Olá! Já ouviu falar em gatilhos mentais? Não? Então hoje vamos ajudar você a entender o que são gatilhos mentais e como usá-los no mercado da moda. Leia até o fim e observe que bacana é a mente humana e como podemos usar essas técnicas como persuasão, deixando claro que persuasão nada tem a ver com manipulação. Ética sobre todas as coisas é o que define você como um bom profissional.
Nossas vidas são feitas de decisões, o tempo inteiro precisamos tomá-las, desde a hora que acordamos até o deitar, do café da manhã até qual pijama/camisola usar para dormir. Até quando escolhemos não decidir nada, estamos tomando um posicionamento, uma decisão.
Todas essas escolhas são baseadas em vários fatores externos, internos, experiência de vida, nosso humor, estilo de vida… E sim, nossas escolhas também estão relacionadas ao consumo, por isso saber os fatores que levam nosso público alvo a escolher essa ou aquela peça, esse ou aquele produto, faz toda a diferença no resultado final, no sucesso que você sonha alcançar.
Gatilhos Mentais
Sabe aquelas decisões que tomamos sem pensar, por impulso? Então, gatilhos mentais são exatamente isso! Nosso cérebro encurta algumas missões, no caso aqui algumas decisões, para que a gente consiga focar em outras coisas. Isso explica decisões no automático que quando vimos, já foi.
Um exemplo bem claro é quando andamos, não precisamos pensar porque o seu cérebro já sabe o que deve fazer, já está tudo no automático e assim também é o ato de comer, nossas mãos fazem sem que pensemos, o movimento de levar a comida a boca.
O que muitas pessoas não sabem, é que muitas vezes o cérebro toma decisões baseado no que estamos sentindo e, só depois chega o pensamento de razão.
Como Usar Os Gatilhos Mentais Na Moda?
Normalmente os gatilhos mentais são muito usados nas abordagens de vendas, que pode ser de produtos ou de serviços, no caso da consultoria de moda, por exemplo, como maneira de persuasão. Vamos aos exemplos mais utilizados:
ESCASSEZ
Talvez esse seja o mais utilizado. Vamos imaginar que em seu bairro tenha uma loja que você ama as roupas, mas nem sempre passa por lá pra dar uma olhadinha nas peças, até porque sabe que a loja está ali disponível pra você.
Acontece que a loja anunciou que vai fechar em 15 dias e está atendendo com o horário reduzido e com promoções excelentes. O que você faria?
Se viraria nos 30 para conseguir alguma promoção bacana e garantir suas peças queridinhas, até porque a loja vai fechar as portas, correto? Esse é o gatilho da ESCASSEZ.
No caso da consultoria de moda, pode ser oferecido um preço especial por uma consultoria caso sua cliente indique uma amiga, um preço especial para quem fizer consultoria em uma data comemorativa, como no dia das mães…
Esse gatilho da escassez, ativa o sentimento de perda, que odiamos sentir. Forçamos a pessoa se apressar para não perder aquela oportunidade.
CURIOSIDADE
Você é uma consultora de imagem e sabe que a maioria das mulheres fica perdida na hora de multiplicar looks.
A partir do momento que você identifica a necessidade do seu público, é a hora de investir no marketing focando exatamente nisso, usando o gatilho mental que seu serviço de consultora, vai preparar sua cliente para montar vários looks com poucas peças de roupas. É claro que sua cliente vai ficar curiosa para solucionar algo que tanto a incomoda.
AUTORIDADE
O gatilho mental da experiência, do alto patamar. Em quem você confiaria mais para fazer o seu curso de consultoria de imagem? Em uma mentora de moda que acabou de lançar um curso no mercado e que está iniciando seu caminho na moda, ou em uma mentora que já tem uma vasta experiência e que já formou mais de 5.000 alunos em mais de 25 países, que é o caso da nossa Dany Padilla? Lógico que na experiente!
E se você está iniciando na consultoria de imagem e ainda não é uma autoridade? Fale sobre a experiência da sua mentora, da pessoa que lhe formou, simples assim! Nosso cérebro confia, relaxa, descansa em alguém que é autoridade no assunto.
URGÊNCIA
Muito parecido com o gatilho da escassez, o gatilho mental da urgência, tem a intenção de fazer o cérebro entender que precisa adquirir aquele serviço ou produto o quanto antes, antes que ele se acabe.
Um excelente exemplo é fazendo um preço especial para seu serviço de consultoria de imagem, no dia dos namorados, na black friday… Um preço especial que tem momento para começar e terminar. Você acaba gerando um sentimento de urgência na pessoa, que acaba com medo de perder aquele preço especial por sua consultoria de imagem.
DOR E PRAZER
O gatilho que vai trabalhar na mente da sua cliente a resolução do problema dela, a solução de sua dor, da dor de sua cliente. Você apresenta o problema do seu público alvo, que no caso da consultoria de imagem pode ser não conhecer seu tipo físico e, assim não saber escolher peças certas que valorize o corpo.
Então você apresenta a solução, afinal qual outro profissional é mais capaz de definir o tipo de corpo de cada mulher? Só uma consultora de imagem!
Claro que tudo isso, usando suas redes sociais que são a forma mais rápida e barata (é gratuito) de atingir seu público alvo. Use e abuse de anúncios e posts em seu Facebook, Instagram, Pinterest, lista de contatos por e-mail, grupos de WhatsApp, Telegram…
RESUMINDO…
Conhecer as técnicas dos gatilhos mentais, fazem toda diferença na sua propaganda, no marketing de seus serviços. O que separa as pessoas de quem vai ter sucesso mais rápido ou não, é o quanto de conhecimento que a pessoa tem. É fundamental estar sempre atualizada em seu negócio para estar a um passo a frente de seus concorrentes.
Essas e outras dicas para lhe ajudar a empreender da melhor forma, e chegar ao sucesso no mercado da moda, você aprende AQUI, na Escola de Estilo com a Teacher Dany Padilla, basta fazer parte da nossa família, a família Escola de Estilo! VENHA!!
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Beijo no coração da Equipe Escola de Estilo
Escrito por Carla Lúcia Braga/Equipe Escola de Estilo