Olá! Um artigo todo voltado para VOCÊ Personal Stylist abrir sua mente para as várias possibilidades de nichos que a profissão tem. Descubra AQUI, o leque de clientes escondidos dos Personal Stylist!
Principalmente no início da carreira, é normal ficarmos um pouco perdidos em qual direção tomar, qual rumo seguir para iniciarmos a carreira e conquistarmos clientes. Na Consultoria de Imagem não é diferente, por isso trouxemos esse artigo, para ajudarmos VOCÊ a se direcionar melhor e descobrir as várias possibilidades de trabalho da nossa área.
Nele vamos ajudar você, a descobrir o leque de clientes, um tema super importante para todos que vivem da moda e de forma autônoma, afinal nenhum negócio sobrevive sem clientes, sem vender, sem faturar.
Pra começar, a dica mais importante para se obter sucesso em qualquer profissão é estudar, estudar e se dedicar incansavelmente a sua profissão. Não existe sucesso sem esforço, não existe chegar ao topo se não começarmos debaixo, então tudo que você puder estudar sobre sua profissão, sobre Personal Stylist, sobre moda, ESTUDE!
Próximo passo é fazer um estudo de cliente, estudar seu público para saber qual direção tomar. Se você não entende quem é o sua cliente, qual é a sua audiência, não adianta querer aumentar o número de clientes, se você não dá conta dos que já tem. É preciso entender a necessidade de suas clientes.
Na verdade nós só nos envolvemos com nossas clientes quando nos importamos de verdade com eles e sabe o por quê? Porque eles percebem que são queridos, se tornam fieis a você e acabam fazendo sua propaganda.
Venda, e quando falamos de venda não é só sobre produto, mas também sobre o serviço da Consultoria de Imagem/Personal Stylist, não é apenas dinheiro, antes do dinheiro tem os interesses do cliente, suas necessidades. Se você não coloca amor no que faz, não trabalha com prazer, as chances de você não obter sucesso são quase que absolutas.
Sobre marketing de conteúdo, quantas vezes eu recebemos perguntas de como entregar o conteúdo sem entregar o ouro? Se você faz algo sem se entregar totalmente para seu público, que frutos você vai colher? Deseja abundância e prosperidade na sua vida? Então entregue abundância e prosperidade para o próximo!
É claro que não tem como aumentar o leque de clientes da Consultoria, se você não tiver a base que é entregar seu conteúdo de forma desinteressada. As pessoas percebem quando alguém oferece algo esperando algo em troca. Por isso sangue e sue no treino, assim você não sangra na batalha!
Quando trabalhamos com moda, é fundamental que estejamos atentas para perceber quais são as necessidades da cliente e muitas vezes, nem ela sabe que necessidades são essas. Precisamos entrar de verdade na vida da cliente, saber seus anseios, angústias, necessidades. Conheça suas clientes, para só depois pensar em aumentar seu leque de clientes.
É comum vermos pessoas que não se esforçam, viverem reclamando por não terem clientes. Não basta fazer um post mequetrefe no instagram, é super importante estar sempre estudando o mercado, se atualizando para oferecer o melhor a sua cliente, se diferenciar da grande manada e aí sim, colher os frutos.
Quanto que você pensa em como seu cliente vai receber algo que você entrega? Pode ser um telefonema, um lookbook, um atendimento. Um alô animado no telefone, é muito mais agradável de se ouvir do que um alô desanimado e isso é o que cativa a cliente.
Dica, terceirize o que pode ser terceirizado, porque é obvio que você não dá conta de tudo sozinha, isso não existe, principalmente quando o seu negócio começar a crescer, então aumente sua produtividade fazendo o que só você pode fazer, o que der para otimizar o tempo, faça!
Vai gravar vídeos? Tire um dia inteiro para gravar vídeos. Vá mudando apenas a blusa, aproveite a maquiagem já feita e grave vários, assim você otimiza seu tempo ao máximo.
Como está a sua comunicação com seus clientes? Como você se dirige a eles em seu instagram? Sua linguagem tem a ver com o seu nicho, com seu público alvo? A comunicação adequada é fundamental para atingir e cativar seu público. Conecte-se com suas clientes postando o que elas desejam ver, falando das necessidades que elas tenham.
Se você posta só looks do estilo criativo, por exemplo, você não vai se conectar com as mulheres elegantes, com as esportivas, então seja versátil!
Muitas pessoas acreditam que os clientes da Consultoria de Imagem são só pessoas físicas e não é verdade, essa é só a ponta do iceberg.
Qual é o grande erro da maioria das Consultoras de Imagem? Não entender o jogo por trás do jogo. Precisamos estimular as pessoas a participarem por esse processo da Consultoria, mostrando as necessidades que essa cliente tem.
Quem são essas pessoas? Todo mundo! 55% do tempo você é julgado pela aparência e ações, 38% pelo seu tom de voz e 7% pelo que você tem a dizer. Se a maior parte do tempo, somos julgados pela aparência, é aí que entra a necessidade da consultoria.
Imagine agora uma vendedora de uma empresa de um produto sério, vestida toda exposta, usando um decotão, minissaia. É lógico que essa imagem não é condizente com a empresa. Percebe a importância do trabalho da Consultoria de Imagem para TODOS?
Uma secretária executiva que não se vista de forma a transmitir seriedade, firmeza, confiança… Como trabalhar com executivos sérios de uma empresa renomada? Não tem como! A imagem de todo funcionário PRECISA representar seu trabalho, seu produto, a empresa.
A Consultora de Imagem atende pessoas físicas; empresas, dando cursos, palestras com o tema de Dress Code, ensinando os funcionários a se vestirem de forma adequada. A Consultora pode trabalhar com os lojistas, ensinando técnicas de estilo que vão ajudar o lojista a vender mais, porque dando dicas de estilo a cliente se torna fiel, ela volta.
Existe o nicho dos políticos… As eleições estão chegando, eles precisam se conectar através da imagem com seus eleitores… Olha que nicho GIGANTESCO! A Consultora pode fazer parcerias com igrejas, dando palestras sobre como se vestir adequadamente e estar sempre segura, confortável com suas roupas e estilo.
Parcerias com salão de cabelereiros, academias de ginástica… Tudo aqui é muito bem vindo, os nichos, os campos de trabalho são incontáveis. Onde tem gente, tem campo para a Consultora de Imagem trabalhar.
Mas para ser uma Consultora de Imagem de sucesso, você precisa trabalhar a base, amar e respeitar o seu cliente, entender como seu cliente precisa dessa ajuda, só aí você vai conseguir a alcançar mais clientes. Uma boa Consultora de Imagem, terá depoimentos de seus clientes satisfeitos e isso abre as portas, lembre-se disso!
Agora compartilhe este conteúdo com aquela amiga que sonha em se tornar uma Consultora de Imagem e acha que esse sonho está muito distante. Vamos juntas? Vamos expandir essa luz de ajudar a mudar a vida do próximo, ajudando a realizar sonhos? Vamos começar pela sua? É sim ou sim?!
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Beijos de toda equipe Escola de Estilo
Escrito por Carla Lúcia Braga – Equipe Escola de Estilo