Brechó, o investimento na moda que nunca esteve tão em alta como agora! Os brechós de hoje, nada tem a ver com aqueles antigos depósitos de roupas usadas com cheiro e “cara” de coisa velha. Aprenda a lucrar com a moda circular tendo um brechó para chamar de seu! Olha que excelente oportunidade de empreendedorismo na moda, sem precisar gastar fortunas!
Na verdade essa visão, essa versão dos antigos brechós empoeirados, nada tem a ver com a realidade dos brechós de da atualidade, principalmente os de luxo que existem mundo a fora.
Os brechós hoje são organizados e agradáveis, as peças higienizadas e muitas customizadas. Uma soma de estilo, bom gosto, e consumo consciente, está sendo cada vez mais tendência entre consumidores no mundo todo.
Olha que dado importante: O Boston Consulting Group (BCG), realizou um estudo com 12 mil consumidores em dez países, incluindo o Brasil, e constatou que as vendas de produtos de luxo de segunda mão, vêm crescendo em média, 12% ao ano em nível global, contra 3% dos produtos novos (U$$ 40 bilhões por ano).
Ou seja, cada vez mais cresce o consumo de produtos usados, bem mais do que os produtos novos. A perspectiva é que esse mercado cresça cerca de 20% nos próximos 5 anos.
Com a pandemi@ que vivemos, tivemos muito tempo para pensar em compra consciente, e isso resultou no aumento dos brechós.
Que super acerto, que super evolução. Se compartilhamos casa, carro, passamos esses itens para frente, porque não fazer o mesmo com uma bolsa, uma peça de roupa, um acessório qualquer?
Um dos motivos pelos quais os brechós só cresceram, incluindo peças de alto luxo e de grandes grifes, foi a dificuldade financeira que atingiu a tantos na pandemia. Esse foi um dos principais motivos para o aumento do número de brechós e por consequência, boa consequência, o consumo consciente.
De acordo com o Sebrae-RJ, o número de brechós no Brasil cresceu 210% em cinco anos. É isso mesmo, 210% amiga, muita coisa!!
Você não imagina a quantidade de Consultoras de Imagem/Personal Stylist que estão aproveitando essa onda do crescimento dos brechós, para enfim tornarem-se empresárias abrindo suas lojas, sendo elas físicas ou E-commerce.
Caso você não tenha vontade de ser uma proprietária de loja, de um brechó físico ou online, você pode ser a profissional que vai ajudar essa lojista a vender de forma personalizada, colocando em prática suas técnicas de estilo. Percebe que nicho maravilhoso?
Imagine você sendo uma Consultora de Imagem, podendo dar dicas de estilo a suas clientes e vendendo de forma assertiva para cada uma delas. Não tem como dar errado!! Não existe loja que ofereça o serviço de Consultoria de Imagem, que não venda MUITO!!
A única coisa que você precisa fazer é de uma dose de coragem para empreender e estudar, se qualificar para saber comprar seu acervo e poder ser aquela dona de loja, que não apenas vende, mas monta looks para suas clientes de acordo com seu estilo e tipo físico.
Tudo que uma mulher deseja ao entrar em uma loja para consumir, é sair extremamente satisfeita.
As possibilidades são muitas. Você pode abrir um brechó de moda infantil, as mães vão amar vestir seus pimpolhos com peças belas e bem cuidadas, afinal crianças crescem e perdem roupas tão rápido. Já existem grupos no Facebook voltados para vendas dessas peças, grupos de WhatsApp.
Você pode abrir um brechó masculino, porque não um de luxo voltado principalmente para executivos que necessitam variar seus ternos e amam um Armani, um Dior da vida?
O nicho plus size só aumenta, porque não um brechó plus size? Achar as fontes para a compra dessas peças, não é difícil. Dê um Google aí e descubra infinitas possibilidades de fornecedores e nichos dentro dos brechós.
Você não precisa começar com muito, você pode economizar bastante e começar aos poucos com uma loja online, mas lembre-se: NÃO SEJA MAIS UMA NA MULTIDÃO, faça a diferença!! Ofereça um serviço completo de venda com Consultoria de Imagem e, dispare antes de seus concorrentes.
