A HISTÓRIA DA MODA – PARTE 2

Olá!! Esse é o segundo artigo falando sobre a História da Moda. Com certeza, você que acompanha nosso blog, já leu o primeiro artigo sobre o tema. Como é um conteúdo muito extenso, precisamos dividi-lo em dois artigos. Se você ainda não leu o primeiro, busque em alguns artigos atrás e veja quanto conteúdo bacana pra quem ama esse universo.

Nesse segundo e último artigo sobre a História da Moda, lhe ajudo a DESCOBRIR, de uma vez por todas, a importância e como funcionam as tendências.

Você sabe de onde surgem as tendências? Provavelmente sua resposta é que as grandes marcas lançam cada uma delas segundo o seu bem querer, porém não é bem assim que as coisas acontecem.

Dúvida

Claro que o olhar de um bom estilista tem seu lugar na hora de trazer inovação para as trends da próxima estação, mas se uma marca se limitar a imaginação de um estilista, há uma grande chance da coleção ser um fracasso. Isso soa meio assustador não é mesmo? Porém, não é tão assim desde que haja uma boa pesquisa de tendências!

As tendências são a “lâmpada” que iluminam a grande charada que muitos donos de loja não conseguem responder, que é SABER QUAIS PEÇAS VENDEM!

Croquis

Caramba! Se você é dona de loja, provavelmente já ficou se perguntando o porque de aquela peça lindíssima não ter tido uma boa saída, e a resposta dessa pergunta se enquadra em vários aspectos como: Falta de informações sobre o gosto de suas clientes, preço não muito acessível ou em muitos casos, uma pesquisa de tendências mal feita.

As tendências nos ajudam a entender quais são as preferências de consumo do mundo. As grandes marcas consideram esse tipo de informação tão importante que contratam empresas especializadas no estudo de tendências para mostrarem o que irá vender no futuro.

Estoque parado O pesadelo de qualquer lojista: Estoque encalhado (parado)

Dentro da moda existem 3 formas de uma tendência nascer:

Gotejamento (do inglês trickle down): Trata-se das trends que surgem a partir das grandes marcas como por exemplo: Dior, Versace, Chanel que ao lançarem uma tendência, outras marcas menores passam a reproduzir peças no mesmo estilo, alcançando as diversas camadas da sociedade.

Ebulição (bubble-up): São as trends que que nascem das ruas, começam nas classes mais baixas e vão se popularizando ao redor do mundo como por exemplo: o estilo punk que foi uma proposta que nasceu para ir “contra a moda” vigente da época.

Gotejar (trickle-across): Essas são as tendências que se popularizam de forma horizontal, e a moda nasce de diversos formas, em diferentes classes sociais.

A moda da rua A moda da rua, onde muita coisa começa

Se olharmos de forma profunda para a moda, vamos perceber que há tendências que duram muito tempo e outras que passam bem rápido.

Para fazer essa diferenciação, ,costumamos intitular de macrotendências todas as tendências que duram anos ou até mesmo décadas, e é destas que surgem as microtendências, que ficam em vigência por menos tempo.

A sustentabilidade deu origem a macrotendência do uso de peças mais duráveis, que não fossem descartadas com pouco tempo de uso poluindo assim o planeta. Diante dessa premissa, um excelente exemplo é a microtendência do tie-dye que costuma ser uma customização em peças mais antiguinhas, que tiveram seu espaço entre as décadas de 1960 e 1970, e agora voltaram com tudo estilizando de novo o guarda-roupa.

Tie Dye O tie Dye – Direto da década de 60 / 70 para os anos 2020

As releituras:

Ufa, depois de tanta informação você deve estar se perguntando o que isso tudo tem a ver com história da moda… Acalme-se! Você vai entender agora!

Para começar, a moda é uma grande releitura. Se no século XIX as mangas bufantes eram uma super tendências, em 2017 elas serviram de inspiração para os grandes estilistas que as trouxeram com tudo para o guarda-roupa feminino e perduram até hoje, no ano de 2020. O passado sempre é fonte de inspiração para os bons estilistas.Manga bufante As Top Trends mangas bufantes

Contexto histórico e as tendências:

Hoje em dia a moda é super democrática e já não há mais tendência que caia no gosto de todos os públicos, entretanto, algumas macrotendências possuem muita força por atenderem a todo um contexto do momento em que estamos vivendo.

Um exemplo foi o momento em que Cristian Dior lançou o New Look em 1947 que era composto por cintura marcada, busto natural e saias longas rodadas, em uma tentativa de resgatar a feminilidade da mulher que foi extremamente negociada ( reprimida mesmo), durante o período da segunda guerra mundial, onde as mulheres precisaram trabalhar para ajudarem a “vencer a guerra”.

Dior 1 Christian Dior trazendo de volta a feminilidade da mulher

Nos dias de hoje, temos o sub-estilo minimalista que atende a tendência do mundo em querer looks com menos informações, justamente por vivermos em um período com tantos exageros e consumismo.

Por fim, entendemos de uma vez por todas como as tendências vão de encontro as nossas vidas, a moda e todo o contexto em que vivemos!

Look minimalista Looks minimalistas

Compartilhe esse artigo em suas rede sociais e deixe um comentário para que possamos produzir conteúdos cada vez mais relevantes!

Último detalhezinho: Se você deseja se aprofundar ainda mais no mundo da moda, assista a aula grátis que nós disponibilizamos aqui. Você, que deseja ser uma autoridade da moda, tenho certeza que vai amar!

Beijo no coração de toda equipe Escola de Estilo!

Até o próximo artigo!

Escrito por Giovanna Alves/ Equipe Escola de Estilo