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SAIBA TUDO PARA INICIAR SEU E-COMMERCE DE MODA COM SEGURANÇA E DO ZERO!

Capa

Olá, hoje vamos falar sobre E-Commerce de moda, ou loja virtual, como preferir chamar. Saiba tudo para iniciar seu E-Commerce de moda com segurança e do zero! Um artigo todo baseado em uma aula recheada de informações da nossa querida Adriana Darwish, que é uma super profissional de social mídia e especialista em E-Commerce de moda. 

 E - COMMERCE DE MODA

Adriana é formada como consultora de imagem pela Escola de Estilo, inclusive já fez parte da equipe Escola de Estilo como Social mídia. Além de ser especialista em E-Commerce de moda. Ou seja, esse artigo tem tudo para lhe colocar no caminho certo para abrir seu E-Commerce com o pé direito!

Nossa querida Adriana Darwish, começou com moda lá atrás, como figurinista e depois desenhista de moda. Algum tempo depois, foi trabalhar com Recursos Humanos, mas não deixou a moda de lado, sempre esteve estudando e pesquisando tudo que envolvia moda, que é sua maior paixão.

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Trabalhou em um grande E-Commerce de moda, conhecido nacionalmente que é a Dafiti. Foi nesse emprego que ela aprendeu muito, colocou a mão na massa em muitos setores e começou a ter a real ideia do que seria um E-Commerce de moda.

Como sempre teve vontade de ter uma loja, acabou abrindo uma, mas não deu certo. Que isso sirva de exemplo para você, porque nem tudo dá certo de primeira, então não desanime!

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É com você mesmo, não desanime!

Depois de trabalhar na Dafiti por quatro anos, ela decidiu que era o momento de trabalhar com moda e realizar seu  sonho de ter novamente uma loja e fazer dar certo, uma loja de moda. Abriu sua loja, estudou bastante e se tornou uma especialista em E-Commerce de moda, varejo de moda online. Ganhou muita experiência com altos e baixos de sua loja, vendendo ali na marra, no dia a dia.

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Mas a Adriana sentia que ainda faltava alguma coisa, uma certa conexão com seu cliente. “As redes sociais mudaram e eu sentia que faltava uma comunicação mais efetiva com meus seguidores. Postar apenas produto já não era suficiente, não era o que o consumidor esperava.” (Adriana Darwish)

Foi aí que ela decidiu estudar e se tornar uma social mídia de moda, e assim passar a trazer um melhor conteúdo para suas clientes, um conteúdo mais atraente e que as empolgasse mais com o que sua loja vendia.

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Claro que unindo tudo isso com seu conhecimento de Consultora de Imagem, por ter sido formada pela Dany Padilla aqui da Escola de Estilo, foi um “plus” a mais em sua jornada.

Adriana se saiu tão bem como social mídia de moda, surgiram tantos clientes, que ela acabou decidindo por fechar seu E-Commerce e se dedicar exclusivamente a essa área, a área de social mídia de moda.

É com a segurança de uma ex-proprietária de E-Commerce de moda, de quem trabalhou em um grande e-commerce e sim, teve seus altos e baixos, que hoje trazemos dicas da Adriana para que você não tenha que passar pelas dificuldades que ela passou.

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Vamos a fórmula de sucesso, mas antes de começar, lembre-se sempre de uma frase que a Adriana sempre fala: “Pessoas compram de pessoas!”

No início de tudo, das vendas online, as lojas online pareciam pertencer a um universo muito frio, muito distante do universo humano, não havia contato entre quem vendia e quem comprava. As pessoas compravam sem saber exatamente de quem.

Hoje é fundamental o consumidor saber de quem ele compra o produto, fundamentar ter uma identificação com a loja, com os produtos que ela oferece… Os consumidores precisam entender sobre a “personalidade das peças” vendidas. Sua loja online precisa ter alguém por trás que se conecte com seu público.

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O Que é Um E-Commerce?

É um comércio virtual, venda não-presencial. Um tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, computadores, tablets e smartphones. Nesse comércio virtual vende-se qualquer tipo de produto, mas nosso foco hoje será a loja de moda, o E-Commerce de moda. 

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Requisitos Básicos Para Abrir Uma Loja Online

  • Se basear na lei do E-Commerce que é a lei 7692. Um decreto feito em 2013, para regulamentar seu negócio online. Essa lei já vai esclarecer para você, tudo que sua loja online precisará ter para estar dentro “dos conformes”.
  • Deixar disponível com clareza todos os dados do seu produto, da sua loja, política de troca, descrição do produto…para seu consumidor.
  • Suporte ao cliente imediato. Pode ser um chat, um whatsApp, um e-mail… Mas o cliente precisa ter um canal de contato disponível sempre. Como a loja online não fecha, são 24hs por dia, o cliente precisa ter esse suporte. Observe também as oportunidades de venda, não é como um shopping que fecha em certo horário.
  • Loja segura. Um cadeado que fica no endereço do site, onde fica o domínio. Um cadeado bem pequenino que informa que sua loja é segura, não oferece informações sobre seus dados, como por exemplo número de cartão.
  • Direito de arrependimento. A lei do E-Commerce garante até 7 dias para o cliente se arrepender da compra, visto que o cliente comprou sem ver e pode alegar que você usou um filtro nas fotos, por exemplo.

