Olá! Eita que esse artigo é cheio de fofurice, de amor, de olhar de compaixão e gratidão, afinal vamos falar dos nossos idosos e provar pra VOCÊ, se é que você ainda tinha alguma dúvida, que esse pessoal mais experiente está à todo vapor e, destacamos neste, algumas mulheres ligadas a moda. Estilo não tem idade – Mulheres com mais de 65 que são inspiração na MODA!!
No último dia 01/10 comemoramos o dia dos idosos e foi pensando nisso, que decidimos homenagear essas mulheres fabulásticas.
Mas antes de citar seus nomes e suas vidas, vamos entender um pouquinho mais sobre os direitos de nossos idosos, afinal conhecimento nunca é demais, é sempre bom entender que eles precisam ter seus direitos preservados.
O mundo passa por uma transição onde o resultado é uma população maior de idosos. À medida em que as taxas de fertilidade diminuem, a proporção de pessoas com 60 anos ou mais hoje já triplicou. A perspectiva é que em 2050, tenhamos atingido a marca de dois bilhões de idosos.
Isso é bom demais! A ciência evoluiu muito, as vacinas avançaram e doenças que antes eram fatais, hoje já possuem tratamento e por isso a expectativa de vida só aumenta.
Tão bom saber que as pessoas que tanto amamos, viverão mais tempo ao lado dos mais jovens… Uma dádiva!!
Porém, a sociedade e seus objetivos de desenvolvimento sustentável, reconhece que o desenvolvimento só será possível se for inclusivo para todas as idades. Precisamos nos concentrar em reduzir a desigualdade.
Precisamos garantir oportunidades iguais destruindo a discriminação, capacitando e promovendo a inclusão social dessas pessoas. Você duvida que mulheres de 60/70/80/90 anos, estão a todo vapor e super produtivas? Fernanda Montenegro não nos deixa mentir com seus quase 92 anos e bemm ativa.
Em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. Em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos, saindo de 44/45 anos em 1940, para 74,75 anos em 2015. Esse povo cheio de história e de vivência, tem muito a nos agregar, muito a nos ensinar.
No dia 1º de outubro de 2003, foi aprovada no Brasil, a Lei nº10.741 (Estatuto do Idoso), prevendo em seu art.2º que, sejam garantidas à eles, todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental…
…Seu aperfeiçoamento moral, INTELECTUAL ( afinal uma mente em movimento não apaga); espiritual e social; tudo isso com condições de liberdade e dignidade. Será que vemos isso na prática? É para refletirmos mesmo!
A OMS (Organização Mundial da Saúde), classifica como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos nos países em desenvolvimento.
No dia do idoso, nossa Teacher Dany Padilla, nos trouxe uma frase ( no grupo de WhatsApp de funcionários da Escola de Estilo), que amamos e faz todo sentido, é exatamente o que sonhamos para nós e nossos amores, nossa família e quem amamos.
A Frase Era A Seguinte: “A ideia é morrer jovem, o mais tarde possível!”
Não é sensacional? Guarda essa frase pra sua vida!! E sim, existem diversas maneiras de permanecer jovem a vida inteira… Uma das formas é se reconectar com os estudos, ter novos desafios, criar um novo hobby ou reinventar sua vida através da moda.
Hoje temos diversos exemplos de mulheres com mais de 60/65 anos, que são referência de moda… E suas vidas não param por conta disto, muito pelo contrário, a idade e a maturidade ajudam muito a começar novos projetos e traçar novos caminhos.
Leia também o artigo da Iris Apfel, tem muitas lições de estilo fabulásticas!
👉 APRENDA AQUI AS MAIORES LIÇÕES DE ESTILO COM A CENTENÁRIA IRIS APFEL
Se você está nesta fase da vida e sabe que sua paixão por moda pode se transformar em um negócio lucrativo e que te dê muita satisfação, convidamos você a se inscrever no Curso de Consultoria de Imagem e Personal Stylist aqui, da Escola de Estilo e vir pra esse time de mulheres que fazem a vida acontecer!!
O Estilo, a Atitude e Um Certo Dom Para Viver e Interpretar a Moda, Não Têm Nada a Ver Com a Idade. Vamos Conhecer Algumas Dessas Mulheres Fabulásticas da MODA? É Sim ou Sim?!
Collen Heidemann – Nascida na Califórnia e criada em Bangcoc, essa ex-comissária de bordo foi descoberta em 2011 quando trabalhava no seu brechó da Califórnia. Vestir-se a cada manhã é para ela um sinal de civismo e respeito por todos aqueles que ela vier a encontrar durante o dia.
Judith Boyd (Style Crone) – Uma norte-americana de 78 anos, enfermeira de pronto-socorro aposentada e modelo. Depois de trabalhar a vida inteira em hospitais, hoje passa o dia combinando peças coloridas e divertidas.
