketing digital, estratégia de vendas…
É a soma disso tudo, que ajudará você a se tornar o profissional de ponta que você merece ser, porque o seu sonho deve ser levado muito a sério!!
Você precisa se responsabilizar pelo seu sucesso, o sucesso VOCÊ merece ter em sua vida! Não é somente postar por postar. Por isso trouxe aqui, alguns erros que talvez você nem perceba que cometa.
Quando você começa a fazer um post em seu instagram, talvez você não tenha parado para pensar que existe uma concorrência enorme, absurdamente gigante dentro do insta.
Imagine um Shopping Center físico, muitas lojas não é? Dentro da internet ( instagram ) são muito mais lojas, infinitamente mais.
Por conta disso, é preciso usar hashtags para ser notado no instagram, e essas hashtags precisam estar alinhadas com o conteúdo postado, com o conteúdo que você vende dentro do seu insta (seu IG).
Essa informação a maioria das pessoas já sabem. Agora pense comigo: Imagina que você tenha uma loja online e use a #lojaonline…
Você está concorrendo com 8.505.542 (milhões) postagem… É isso mesmo, você concorre com esse número absurdo de postagens usando a sua #lojaonline.
Observe o tamanho da sua concorrência! Você precisa chamar mais atenção com suas postagens, do que essa turma, tem que ser mais esperta, sagaz e chamar mais a atenção do que essas postagens.
Você já fez essa pesquisa que eu fiz? Se não fez, faça para ter a real noção da sua concorrência.
Mas meu objetivo não é falar sobre números do instagram, meu objetivo é te ensinar a ser direta e reta, assertiva em seus posts para que sua comunicação seja vencedora, independente do próprio instagram.
Por isso digo a você: Cuidado com a panfletagem digital!! “Mas Dany, o que é panfletagem digital?”
Exemplo: Semana passada, me adicionaram a uma lista de transmissão de WhatsApp, lista de uma loja, porém eu não pedi para participar de lista nenhuma, não uso meu WhatsApp para nada além do meu trabalho.
O que eu fiz? Mandei uma mensagem pedindo que me tirassem da lista. Em seguida recebi o preço de um short e de uma blusa postados nesse.
A pessoa sequer leu meu pedido para que me retirasse da lista de transmissão. Atenção a isso: Não é dizendo que o short é o “queridinho do momento” e que existe muito amor naquele look, que você vai gerar desejo nas peças para as outras pessoas.
Outro ponto, você jamais pode colocar uma pessoa em uma lista de transmissão sem que a pessoa peça, isso é invasão de privacidade!!
1 – Valorize seu produto! Não post seu produto jogado na cama, no tapete…
2 – Nada de usar frases bobas e repetitivas como por exemplo: A (O) queridinha(o) do momento… Seja mais profunda, não use uma comunicação tão rasa.
Detalhe as características do seu produto e poste fotos com looks diferentes com a peça que você está vendendo, mostre ao consumidor as várias possibilidades de uso.
3 – No final, use sempre uma frase de ação como: Gostou?! Me mande um direct!!
4 – Não poste fotos lindas, com looks lindos, sem nenhuma legenda… Como assim? Aliás, não poste nada que não tenha uma legenda.
Você perde a oportunidade de comunicar informações sobre o look que pretendia vender. Onde estão as características do look, o valor da peça, a frase de ação??
5 – Não poste uma peça dizendo de que tecido é feito, tamanhos disponíveis, sem estimular o cliente com várias fotos da peça em situações diferentes. Sugira onde pode ser usado, coloque o preço da peça…
6 – Um lindo post , com uma bela modelo, em um belo lugar e com a seguinte legenda: Siga, curta e comente… Você encontra esse look na loja tal… Oi?? Cadê o estímulo ao consumo?
E para piorar, todas as fotos desse IG tinham a mesma legenda. Parece o quê? Que a pessoa está desesperada para obter seguidores… Mas o objetivo é ter seguidores ou vender um produto??
7 – Post com muitos looks, de uma mesma loja e com a seguinte legenda: Promoção, qualquer peça por R$25,00… Alguém vai valorizar essas peças? O que elas têm de especial, se todas estão em uma só foto?