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Como Atrair Clientes e Ter Uma Loja Que Venda Bem

  • Usando suas redes sociais. Muito importante usar o instagram e o facebook para atrair clientes. Não se esqueça de que são redes de interação. Use-as como ferramenta de conexão, mas tenha uma loja online. Já aconteceu do Orkut por exemplo acabar, imagina se o instagram ou facebook acaba e você fica sem sua loja? Atraia seu público por elas, mas tenha uma loja fixada em uma plataforma.
  • Anúncio – Imagine que de 100 pessoas que entram em sua loja, você venda para uma. Então vamos fazer anúncios no facebook, no instagram, campanhas, cupons…e aumentar ao máximo esse número de consumidores.
  • Marketing – Pense que 30% dos E-mail marketing são abertos e geram vendas. Então use estratégias e escrita assertiva para alcançar, com seus e-mails, seu público alvo
  • Parceria com Microinfluenciadoras digitais, visto que influenciadoras “maiores”, mais conhecidas, são muito caras. Parcerias com outras lojas, com fornecedores… Tudo isso trás bastante resultado.
  • Comunicação por WhatsApp Business, que é um outro canal, não é um wahtsApp comum. Dentro dele existem várias ferramentas, inclusive tem como colocar o seu catálogo visível aos contatos. Use o Telegram. Esse canal forma grupos maiores e é uma excelente ferramenta de comunicação.

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Fazendo Sua Loja Vender

  • Coloque sempre a descrição do produto em detalhes como: tecido, caimento, tamanhos disponíveis, dicas de como combinar o produto… Nesse caso ser uma consultora de imagem é muito interessante, faz muita diferença. 
  • Tenha boas fotos! Crie fotos novas, contrate uma modelo, tire fotos suas usando seus produtos… Crie essa conexão com sua cliente.
  • Invista no visual da loja. Quando vemos uma loja em um shopping, não gostamos de admirar as vitrines? É exatamente isso. Invista em uma boa apresentação da sua loja online.

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Como Conseguir a Sacolinha do Instagram

A sacolinha é quando você clica no produto, aparece o preço e a cliente é direcionada para o site de sua loja, onde você vende suas peças. Existem alguns requisitos para conseguir essa ferramenta:

  • Você precisa ter um perfil comercial
  • Precisa ter uma loja de moda ativa, uma loja online, um URL que é um domínio verificado, uma loja verificada.
  • Só pode vender produtos físicos
  • Precisa ter um perfil conectado a um catálogo de produtos no facebook, um atrelado ao outro, facebook e instagram.
  • Precisa ter no mínimo 9 publicações de produtos para a sacolinha aparecer
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A sacolinha do instagram

Como Dar Conta de Uma Loja Física e de Um E-Commerce ao Mesmo Tempo?

Com um integrador de estoque, que nada mais é que um sistema, uma plataforma online que integra todo o seu estoque, tanto da loja física como da sua loja online, conectando as duas. Você faz a gestão das duas lojas de uma forma única.

Isso facilita sua vida em não precisar investir em dois estoques e diminui o risco de vender algo que não esteja mais disponível, afinal se você vendeu na loja online, sai automaticamente essa peça do estoque da loja física.

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Porque é Tão Importante Ter Um E-Commerce de Moda, Investir Nessa Área?

O perfil de consumo mudou, principalmente depois da pandemia. As vendas online já vinham crescendo de forma mais lenta, mas crescendo, e com a pandemia e a impossibilidade de sair para consumir, as lojas de roupas dispararam as vendas, o que antes era mais comum para produtos eletroeletrônicos.

Em apenas 6 meses, as vendas saltaram para um nível absurdo. O faturamento de moda no ano de 2020 foi de mais de 46 bilhões de reais. Tem noção desse valor? Claro que muitos lojistas acabaram fechando suas lojas com a pandemia, mas aqueles que tinham sua loja mais estruturada e bem pautada em um marketing bem elaborado, esses viram o sol brilhar com suas vendas online.

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Atenção:

Existem plataformas que registram seu E-Commerce por um preço muito em conta, a partir de R$49,00. Você faz pacote com a plataforma e vai aumentando o valor do pagamento conforme suas vendas vão crescendo, tudo bem justo e bem tranquilo. Super indicada, para quem está começando, a plataforma Nuvemshop.

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Curtiu tanta informação? Tirou todas as dúvidas sobre E-Commerce de moda? Então cola aqui com a gente porque o blog está cheio de conteúdo de qualidade para ajudar VOCÊ a alcançar seu objetivo de trabalhar com moda. Compartilhe esse conteúdo com alguém que você goste muito e que tenha esse mesmo porquê, essa mesma motivação de viver de moda e vontade de abrir um E-Commerce.

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COMO SER SUA PRÓPRIA PERSONAL STYLIST – ONLINE E GRATUITO

Artigo transcrito a partir do conteúdo da aula da Adriana Darwish – Social Mídia de Moda e Consultora de Imagem formada pela Escola de Estilo.

Edição – Carla Braga/Equipe Escola de estilo

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