Estudos comprovam que o mercado só irá crescer. O público que mais compra hoje é o que quer gastar menos. As pessoas estão entendendo que roupa e acessórios não são eternos e por isso precisam circular no guarda-roupa, mas como fazer isso sem jogar dinheiro fora e cair no consumismo desenfreado? Usando os brechós!
Existem uns inclusive que usam a moeda de troca, o antigo escambo. Você pode vender uma peça e receber como pagamento duas bem interessantes, que de repente, você até já tenha uma cliente na cabeça que sabe que vai pirar quando ver as peças.
Uma estratégia maravilhosa, mas para isso é preciso conhecer o perfil de seus clientes já fieis e conhecer o estilo de cada um.
A maior parte do crescimento dos brechós vem das vendas online, responsáveis por 25% do mercado, sendo os Millennials ( pessoas nascidas entre meados da década de 1985 e o fim dos anos 90, super conectadas ao mundo digital) e a Geração Z ( tão conectados ao mundo digital como os Millennials ) os maiores consumidores desse tipo de serviço.
Existem vários brechós online no Brasil, um deles é o Enjoei, que conecta pessoas que vendem e compram roupas, bolsas, sapatos e acessórios usados de diversas marcas e em bom estado. Um excelente exemplo para você cuidar de seu negócio e pesquisar o mercado.
Segundo levantamento realizado em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em um ano, aumentou de 68% para 81% o número de brasileiros que estão dispostos a adotar mais práticas de consumo colaborativo no seu dia a dia nos próximos dois anos.
A pesquisa mostra que em cada dez consumidores, seis (62%) compraram algum produto usado nos últimos 12 meses.
Entre os principais motivos para a adoção da prática do consumo colaborativo, é a oportunidade economizar dinheiro (45%), evitar o desperdício (44%), diminuir o consumo excessivo (43%), poupar energia e recursos naturais (34%) e poder ajudar outras pessoas (33%).
Certeza de que após ler esse artigo, não lhe restou nenhuma dúvida de que esse é um mercado em extrema ascensão e uma certeza de sucesso profissional. Excelente oportunidade para você, que é ou deseja ser uma Consultora de Imagem, “surfar nessa grande onda”!!
Agora o mais bacana, a Teacher Dany Padilla criou um novo curso especificamente voltado para VOCÊ abrir seu brechó, isso sem medo de errar. Um curso COMPLETO para você se tornar uma empreendedora de moda nesse nicho que só cresce!
Se interessou? É só chamar aqui no SAP do atendimento da Escola e vir fazer parte da família Escola de Estilo!
Clique nesse link 👉TSUNAMI FASHION 2.0 WORKSHOP ONLINE – GANHE DINHEIRO COM ESTILO
E venha participar do SUPER EVENTO que acontecerá nos dias 3 e 4 de Junho de 2023!
Um verdadeiro Tsunami de Conteúdo, um treinamento intensivo em moda, com base no método validado por números concretos, sem o achismo dos conceitos ou o “talvez” das teorias.
Para vencer neste jogo você precisa aprender 5 processos que são a base de tudo no mercado da moda:
✅ Posicionamento e Autoimagem.
✅ Técnicas de Estilo para Montagem de Looks Perfeitos.
✅ Planejamento e Transição de Carreira.
✅ Construção de Autoridade nas Redes Sociais.
✅ Comunicação Assertiva para Vendas de Moda.
Mas não perca tempo, as vagas são limitadas! Nesse evento a nossa Teacher Dany Padilla vai responder ao vivo todas as suas dúvidas sobre a profissão de Consultoria de Imagem/Personal Stylist.
É só clicar no link 👉 TSUNAMI FASHION 2.0 WORKSHOP ONLINE – GANHE DINHEIRO COM ESTILO
E garantir sua vaga por um precinho SURREAL de bom!
Beijo no coração!
Escrito por Carla Lúcia Braga/ Equipe Escola de Estilo