A VENDA ANTES DA VENDA NO MERCADO DA MODA

venda sensorial

Hoje o mundo é global, mas cabe na palma da nossa mão, através de uma conexão via smartphone. O consumidor sabe que detém o poder da compra e só comprará do vendedor que souber identificar seus anseios e ler sua mente antes mesmo dele dizer uma palavra. A venda é focada nos detalhes.

Para começar: Você provavelmente sabe que a venda começa na visão – 70% dos receptores sensitivos do corpo estão localizados neste canal – mas talvez não saiba que cada dia mais necessitamos impactar os cinco sentidos do nosso cliente para vender mais e mais.

É a famosa venda SENSORIAL, afinal possuímos outros 30% de receptores referentes ao olfato, paladar, audição e tato. Portanto, pense na sua venda como um todo, usando os cinco sentidos do consumo para se distanciar dos seus concorrentes. Traga uma experiência realmente interessante para seu consumidor vir à sua loja, se emocionar, comprar e sempre retornar. Como fazer?

Venda antes da venda

Uma dica é se apoderar da técnica das boutiques de luxo que valorizam a exposição do seu produto (visão), borrifam no espaço essências posteriormente vendidas aos seus clientes para trazer memórias olfativas, servem chás e biscoitos para suas clientes mais especiais (paladar), tocam músicas para preencher o ambiente (audição) e tornam a venda uma deliciosa experiência sensorial.

Venda
Agrade também o paladar de teu cliente. Pegue-o literalmente pelo estômago

Lembre-se que de nada servirá um maravilhoso ambiente se o vendedor não estiver conectado com seu cliente, se o vendedor não estiver atento aos sinais não verbais por ele transmitido, afinal a máxima “55% do tempo somos julgados por nossa aparência e ações, 38% pelo nosso tom de voz e apenas 7% pelo que temos a dizer torna-se fundamental não somente para nos vendermos e nos tornarmos atraentes para nossos clientes como também para identificar os sinais inimigos e quebrarmos eventuais objeções aos nossos discursos de venda.” Esta é a famosa “venda antes da venda”.

Venda sensorial

E aqui cabe uma dica de abordagem pré-venda: aborde seu cliente com uma postura confiante (coluna ereta, ombros abertos, passos firmes) e um belo sorriso no rosto. Apresente-se, diga seu nome e pergunte o dele.
Escute sua necessidade usando sempre “entendo”, “continue” e “hum hum” quando seu cliente estiver falando.
E jamais deixe que distrações te interrompam. Caso seu celular toque, não atenda (tire do bolso e envie a mensagem para a caixa postal, isto mostra ao cliente que ELE é mais importante!). E fique atento aos sinais não verbais por ele emitidos.

Venda antes da venda
Seja atenciosa! Escute as necessidades de seu cliente.

Lembre-se SEMPRE de colocar seu CLIENTE em primeiro lugar e deixe uma excelente impressão. A melhor propaganda é o boca a boca! Boas Vendas!

Venha para a Escola de Estilo e aprenda em mais de 250 aulas do curso de Personal Stylist, essas e muitas outras técnicas de venda. Torne-se um vencedor(a)

Um beijo carinhoso de toda equipe Escola de Estilo

Escrito Por Dany Padilla – CEO da Escola de Estilo