Olá! Hoje você vai aprender qual a diferença de consultora de imagem para o estilista. Duas profissões ligadas a moda, porém totalmente diferentes. Primeiro você vai entender o que cada profissional faz e o que os une, isso é fundamental! Então vamos por partes, ok?
ESTILISTA
Esse é o profissional da moda que cria, desenha, planeja e desenvolve roupas e acessórios. É com esse profissional que tudo começa a ser construído. O foco do estilista é atuar na área de criação de moda, desenvolvendo coleções, desenhando estampas, criando acessórios que possam competir em diversos segmentos do mercado da moda.
É a pessoa que coloca tudo que cria no papel, e só aí parte para o começo da produção. O objetivo desse profissional é apresentar a moda como algo que vai além do comprar, algo que tenha atitude, identidade e comportamento, que traga um “marco” próprio.
Por isso as vezes estranhamos quando vemos um desfile de moda e não conseguimos imaginar nenhum ser humano usando aquelas peças nas ruas, porque muitas vezes, a intenção ali é não é apresentar roupas e tendências a serem usadas em nosso dia a dia, e sim apresentar novas texturas, novos tecidos, materiais, combinação de cores…
É fundamental que o estilista conheça seu público alvo, o público para o qual vai desenhar, conheça as características da marca pra qual desenha, trabalha. Isso faz com que seu trabalho possa ser consumido, que é o objetivo final, a venda.
Um exemplo: O estilista principal da Moschino, que chamamos de diretor criativo, sabe das características da grife e das ansiedades que o público fã dessa marca possui em relação aos lançamentos, assim como o estilista da Chanel, e ambos tem objetivos completamente diferentes.
A Chanel é uma grife extremamente tradicional, focada no alto luxo e com muitas de suas coleções pautadas no tradicionalismo dos cortes das peças, que em sua maioria são do estilo elegante, até por ser uma grife francesa.
Já a Moschino que é uma grife italiana, tem como principal “carro chefe” de suas coleções a ousadia. Uma grife focada na modernidade com um apelo bem forte ao sexy e ao bom humor. Percebe como ambas são completamente diferentes? O estilista de cada grife dessas, precisa conhecer essas características.
O campo de trabalho do estilista são as marcas, confecções, empresas de moda ou mesmo como autônomo tendo sua própria marca, o que demanda muito estudo e atualização, atualização SEMPRE!!
Esteja certa de que está escolhendo um curso sério, uma instituição reconhecida no país, que lhe dê um diploma e que seja bem recomendado para só depois optar por essa faculdade, porque para ser um estilista e aprender a desenhar coleções, você vai precisar cursar 4 anos de faculdade de moda.
CONSULTORA DE IMAGEM
Essa é a profissional da moda que orienta mulheres e homens a se vestirem adequadamente para diferentes ocasiões. Tudo de acordo com o formato de corpo de cada indivíduo, proporções, desproporções, estilo de vida, gostos pessoais, personalidade do cliente…
O trabalho dessa profissional é conhecer a imagem de seus clientes, personalidade e trabalha-la a seu favor.
É muito importante saber que a consultora de imagem, trabalha com pessoas, por isso, é fundamental entender as características além de físicas, também psicológicas da sua cliente. Antes de começar uma consultoria, é importante pedir a sua cliente que preencha um questionário detalhado sobre seus hábitos, necessidades e gostos pessoais.
Esse questionário o curso que lhe forma como consultora de imagem, deve lhe fornecer o modelo. Alguns não fornecem, mas aqui na Escola de Estilo no curso de Consultoria de imagem 2.0, você recebe o modelo desse questionário e todas as instruções de como proceder com seus clientes.
Se você pretende seguir pelo caminho da consultoria de imagem, saiba que esta profissão envolve muita comunicação verbal, algo que ao longo do tempo você vai desenvolvendo naturalmente, a própria profissão lhe ajuda com isso, é na prática que tudo começa a ficar muito natural e espontâneo.
O ofício de uma consultora de imagem é mais amplo do que o do personal stylist, porque o consultor de imagem abrange não só a aparência, mas também a comunicação e a etiqueta em todas as áreas da vida do cliente. É um lugar mais completo que exige mais estudo.
É aquele profissional responsável em ajudar pessoas a se conhecerem melhor, descobrir e definir o seu estilo, biotipo físico, paleta de cores… Esse profissional ajuda seu cliente além de encontrar seu estilo, também a combinar regras de elegância as necessidades de seu dia a dia, como por exemplo a entender o que deve-se ou não usar em seu ambiente de trabalho.
O que é preciso para ser uma consultora de imagem? O primeiro passo para se tornar uma consultora de imagem, é estabelecer suas metas. Depois escolher um curso de formação desse profissional que seja seguro, bem recomendado, que lhe dê o diploma de consultora e tenha um conteúdo bem abrangente.
O curso precisa englobar tudo sobre imagem pessoal, biotipo físico, estilo feminino, masculino, colorimetria, estudo de tecidos… Tudo que lhe dê respaldo para solucionar todos os “problemas”, questões que envolvam a imagem de seu cliente.
Uma vez que você aprenda tudo isso, também é importante conhecer alguns processos. Uma consultora de imagem estuda sobre edição, organização e planejamento de guarda-roupa.
Estuda como auxiliar seu cliente em compras de novas peças que sejam necessárias (personal shopper), montagem de lookbooks e o planejamento de malas eficientes.
A consultoria de imagem é atualmente o campo da moda que mais cresce, até porque é uma profissão séria que você consegue se formar se dedicando ao estudo de um curso sério em 3 meses, mas para isso é necessário bastante empenho. É preciso pesquisar antes, saber se o curso lhe garante um certificado reconhecido no mercado, no país.
Não deixe de averiguar depoimentos de pessoas que fizeram o curso que você está “namorando”. Pesquise a trajetória do mentor, mentora desse curso, qual caminho ele traçou e se é considerado uma autoridade na área de consultoria de imagem, para só depois investir. Estudo é algo que ninguém pode arrancar de você.
O campo de trabalho da consultora de imagem: Como já citamos acima, o consultor presta consultoria particular para seus clientes que podem ser particulares; lojas, pois uma loja de roupas que tenha um serviço de consultoria de imagem, não é uma simples loja, é um estabelecimento diferenciado que oferece ao seu cliente não apenas uma venda, mas uma super experiência.
Uma consultora de imagem pode palestrar em eventos de moda; empresas; prestar consultoria para funcionários de uma empresa com o objetivo de ensinar o dress code adequado ao estilo da empresa; pode trabalhar fazendo análise cromática; trabalhar como consultora de imagem online, o que torna tudo bem prático, principalmente nos dias atuais; como personal shopper…
Deu pra perceber a quantidade de áreas onde a consultora de imagem pode trabalhar? Entende agora o porque esse campo, essa função na moda, cresceu tanto nos últimos anos.
Existem personal stylist/consultores de imagem que ganham até R$10.000,oo para fazer uma consultoria para um cliente celebridade, é o caso do Yan Acioli, que hoje é o personal stylist de um número grande de celebridades.
Yan começou sua carreira há oito anos quando saiu de Brasília rumo a São Paulo para fazer um curso nessa área, e hoje é o consultor de imagem de celebridades como Sabrina Sato, Juliana Paes, Claudia Leitte, Carolina Dieckmann, Luciano Huck entre muitos outros.
Aqui na Escola de Estilo, você faz o curso mais completo de Consultoria de Imagem online do mercado de moda. Um curso com mais de 350 aulas, com cerca de 10 minutos cada uma.
Temos alunos em mais de 23 paises. Você faz na comodidade de seu lar, com todo suporte da equipe Escola de Estilo e da própria Dany Padilla, que faz questão de acompanhar bem de perto suas alunas pelos grupos fechados do Facebook, Telegram e WhatsApp. Esperamos, de coração, ter aberto a você novos horizontes!
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Um beijo carinhoso de toda Equipe Escola de Estilo
Escrito por Carla Lúcia Braga/Equipe Escola de Estilo