Olá! Hoje nosso artigo da série dos estilistas e designer mais icônicos do planeta, será sobre a clássica e refinada estilista Carolina Herrera . Uma estilista venezuelana radicada nos Estados Unidos e conhecida por suas coleções ultra femininas e sofisticadas. Saiba tudo sobre a vida de Carolina Herrera!
Carolina Josefina Pacanins y Niño, mais conhecida como Carolina Herrera, nasceu na cidade de Carcaras no dia 8 de janeiro em 1939. Filha de um casal que vem de uma linhagem aristocrática Venezuelana.
Aos 13 anos, sua avó a levou para conhecer Paris, a cidade luz! Durante essa viagem, ela descobriu sua paixão e ficou encantada pelo trabalho de um dos grandes nomes da moda na época, o estilista espanhol Cristóbal Balenciaga, que um tempo depois foi a inspiração para as suas primeiras criações.
Quando Carolina Herrera tinha 25 anos, começou a trabalhar na Venezuela como relações públicas na Casa Pucci.
Foi nessa época que conheceu Maria Teresa Herrera, que é mãe do homem que a estilista viria a se casar em 1968 e, herdar o sobrenome Herrera, Don Reinaldo Herrera Guevara, o marquês de Torre Casa foi seu segundo casamento.
Don Reinaldo Herrera Guevara trabalhava como editor da revista Vanity Fair. Em 1980, a estilista lançou o seu primeiro trabalho no ramo da moda. Nessa época já morava nos Estados Unidos e fazia parte da lista das mulheres mais bem-vestidas do país.
A estilista teve seu trabalho super bem recebido pelos críticos do assunto e ganhou a ajuda de um investidor venezuelano para abrir a sua empresa no ano posterior. Nesse período que Carolina Herrera e a família, se mudaram para Nova York, o centro da moda do país.
Carolina foi incentivada pela Diana Vreeland, a famosa editora da Vogue, a lançar oficialmente a sua primeira linha prêt-à-porter. Composta por aplicação de tecidos variados em comprimentos diferentes, seu sucesso foi imediato!
Logo chegaram as clientes importantes, como a Estée Lauder, conhecida por ser a rainha dos cosméticos e a ex-primeira-dama Jacqueline Kennedy Onassis, que fez o pedido de um vestido de casamento para sua filha que se chamava Caroline.
Suas criações sofisticadas conquistaram as araras das mais importantes lojas de departamentos. A mudança para modelos mais enxutos foi fácil de fazer nos meados da década de 80 e foi reconhecida por suas incríveis peças para a noite e para o dia.
Carolina sempre gostou de desenhar modelos que deixassem a cintura das mulheres em evidência, tudo muito feminino.
Uma das criações mais conhecidas é a simples e tão tradicional camisa branca. Carolina sempre usou e continua usando muito essa peça, e para suas seguidoras do mundo fashion, a camisa se tornou um tipo de cartão de visitas e levou a marca para outro nível: O de a peça mais desejada pela versatilidade e sofisticação entres as mulheres da alta sociedade.
Pouco tempo depois, a estilista iniciou a elaboração de coleções de vestidos de noivas. Porém, foram os famosos perfumes da marca que ajudaram a lançar o seu nome mundialmente.
Como aconteceu a criação do primeiro perfume de Carolina Herrera:
Passeando através de convidados em um evento, a estilista passou perto do diretor da empresa de perfumaria espanhola, o Don Mariano Puig, que sentiu um cheiro de muita personalidade e quis saber a sua origem.
Carolina contou que não era nenhum perfume, apenas uma soma experimental de óleo e essências de cravo e jasmim, que são aromas de flores que fizeram parte da sua vida na Venezuela.
Algum tempo depois, o grande desafio de transmitir o mundo emocional para um perfume resultou na criação da primeira fragrância, o Carolina Herrera.
