Olá!! Você tem a sensação de que as 24h do dia são poucas para fazer tudo que você precisa? Se sim, saiba que você não é a única. Esse é um sentimento comum a muitas mulheres, homens também que precisam se dividir em vários(as) durante o dia. Leia este artigo e descubra quais hábitos que acabam com a sua produtividade!
Imagina se nossos dias tivessem 30h? Como seria maravilhoso… Daria tempo de fazer tudo que temos para dar conta em 24hs e ainda sobraria mais tempo pra curtir mais uma série na NETFLIX, um bom livro, sem ficar com culpa por ter deixado de ir a academia…
… Teríamos tempo para malhar sempre, não é? MENTIRA!! CERTEZA que arrumaríamos mais “obrigações” para nossa rotina e que pediríamos a Deus por mais umas 2 horinhas… Sabe por quê? Porque organização, planejamento e disciplina são virtudes de poucos, INFELIZMENTE.
São essas virtudes que podemos desenvolver e começar a praticar com maestria, que nos fazem mais produtivas. Não são as horas que temos disponíveis para exercer uma tarefa, é a maneira como organizamos nosso dia.
Mas nunca é tarde para começarmos a aprender a gerenciar nosso tempo e assim produzirmos mais, tudo é questão de disciplina, foco e objetivo. Dá sim pra transformar muitos sonhos em hábitos, é só querer e colocar pra ação!
Por isso hoje trouxemos este artigo falando sobre gestão de tempo e sobre os hábitos que acabam com a sua produtividade. Vamos aprender a produzir mais, principalmente no trabalho?
Quem administra bem o tempo, naturalmente aumenta a produtividade e diminui o estresse, afinal a pressão e a cobrança interna que fazemos conosco, diminuiu absurdamente e temos tempo para ser felizes.
Os tempos atuais nos trouxeram coisas maravilhosas, como a internet, por exemplo, porém junto com esses presentes da vida atual, vieram os ladrões da nossa atenção: Smartphones, WhatsApp, e-mails incontáveis, redes sociais…
Ainda temos as interrupções durante o trabalho, como por exemplo os telefonemas e outras tarefas extras que vão surgindo durante o nosso dia, o que é comum a todos que trabalham.
O tempo vai passando e acabamos nos perguntando por que não conseguimos cumprir todas as tarefas, mesmo não parando de trabalhar nem um dia, nem uma hora, nem um minuto?! Sabe por quê? Porque é preciso aprender a gestar o tempo de forma inteligente, focada.
A falta de foco, só nos gera cansaço, frustração e muitas vezes o serviço indo pra casa junto com a gente, pra passar o final de semana.
Entenda que ser produtiva, nada tem a ver com o número de horas que você trabalha, tem a ver com os resultados gerados durante as horas que você trabalha.
Três horas focada no trabalho e sem interrupções, podem ser bem mais produtivas do que 8 horas seguidas com distrações. Isso reflete em uma boa gestão de tempo, mas nem sempre conseguimos tê-la e, porque será?
Uma pesquisa feita pela professora da Universidade da Califórnia de Irvine, Gloria Mark, revelou que todas as vezes que somos interrompidas, levamos cerca de 20 minutos para começar a concentrar novamente no que estávamos fazendo.
Nessa pesquisa pode estar as respostas para aquelas perguntas sobre o porquê de não conseguirmos terminar nossas tarefas.
Devemos saber o quanto gastamos de tempo para executar cada tarefa. A administração do tempo é peça fundamental para o aumento da produtividade. Por isso, é tão importante prestar atenção nos fatores que andam roubando nosso tempo.
Atenção As Questões Que Roubam Seu Tempo E Acabam Com A Sua Produtividade
1 – Analise seu ambiente de trabalho – Observe se o ambiente que você trabalha é funcional, se permite que você tenha acesso a tudo que precisa com facilidade.
2 – Aprenda a dizer não – Dizer sim para tudo, só gera mais atividades e além de deixar você sobrecarregada, gera mais frustração a medida que você não consegue dar conta de tudo. Então aprenda a dizer: Não posso fazer isso agora, porque estou com outras tarefas, assim que acabar, podemos ver isso com detalhes, ok?
3 – Atenção as distrações da internet – É verdade, a internet é “lindaaaa”, as atrações são incontáveis, porém quanto tempo do seu dia você passa lendo e-mails de lojas, de produtos que na verdade você nem pretende comprar? E lendo mensagens no WhatsApp e nas redes sociais?
Quantas vezes ao dia você entra no Pinterest para ver aquelas casas suntuosas que você sonha em um dia ter e decorar a sua igualzinho? É pra pensar! Se você desvia o foco de suas ações, você leva 20 minutos para voltar a focar no que estava fazendo, citamos isso acima.
Quanto você adia suas ações, você acaba adiando seus planos, suas metas. Com um tempo, a procrastinação torna-se um problema gigante, uma bola de neve que impede a sua produtividade.
Quando você identificar tudo aquilo que desperdiça seu tempo, é a hora de fazer as mudanças. Comece a traçar planos para as atividades que devem ser realizadas. Os planos podem ser anuais, mensais, semanais e diários.
Eles servem tanto para definição de prioridades quanto como um meio de consulta. Além de ser um ótimo organizador de tempo.
TOTAL ATENÇÃO: Para conseguir otimizar seu tempo e não precisar tocar na mesma tarefa duas vezes, faça a tarefa focada e concentrada na primeira vez, isso vai impedir que você volte a fazer a mesma tarefa.
1 – EVITE DISTRAÇÕES
Precisamos ser bem objetivas! Estipule um tempo certo, que pode ser uma ou duas pausas durante o dia, para checar suas mensagens, e-mails e mídias sociais. Se você for uma “viciada” em internet, a sugestão é se esforçar ao máximo e mudar esse hábito.
Além de prejudicar a sua organização do tempo, também afeta sua saúde. Uma estratégia bacana, é desabilitar as notificações de mensagens do celular e os alertas dos e-mails.
2 – FAÇA UM PLANEJAMENTO
Separe um tempo para fazer um planejamento de suas atividades da semana. Analise as atividades que devem ser colocadas como prioridades e as coloque em destaque.
Liste suas pendências e seus projetos pessoais, coloque tudo em uma planilha ou agenda, caso você curta ter tudo em papel. A medida que você for cumprindo as tarefas, risque-as da lista.
3 – TENHA FOCO
Não cometa o erro de querer fazer várias tarefas ao mesmo tempo. Comece e termine uma a uma. Pesquisas mostram que ficar em estado multitarefa, pode reduzir até 40% da nossa produtividade.
Alguma das tarefas, fatalmente não será bem feita e, provavelmente você terá que voltar para refazê-la, pior que isso, com aquela sensação horrorosa de frustração. Por mais que você acredite que está “dando conta” de muitas tarefas, isso não passa de uma ilusão do seu cérebro.
No final das contas, você vai acabar levando muito mais tempo para concluir cada tarefa, do que se tivesse fazendo uma a uma, cada uma em seu tempo.
Curtiu? Vai colocar em prática? Compartilhe esse artigo com todas as pessoas que você ama e que precisam desse artigo para aprender a gerenciar seu tempo e, assim, irem rumo a realização pessoal, ao sucesso!
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Um beijo de toda Equipe Escola de Estilo
Escrito por Carla Lúcia Braga/Equipe Escola de Estilo