Olá!! Que artigo interessante é esse, principalmente para você que já é ou deseja se tornar uma Consultora de Imagem. O campo das palestras, é um dos nichos do Consultor de Imagem/Personal Stylist. Isso só prova o porque dessa profissão estar crescendo tanto no mercado da moda, a quantidade de nichos, campos de trabalho que essa profissão tem. Estruture sua palestra de moda mesmo que nunca tenha subido no palco!
Esse artigo foi todo baseado em um vídeo da nossa querida Dany Padilla! Caso não seja inscrita em seu canal do YouTube, clique no vídeo abaixo e inscreva-se! Aproveite e ative o 🔔, assim você recebe uma notificação sempre que for postado um vídeo novo da Dany.
” Hoje vou ensinar você a estruturar uma palestra de moda. Vem comigo?! É sim ou sim?!! Vamos começar do começo (bem redundante mesmo) que é para você entender tudo em detalhes.
Primeira coisa a ser pensada quando você recebe um convite para palestrar, o tempo que você tem disponível para fazer essa palestra. Então sua primeira atitude deve ser a de conversar com a pessoa que vai organizar o evento e, descobrir o tempo que ela vai disponibilizar para você.
Caso a pessoa queira lhe dar umas 4h por exemplo, já diga que nem pensar! O tempo ideal de uma palestra é de 1h, no máximo 1h 30 min. Caso você não esteja recebendo pela palestra, seja uma palestra gratuita por você querer ajudar alguém, ou algum negócio, no máximo 1h, tudo bem?
A primeira coisa a fazer é dividir o tempo da palestra em três partes, sendo 20% do tempo da palestra, você vai usar para se apresentar, dizer para as pessoas o que você vai falar, abordar na palestra e em apenas uma frase se apresentar. Exemplo: Sou Dany Padilla, CEO da Escola de Estilo e hoje vou falar sobre:… Aí você explica seu conteúdo.
Segunda parte da palestra – Em 60% do tempo você vai desenvolver seu assunto, seu conteúdo. E nos 20% do tempo final, você vai encerrar sua palestra, fornecer seus contatos, fornecer suas redes sociais e fazer algo que chamamos de chamada para a ação.
“Mas Dany, o que é a chamada para ação”? Chamada para ação é quando você diz para pessoa que está assistindo, o que você deseja que ela faça.
Caso você esteja fazendo uma palestra de moda com foco em vender os seus serviço de Personal Stylist, você pode deixar claro que naquela palestra, a pessoa recebeu apenas uma pequena parte do conteúdo, que você pode usar para transformar sua vida.
Após isso, deixe seus contatos, assim as pessoas que assistiram, podem fazer uma cotação para um atendimento futuro e personalizado. E finalizar com um simples… Beijo da (fale seu nome).
A Estrutura Básica De Uma Palestra
20% do Tempo – Você vai usar para sua apresentação.
60% do tempo – Use para desenvolver seu conteúdo
20% do Tempo Final – Use para encerramento, para dar seus contatos e suas redes sociais. Se despeça e destaque os benefícios de contratar o seu produto ou os seus serviços de Personal Stylist.
Você deve estar pensando: “Ok Dany, mas e nos 60% da palestra, o que eu vou falar?” O que você vai falar, depende do lugar que você vai falar.
Existe também uma diferença de palestra para workshop, já que na palestra você motiva, você inspira as pessoas e no workshop (treinamento), você dá dicas. Não queira ensinar tudo em 1 hora, não faça isso!
Antes de qualquer coisa, converse com a pessoa que está contratando e descubra qual é o objetivo dela, o que ela pretende com sua palestra.
Se for uma palestra em uma loja, a questão pode ser o estoque parado, encalhado. Nesses 60% de tempo, você pode pegar as peças paradas da loja e montar vários looks e explicar sobre tipo de corpo, estilo pessoal, multiplicação de looks.
Talvez a palestra seja em uma academia de ginástica e, você pode dar dicas de como parecer mais alta, mais magra com truques de estilo. Talvez você esteja sendo contratada para falar de dress code corporativo, roupas adequadas para o trabalho.
A questão da empresa pode ser pessoas que usam muitos acessórios e com isso tiram a distração das pessoas, ou funcionárias que se vistam de forma muito sensual. Então esses 60% do tempo, você vai usar para dar dicas para essas situações específicas.
Lembre-se sempre de qualquer comunicação, deve partir do cliente para você, jamais de você para o cliente, ok?”(Dany Padilla)
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Artigo transcrito do vídeo da Teacher Fabulástica Dany Padilla
Edição – Carla Braga/Equipe Escola de Estilo