Jenny Kee – Começou como modelo na juventude, depois foi montar sua própria grife. Nos anos 60 se mudou da Austrália para Londres, onde passou a ter muito mais contato com marcas famosas. Atualmente, continua desenhando e pintando suas famosas peças.
Yazemeenah Rossi – Medidas canônicas (medidas perfeitas para uma modelo), corpo atlético e cabelos brancos. Essa modelo francesa, que na sua juventude trabalhou para grifes como Yves saint Laurent e Hermès, continua sendo um exemplo de estilo e beleza aos 63 anos.
Lyn Slater (Accidental Icon) – Esta professora de 64 anos é uma das mais populares da lista, graças ao seu blog Acidental Icon. Confessou que começou seu diário digital, porque não encontrava mulheres maduras que a inspirassem. Hoje em dia já protagonizou campanhas para grifes como Mango.
Helen Winkle – Publicar suas fotos nas redes sociais, foi uma ideia proposta por sua neta e serviu para confortar, de alguma forma, seu coração pela morte de seu marido e de seu filho.
“Não me sinto velha. Nunca me senti assim. Acho que você pode se vestir como quiser”, repete em suas entrevistas.
Carolina Herrera – Carolina Josefina Pacanins y Niño, mais conhecida como Carolina Herrera, nasceu na cidade de Carcaras no dia 8 de janeiro em 1939. Aos 13 anos, sua avó a levou para conhecer Paris, a cidade luz!
Durante essa viagem, ela descobriu sua paixão e ficou encantada pelo trabalho de um dos grandes nomes da moda na época, o estilista espanhol Cristóbal Balenciaga, que um tempo depois foi a inspiração para as suas primeiras criações.
Quando Carolina Herrera se casou com Don Reinaldo Herrera Guevara, o homem que lhe deu o sobrenome Herrera. Em 1980, a estilista lançou o seu primeiro trabalho no ramo da moda. nos meados da década de 80 e foi reconhecida por suas incríveis peças para a noite e para o dia.
De lá pra cá, Carolina é só sucesso com suas peças de alta costura voltadas para a alfaiataria de luxo, os cortes assimétricos, muito minimalismo e delicadeza. Carolina tem seu nome em marcas de perfumes, joias, acessórios, vestidos de noivas…
Hoje quem é o diretor criativo de sua marca é Wes Gordon. Um jovem estilista super talentoso e querido que está arrasando com suas coleções para a marca.
Ele assumiu o posto assim que a Sra. Herrera deixou a direção criativa, porém ela NUNCA deixou de ser a grande figura da marca e de estar sempre atenta a tudo que envolve a grife. Hoje Carolina Herrera está com 82 anos e continua linda, antenada com a moda e produtiva.
Porque a Teacher Dany Padilla sugeriu esse tema para o Blog da Escola de Estilo? Pelo menos dois motivos abaixo:
1 – Chamar a SUA ATENÇÂO e a atenção para o maior número de pessoas para a desigualdade e falta de olhar atento a essas pessoas dessa faixa etária, visto que a maioria dos humanos “olha” o idoso como alguém que já está a caminho do fim, sem perspectivas de novos sonhos, realizações…
“Ledo engano!”. Nós começamos a morrer assim que nascemos, portanto eu e você estamos em “pé de igualdade” com as pessoas de 65 anos para mais. Imagina se desde jovens pensássemos assim, paralisaríamos esperando o fim?
2 – Incentivá-los a aproveitar as experiências, o aprendizado ao longo da vida promovendo proteção social e estimulando-os a estarem sempre se informando, ativos com a tecnologia, na leitura, na cultura e SIM PRODUZINDO, fazendo que eles sintam o quanto são úteis!
Assim como não faz sentido as empresas exigirem experiência e fechar as portas para os jovens que estão começando em suas carreiras, é de uma ignorância sem tamanho não valorizar a “melhor idade” e fechar-lhes as portas, eles sabem tanto, podem nos ajudar tanto.
Você conhece alguma mulher que tenha mais de 65 anos e sonha com a moda? Mande esse artigo pra ela! Imagina que delícia poder ajudar a transformar uma vida, cooperar para a realização do sonho de trabalhar com moda de uma mulher que talvez ninguém tenha antes acreditado, apoiado.
Estamos aqui, de braços abertos! Nossa Teacher Dany Padilla e a família Escola de Estilo acolherá à todas com muito carinho, alias temos alunas com mais de 70 anos. O céu é o limite, lembre-se disso!
Clique no botão amarelo, e assista a aula grátis que nossa Teacher Dany Padilla preparou para você!
Beijo no coração de toda Equipe Escola de Estilo!
Escrito a quatro mãos por Carla Lúcia Braga & Iali Ramos / Equipe Escola de Estilo