A trajetória da marca mudou de rumo e as coleções de perfumes conquistaram uma parte essencial no faturamento da empresa.
A mente brilhante por trás das fragrâncias:
A musa dos perfumes hoje, é a filha da estilista venezuelana, Carolina Adriana Herrera, que deu início ao seu trabalho ao lado da mãe em 1997, depois que se formou em biologia e bioquímica em Nova York.
A possibilidade de trabalhar nesse segmento aconteceu por acaso, quando solicitaram a sua participação no desenvolvimento de um aroma, quando nasceu a fragrância 212 na versão feminina.
Após dois anos, foi lançada a versão para o público masculino. Essa versão foi uma homenagem aos dois homens mais importantes da sua vida: O pai Guillermo Pacanis e o marido Reinaldo Herrera, sendo lançado em 1991. A partir desse momento, surgiu uma coleção de produtos que engrandeceram a grife. O perfume feminino 212, até hoje é recorde de vendas.
Nos anos seguintes, foram lançados artigos em couro, óculos, sapatos, bolsas, malas, acessórios e a grande novidade: A linha de roupas masculinas da marca.
Quase duas décadas depois de comercializar suas peças e produtos para as principais lojas de departamentos, a primeira unidade da marca foi inaugurada no ano de 2000, a Carolina Herrera New York, na popular Madison Avenue.
Pouco tempo depois de ter inaugurado sua primeira loja em New York, Carolina Herrera inseriu mais produtos de vários segmentos, como por exemplo uma segunda coleção de acessórios e roupas com preços mais acessíveis.
Seis anos depois, a marca inaugurou mais um ponto de venda na célebre Melrose Place, localizada na cidade de Los Angeles. No ano de 2008, ao lado de sua filha Carolina Adriana, fizeram parte de uma comemoração aos 20 anos do primeiro perfume da marca. O jantar foi realizado na Casa Fasano, em São Paulo, a escolha da própria estilista.
Ela fez questão de comemorar no Brasil, país que declara amar. Isso sem falar que o Brasil, mais especificamente São Paulo, é record de vendas da fragrância. Uma espécie de agradecimento dessa diva.
A venezuelana explicou:
“EU ESCOLHI APRESENTAR A EXPOSIÇÃO NA CIDADE DE SÃO PAULO PORQUE A FRAGRÂNCIA TEM SIDO UM HIT DE VENDAS DURANTE 20 ANOS AQUI”.
Em 2010, a marca Carolina Herrera abriu a sua primeira unidade no Brasil, localizada no famoso e luxuoso Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. Essa loja dispõe de todos os produtos que fazem o nome internacional da grife. Coleções masculinas, femininas, acessórios e os desejados perfumes.
Mesmo com um estilo cosmopolita (um estilo urbano, porém aconchegante) que habita o lugar, a decoração lembra uma casa de campo com um ar aconchegante. A coleção infantil elaborada por uma das filhas de Carolina, oferece peças que vestem dos pés à cabeça meninas e meninos.
Para quem está antenado na moda e gosta de se vestir bem em qualquer ocasião, vale a pena procurar e investir nos acessórios desenvolvidos pela grife, onde é possível encontrar até mesmo, acessório para o seu cavalo, como selas (assim como acontece nas grifes Louis Vuitton e Hermès).
Por isso, pelo alto requinte que a marca Carolina Herrera representa, a maioria dos consumidores continuam sendo celebridades, que englobam algumas das figuras femininas mais chiques do show business, como por exemplo: Dita von Teese, Penélope Cruz, Katie Holmes, Renée Zellweger e Meryl Streep
Carolinna sempre se destacou, desde o início de sua carreira na moda, desde sua primeira coleção feminina, por ter linhas e cortes elegantes e sofisticados. Algumas coleções exploram bastante o minimalismo da alfaiataria e também a assimetria dos modelos.
Carolina adora criar vestidos e blusas de um ombro só, uma marco da designer. Além disso é destaque por seus vestidos de noiva românticos, tradicionais, seus vestidos longos de gala… Tudo usado por pessoas importantes nos tapetes vermelhos ao redor do mundo.
Sua filha Carolina Adriana Herrera, é atuante na elaboração de todas as fragrâncias, desde a embalagem até o conceito que cada perfume leva consigo, que vem sendo a “bandeira” da grife por cerca de 20 anos.
A jovem tem o hábito de dizer que o sucesso por trás dos perfumes é resultado do envolvimento na mistura perfeita do aroma, de quem vende e da estratégia de divulgação, ou seja, o marketing. Perceba a importância da propaganda do produto.
Todas as fragrâncias Carolina Herrera têm uma identidade única, trazendo a ideia do que é o homem ou a mulher que o compra e usa.
Nos dias atuais, os produtos Carolina Herrera são comercializados em mais de 120 países por meio das mais famosas e importantes lojas de departamento e unidades especializadas.
Sem mencionar que as marcas Carolina Herrera New York e CH Carolina Herrera contam com, aproximadamente 130 unidades próprias em países como: Inglaterra, Panamá, Emirados Árabes, Espanha, Venezuela, Estados Unidos, Catar, França, Colômbia e Brasil (com 5 unidades).
Além dessas lojas âncoras, há também uma loja exclusiva para as noivas no México. Ai que chique, ai que sonho!!
Curiosidades da marca:
1 – Atualmente, a marca Carolina Herrera pertence a Puig. A espanhola é proprietária também de outras grifes renomadas, como Jean Paul Gaultier, Paco Rabanne e Nina Ricci.
2 – Para o esperado casamento na saga Crepúsculo, de Bella Swan e Edward Cullen, vividos pelos atores Kristen Stewart e Robert Pattinson, a estilista venezuelana foi desafiada a desenvolver o incrível vestido usado pela noiva em cena.
A peça foi avaliada em US$ 35 mil e foi utilizado no filme Amanhecer Parte 1 no ano de 2011. Rapidamente seu desenho delicado e elegante, trazendo bordados e transparência, foi copiado por milhares de outras noivas ao redor do mundo, um sucesso estrondoso.
E nesse ano, de 2020, a marca lançou uma linha de maquiagem super vibes alto astral, como são as roupas, atualmente criadas por Wes Gordon. Um jovem estilista super talentoso e querido que está arrasando em suas coleções para a marca Carolina Herrera.
Ele assumiu o posto recentemente, quando a Sra. Herrera deixou a direção criativa, mas sem deixar de ser a grande figura da marca. “Sou muito fã dela, uma super power woman chiquérrima e empreendedora!” Declarou Wes Gordon
Wes, super se envolveu na criação da linha de make, junto com Carolina A. Herrera, que é filha da fundadora e responsável por tudo que diz respeito à beleza da marca e a maquiadora americana Lauren Parsons.
As maquiagens CH já estão à venda no Brasil. Na Sephora online e em algumas lojas físicas da Sephora, com preços a partir de R$ 149. Detalhe, os batons você pode personalizar a embalagem ao seu gosto. É ou não o ápice do luxo e do glamour?!? Já queremos!!
Carolina está com 81 anos, continua casada e muito feliz com a família que construiu. Contribui ainda com a marca dando seus sábios palpites, mas agora em um lugar de descanso merecido em sua aposentadoria.
Esperamos que você tenha curtido mais um dos artigos da série dos estilistas da alta costura. Lembre-se, informação nunca é demais, principalmente para você que já trabalha ou deseja trabalhar com moda.
Se você é ou deseja ser uma Consultora de Imagem, por exemplo, você precisa dominar todos os assuntos dessa área, inclusive a alta costura e características de cada estilista. Quanto mais você ler, mais alto será seu voo!!
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Beijo no coração!
Escrito por Carla Lúcia Braga/ Equipe Escola de Estilo