APRENDA AQUI AS MAIORES LIÇÕES DE ESTILO COM A CENTENÁRIA IRIS APFEL

Iris Apfel

Que alegria sentimos em poder comemorar o centenário de um ícone do nível Iris Apfel! Uma mulher que irradia alegria, que tem a moda no sangue e nos dá tantos exemplos a ser seguidos. Nosso artigo é mais que uma homenagem, uma comemoração pelo centenário de Iris, nosso artigo nos trás lições de vida. Aprenda aqui as maiores lições de estilo com a centenária Iris Apfel! 

Iris Apfel

São tantas frases, colocações de Iris Apfel, que vamos começar esse com uma delas, uma das citações que caracteriza toda sua personalidade única e toda sua originalidade: “Eu me visto para mim. Unicamente para mim. Espero que as pessoas gostem. Mas, se não gostarem, o problema é delas, não meu.” Não é maravilhoso? 

Iris Apfel

Que bom seria se todas as mulheres tivessem a confiança de viver dessa mulher tão…tão…FABULÁSTICA!! Essa entendeu tudo, entendeu que a moda é feita para nos nortear, para nos trazer e proporcionar ao outro, a quem nos rodeia, alegria. Alguém consegue olhar os looks únicos de Iris Apfel e não sorrir, ficar alegre?

Iris Apfel

Essa entendeu que a moda é volátil, exatamente como a vida, que não podemos controlá-la. Iris entendeu que a moda não foi feita para engessar ninguém, apenas para ajudar cada um, cada mulher a encontrar seu estilo próprio e ser feliz.  

É exatamente sobre isso, é sobre trazer alegria, modificação de vidas, empoderar mulheres, aumentar a autoestima daquelas que acham que a vida acabou, só porque já chegaram aos 40/50/60/70 anos e, não possuem uma profissão, ou amam moda e não se realizaram estudando por falta de oportunidade, de tempo, e por não acreditarem nelas mesmas…

Iris Apfel

…É exatamente por isso que nossa Teacher Dany Padilla criou a Escola de Estilo e, se tem alguém que entendeu que a vida só termina quando acaba (é pra ser redundante mesmo), que enquanto há vida há esperança e que perda de tempo é perda de vida, é a diva Iris Apfel.

Por isso hoje separamos algumas das muitas características de Iris, que deveríamos copiar, copiar sem a menor vergonha ou pudor, porque são características que garantem uma vida feliz.

Iris Apfel

Primeiro vamos entender quem é essa mulher tão especial, tão importante do mundo da moda. Nascida nos Queens em Nova York, no dia 29 de agosto de 1921, Iris Apfel cresceu desde sempre sob referências de moda. Seu pai trabalhava com joalheria e sua mãe tinha uma loja de roupas femininas.

Iris sempre diz que sua paixão pela moda veio da influência do trabalho de sua mãe, visto que apesar da loja ser de roupas, ela sempre enfatizou para Iris o poder de um acessório.

Iris Apfel

Formada em artes pela Universidade de Wisconsin, fundou uma marca bem-sucedida de tecidos, junto com seu marido Carl Apfel em 1948.

Iris Apfel

A fábrica de tecidos se destacou tanto, que fez parte da decoração da Casa Branca durante o mandato de nove presidentes dos Estados Unidos. Não só forneceu seus tecidos, como foi por todo esse período, a decoradora da Casa Branca e de muitas celebridades.

Iris Apfel

Em 2015 ficou viúva, seu marido Carl faleceu aos 100 anos.

A busca por tecidos exóticos, técnicas artesanais e inspirações durante o gerenciamento da sua empresa têxtil, só deixava Iris cada vez mais apaixonada pela moda, que na verdade foi sua primeira paixão, antes da decoração.

Iris Apfel

Entre 2005 e 2006, aconteceu o maior reconhecimento de Iris como ícone da Moda, Iris virou tema de uma exposição no Metropolitan Museum de Nova York. A princípio seria uma exposição com poucas peças, mas acabou se tornando uma exposição gigantesca com looks, acessórios e peças vintage, que são paixão na vida de Iris.

Iris Apfel

Além de ser um ícone da moda estadunidense, a empresária, designer de interiores e atualmente modelo agenciada pela IMG, tem verdadeira paixão por peças e acessórios oversized ( peças mais largas, folgadas) e peças statement (peças marcantes).

Iris é uma eterna fonte de inspiração para muitas fashionistas, que amam usar e abusar de maxi em brincos, colares, óculos e peças únicas, garimpadas em brechós. 

Iris Apfel

Uma das primeiras mulheres dos EUA a usar a calça jeans, porque uma mulher de personalidade forte como a dela, segura qualquer novidade, segura aderir qualquer inovação.

Além de seu talento, a fashionista faz misturas ousadas, pois acredita que “Se enfeitar, deixa o visual mais exclusivo, divertido e estimula a criatividade.” Mas Iris afirma que seu estilo nunca foi planejado, foi surgindo aos poucos, como de fato tem que ser, sem copiar a coleguinha ou tentar se enfiar em looks e peças que não a representa.

Iris Apfel

“Aprendi com minha mãe, que se você tiver um único vestido preto e os acessórios certos, você pode ter 50 vestidos diferentes”. Sábia ela, não é?

Não é a toa que chegou aos 100 anos irradiando alegria, luminosidade e contagiando à todos com seus mix de cores e seus looks criativos. Iris é tão querida que foi homenageada e virou Barbie. 

Iris Apfel

O jeito único de Iris, rendeu várias parcerias na Moda. Já inspirou coleção de maquiagem da M.A.C Cosmetics, fez campanha para a marca de bolsas Coach e protagonizou um documentário sobre a própria vida sob a direção de Albert Maysles

Iris Apfel

Aqui no Brasil, a atriz Nathalia Timberg teve a oportunidade de homenageá-la em um monólogo. Segundo os críticos, a peça é um elogio à liberdade de ser e de se expressar em qualquer tempo da vida.

“O que mais gostei é a maneira de ela ser e estar no mundo, com um senso muito grande de independência e liberdade.” (Nathalia Timberg)

Iris Apfel

LIÇÕES DE ESTILO COM IRIS APFEL

Ela Tem Seu Próprio Estilo

Claro que algumas pessoas, talvez a maioria, ache o estilo da Iris exagerado, dos looks que usa até a decoração do apartamento onde mora na Park Avenue, em Nova Iorque, mas ela garante, e vimos isso na frase inicial que colocamos aqui, que ela jamais se importou ou se importa com opiniões sobre seu estilo.

Iris Apfel
Iris Apfel em seu apartamento

Seu closet é uma mistura de peças de grandes estilistas com achados que garimpou em brechós, em viagens que fez ao redor do mundo. Iris ama peças vintage por entender que elas dão um toque todo especial em seus looks e os deixa únicos.

Excelente influência também para o consumo consciente, afinal pra quê comprar sempre peças novas com tanta coisa linda que pode ser reaproveitada nos brechós?

Iris Apfel
Iris em seu closet super colorido

“…Não estou fazendo nada violentamente diferente do que eu fazia há 50 anos.” ( Iris Apfel) Uma mulher de personalidade que mantém seu estilo e o problema é todo nosso se gostamos ou deixamos de gostar, ela está, é feliz, é isso que importa! Que super lição!

Uma Inspiração Para Muitas Gerações

Claro que o sucesso de Iris não é mérito apenas por conta do seu estilo de se vestir, é muito além disso, se trata de uma mulher com um posicionamento seguro, com autoestima nas alturas e isso é empoderador, é contagiante.

Iris Apfel

O tempo passou e Iris vem atravessando gerações, ela se tornou uma personagem da cultura pop. Iris Apfel tem admiradores de várias idades e tem seu rosto (com óculos e make coloridos) estampado em acessórios, bonecos e até nail art (arte nas unhas).

Iris Apfel
As gerações se inspirando no estilo Iris de ser

O carinho é notório, são mais de 1,9 milhões de seguidores no Instagram. Olhando essa mulher tão colorida, tão atual na moda dopamina ( Nossa Dany já falou sobre essa tendência em uma live ), tem como não se apaixonar por ela? Nós aqui da Escola de Estilo, AMAMOS! 

Iris Apfel

Ela Envelheceu Com Alegria e Leveza

Iris conta seu segredo para envelhecer é se manter ativa: “Envelhecer não é para os fracos. Você começa a desmoronar e precisa fazer o melhor possível para se manter firme. Acho que fazer coisas e se manter ativo é muito importante. Quando sua mente está ocupada, você não sente tanta dor. Graças a Deus, eu amo fazer coisas. Eu me sinto abençoada por ter todas essas oportunidades nessa fase da vida.”

Iris Apfel
Tem como não sorrir olhando essa foto? IMPOSSÍVEL!

Então você já sabe, mantenha-se ativa, cultive a felicidade, foque em conquistar seus sonhos, em transformá-los realidade e envelheça com qualidade! 

Iris Apfel
Você duvida que ela SEMPRE influenciará gerações?

Curtiu saber detalhes sobre esse ícone da moda e da alegria de viver? Esperamos que sim, afinal esse é nosso objetivo, contribuir para ajudar VOCÊ a crescer e realizar seus sonhos. Nunca se esqueça de que jamais será tarde, o espetáculo só acaba quando as cortinas se fecham! 

Deixe seu comentário no campo abaixo e peça qual tema gostaria de ler em nosso blog. Escola de Estilo sempre se empenhando em trazer o melhor da moda e do empreendedorismo feminino para VOCÊ! 

Clique no botão amarelo no alto da página, e assista a aula grátis que nossa Teacher Dany Padilla, preparou especialmente para VOCÊ!

Beijos de toda equipe Escola de Estilo

Escrito por Carla Lúcia Braga – Equipe Escola de Estilo

 

 

Confira outras matérias

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Última Chance >>> o preço vai subir

O valor do curso completo de Personal Stylist vai subir no dia 1º de Outubro.

Por isso, se você ainda não está inscrita, preste muita atenção, pois será o último momento que você terá para garantir a vaga pelo valor atual