8 – A febre do heels – A dancinha onde a pessoa salta e outro look aparece em seu corpo. Ok, os looks podem ser lindos, mas qual o objetivo disso? Por que não se posicionar de outra forma que seja fazendo apenas uma dancinha. É engraçado? É! É bonitinho? É! Mas não vende amiga!
Além da dancinha, coloque a descrição de cada look que aparece na “dancinha”, diga em quais situações esses looks ficariam excelente. Convide o consumidor a ir à sua loja, a comprar seu look, a lhe chamar no direct… É isso!
É muito mais que uma dancinha! Um heels muitas vezes com mais de 100.000 curtidas, sem nenhuma legenda, chega a ser crime!
1 – Para quem você fala?
Que tipo de público você quer falar? Qual a faixa etária, sexo, costumes, qual a região que esse público mora, quais são os seus sonhos, quais as marcas que essa pessoa costuma usar, o que buscam consumir…?
É importante ter um direcionamento de público, o que chamamos de avatar.
2 – O que você fala e deseja comunicar?
A intenção de seus posts precisam ser claras. É necessário saber o que vai falar, se será um post de conteúdo (aquele que ensina algo ao seu público), um post de engajamento ( por exemplo com dicas de estilo), post de conteúdo de engajamento e oportunidade ( exemplo um post que fiz com a série Emily in Paris ).
Lógico que como a série estava durante aquela semana em alta, teria muito engajamento e aconteceu. Outro exemplo é o post de venda com conteúdo ( você vende uma peça de roupa e também dá dicas de Personal Stylist ).
3 – Como você fala?
Atenção ao CTA ( chamada para ação). Você precisa dizer em seu post, aos seus seguidores, o que você deseja que o seu público faça. Pode ser escolha o post que mais curtiu, comente nos comentários,…
4- Qual sua real intenção com sua postagem?
Se for um post focado em venda, deixe claro isso na legenda. Exemplo: Aprenda com Dany Padilla como trabalhar com moda assistindo minha aula grátis. O link está na Bio! Simples assim! Seja clara, seja direta e objetiva com seu público.
Respondendo as Perguntas da Live
A live fica gravada e disponível para ver depois?
Apenas por 24hs em meu instagram.
Em relação a postagem de conteúdo no direct do instagram, é válido?
Até que ponto fazer uma postagem para apenas uma pessoa vale pena? Não faz sentido!
Qual a frequência ideal para postar?
No mínimo todos os dias. Se conseguir postar mais de uma vez ao dia, melhor ainda.
Quero atender o publico de casamento…
Faça postagens de estilo mostrando como um Consultor de Estilo pode ajudar madrinhas, noivas, malas de viagem,… Mergulhe fundo no assunto e torne-se a maior conhecedora sobre TUDO desse nicho. Estude, estude e estude!
Uma ação rápida com Consultoria de Estilo para Lojista atender mais:
Legal falar por exemplo agora sobre a Black Friday e como esse profissional pode prestar o serviço de Consultor de Imagem para o lojista e seus clientes, ajudando o lojista a “desovar” seu estoque parado.
O lojista paga a você por seu dia de trabalho, você o ajuda em suas vendas e ele ajuda você a conhecer novos clientes e consequentemente, mais consultorias particulares.
Bom, quem me segue sabe que eu gosto de oferecer conteúdo e quero que você se torne uma “brilhionária”! Mas para isso, é preciso assistir as minhas lives. Preparo esse conteúdo com muito conteúdo e, é tudo gratuito.
Você precisa pensar grande, olhar e mirar nas estrelas! Um empreendedor é um líder e precisa dominar técnicas, afinal você é um líder, por isso precisa se aprofundar em seus conhecimentos.
Os conteúdos são entregues semanalmente, gratuitamente e apesar deles serem extremamente esclarecedores, não chegam a 5% do conteúdo que tenho em meu curso.
Você só precisa entender, que depende de VOCÊ o sucesso que sonha ter. Mas para isso é preciso estudar, focar e trabalhar. Corra atrás de seus sonhos!!
Se torne uma aluna minha, não perca mais tempo!! Foi com esse pensamento, que hoje cheguei ao número de 4.572 alunos formados em 23 países.
Você tem o direito de ser feliz, mas só depende de você os resultados que você merece ter. Pense nisso!!😉
Um beijo no coração
Artigo da Teacher Dany Padilla
Edição – Carla Braga/Equipe Escola de estilo