A PSICOLOGIA DAS CORES

capa

Olá!! Lembra que sexta-feira da semana passada, falei sobre a história da cartela de cores e o método sazonal expandido? Então, hoje volto falando sobre cores, mas dessa vez, sobre A psicologia das Cores. Vamos juntas (os)!!

PSICOLOGIA DAS CORES – Não escolhemos as cores que usamos por acaso. Escolhemos nossas cores em sintonia com nosso estado emocional, isso porque as cores transmitem sensações que pode nos fazer sentir melhores e nos ajudar a ser mais felizes ou nos trazer uma sensação de depressão e tristeza profunda.

Imaginando a vida sem cores… Que triste seria.

A psicologia das cores, estuda os efeitos da cor em relação ao comportamento humano. Eva Heller é considerada uma das profissionais mais competentes nesse campo da psicologia. Ela desenvolveu sua própria teoria a partir do estudo de Goethe e publicou seu livro clássico intitulado “PSICOLOGIA DAS CORES”.

Sou completamente apaixonada por esse livro, pois o conhecimento adquirido através dele, me ajudou a superar uma crença limitante e um bloqueio que eu tinha por uma cor que eu não conseguia usar: o “ROXO”.

Roxo Olha isso, que coisa linda! Eu só tinha más lembranças… No final dessa matéria, você vai entender o porquê

Segunda Eva Heller, as associações entre razão e emoção em relação às cores que usamos, não são por acaso, nem são uma questão de gosto individual, mas sim, vivências comuns que desde a nossa infância foram ficando profundamente enraizadas em nossa linguagem e em nosso comportamento.

Só depois de entender que todas as cores têm um significado e são sempre usadas por motivos específicos é que eu pude me libertar das questões que envolviam as cores na minha vida.

Cores As cores dando vida a nossa vida!

Então, compartilho com você AGORA, o significado e o simbolismo das cores, pelo olhar da escritora que deixou esse maravilhoso legado à humanidade.

AZUL – O azul é a cor preferida da humanidade por que ele está ligado a todos os sentimentos bons e de compreensão mútua. A cor azul transmite simpatia, harmonia, amizade, equilíbrio e confiança.
Por ser uma cor fria, que faz lembrar o mar e o céu, ela transmite também paz e tranquilidade.
Use roupas azuis mais escuras quando você quiser passar uma mensagem de mulher trabalhadora e concentrada no que faz.

Azul A cor azul transmite simpatia, harmonia, amizade, equilíbrio e confiança.

VERMELHOÉ a cor mais quente e vibrante entre todas as outras cores e está relacionada com energia, coragem e força. É considerada a cor da chama, do fogo, da intensidade, causando emoções poderosas e excitantes. os vermelhos mais intensos são mais atrativos, sexualmente falando, ao passo que os vermelhos mais azulados são menos poderosos se usados para esse fim.

O vermelho é uma cor estimulante capaz de aumentar sua autoconfiança .
Use vermelho no look quando quiser transmitir uma imagem de força e competitividade.

Vermelho É considerada a cor da chama, do fogo, da intensidade, causando emoções poderosas e excitantes.

VERDE – O verde é a cor mais relaxante para os olhos, por isso é recomendado para uniformes de médicos cirurgiões, ele equilibra as emoções despertadas pela cor vermelha do sangue.
O verde é uma cor fria e transmite jovialidade e essa qualidade impede que ela seja uma cor poderosa pois seu frescor, implica em falta de maturidade e experiência.
Use peças verdes quando quiser transmitir que você é uma pessoa receptiva e aberta.

Verde O verde é a cor mais relaxante para os olhos

AMARELO – O amarelo é considerado a mais clara entre todas as cores e a ele está ligado a vivência e o simbolismo da luz, do sol e do ouro.
É a cor preferida dos idosos pois as cores luminosas vão sendo mais apreciadas com a idade.
Além de despertar a criatividade, o amarelo transmite alegria, felicidade e prosperidade.
Use amarelo no look quando precisar manter o foco e/ou ter facilidade para se comunicar.

Amarelo Além de despertar a criatividade, o amarelo transmite alegria, felicidade e prosperidade.

PRETO – O preto é considerado ausência de cor, mas tem sua razão e importância de ser. Quando uma cor é acrescida de uma pitada de preto ela ganha força e autoridade, diferindo-a das cores que têm maior valor. O preto significa luxo e sofisticação.

Seu simbolismo é cultural; em alguns lugares do mundo, como aqui no Brasil, ele representa respeito, autoridade, isolamento e morte. Mas em outros lugares o luto nem sempre é representado por essa cor. Use preto no look quando precisar ficar no controle da situação e transmitir autoridade.

Preto O preto significa luxo e sofisticação.

BRANCO – Na psicologia o branco é a mais perfeita das cores. Não existe nenhuma concepção de branco com significado negativo.
Porém, a perfeição também cria distanciamento, o branco é a cor preferida de apenas 3% da humanidade.

Por outro lado, quando pensamos em branco pensamos em pureza, inocência e feminilidade, por isso é a cor preferida das noivas.
O branco também significa paz e sugere calma, virtude e elegância.
Use branco no look quando quiser passar uma imagem de muita calma, transparência e leveza.

Branco O branco também significa paz e sugere calma, virtude e elegância.

A COR PÚRPURA – O Roxo, em algumas nuances chamado de violeta, tem um passado grandioso. Na antiguidade era a cor usada por reis e governantes, pois representava o PODER. O Roxo também é considerado a cor da sensualidade e da espiritualidade, por esse último motivo é que a cor estava presente nas celebrações fúnebres, pois era a cor com a qual se deveria apresentar a Deus.

Roxo O Roxo também é considerado a cor da sensualidade e da espiritualidade

E assim era. Já contei, em outra oportunidade aqui, a história da minha infância. Meu pai era um carpinteiro que fazia caixões e ele cobria todo o interior deles com tecido roxo. Hoje sei por qual motivo se usava essa cor, mas por muitos anos o “roxo” me arremetia a todos os fantasmas da minha infância.

medo    kkkkkk, já passou, AMO roxo agora!!

Percebe agora a importância desse conhecimento para toda humanidade?
Podemos ser livres e sua vida pode ser completamente COLORIDA, se você souber usar as cores em harmonia com o seu objetivo de imagem.

Semana passada, contei a história da cartela de cores e o método sazonal expandido. Dê uma olhadinha, 👇 tenho certeza de que você vai amar! Chuva de informação sobre cores e como elas dão vida a nossa vida!!

A HISTÓRIA DA CARTELA DE CORES E O MÉTODO SAZONAL EXPANDIDO

Marta Felicidade
Marta Felicidade

 

Volto em breve, para continuar lhe contando todos os benefícios desse conhecimento profundo das cores e lhe ajudar a descobrir como SUA COR É LINDA!!!

 

 

 

 

Um beijo no ❤️ de toda Equipe Escola de Estilo.

Escrito por Marta Felicidade/ Equipe Escola de Estilo

Confira outras matérias

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo