Olá!! Atenção lojistas de moda – Resumo dos desfiles das semanas internacionais de moda. Elas começaram no início de janeiro e terminaram dia 09/03. Se você trabalha com moda, é lojista, consultora de imagem, personal stylist, ou pretende trabalhar com moda, você sabe a importância dos grandes desfiles, eventos do mundo fashion para seu aperfeiçoamento.
Quem trabalha com moda, não importa o setor, sabe o quanto é fundamental estar antenada à todas as novidades que surgem no mercado. São os desfiles, os lançamentos das grandes grifes, que definem o produto final, o que vem para as ruas, para as vitrines, o que será ou não sucesso de vendas nas lojas.
Por isso a importância de VOCÊ lojista, estar sempre ligada nas tendências. Importante para VOCÊ consultora de moda estar sempre atualizada a tudo que acontece no mundo da moda, para assim dar o seu melhor para suas clientes.
Por isso que a Escola de Estilo se preocupa em colocar você, profissional da moda, por dentro de tudo, afinal o que seria do seu estoque, cara lojista, se você não tivesse um “norte” para se orientar na hora da compra. Estar sempre informada com as tendências, pode determinar o sucesso de vendas de sua loja ou o fracasso.
Então, vamos jogar com todas as cartas para evitar que seu estoque de outono/inverno “encalhe” em sua loja? Foque aqui, leia até o final, porque são as grandes grifes, os grandes desfiles, que nos comunicam, comunicam ao mundo o que estará em alta e garantem assim, o seu sucesso nas vendas.
Por conta da pandemia, a maioria dos desfiles aconteceram de forma online e, consequentemente, acabaram ficando mais acessível ao público. As semanas de moda estiveram disponíveis tanto no YouTube, como nas próprias redes sociais das grifes.
Hoje trouxemos um pouco de tudo, um mix com as mais fortes tendências que estarão em alta no Outono/inverno de 2021, pra você investir sem medo em seus estoques e nas dicas que você, consultora de imagem, pode começar a pensar em dar aos lojistas de sua cidade e à suas cientes, montando looks bem moderninhos com o que estará em alta.
Além da relevância para o mundo fashion, há ainda a questão financeira. Apenas a London Fashion Week movimenta cerca de 269 milhões de libras esterlinas, o que equivale a R$1.9 bilhões. Observe a importância e o poder que os eventos de moda têm na carreira de tantos profissionais, por isso nada mais previsível do que a grande expectativa pela divulgação do calendário dos desfiles.
As grifes que optaram pelos eventos presenciais, não tiveram a presença de público, mas vamos ao que interessa? Vamos conferir quais as tendências mais fortes que você pode começar a investir? Entre as Semanas de Moda de Milão, Paris, NY, Londres… Trouxemos os principais acontecimentos…
Na Semana de Moda de Milão, desfilaram Ermenegildo Zegna, Prada, que trabalhou pela segunda vez em parceria com o estilista Raf Simons. Na semana de moda parisiense aconteceu sem a presença de público e com transmissão pela internet. Quem abriu o evento foi a Berluti, enquanto a Céline ficou responsável pelo encerramento.
O evento (PFW) trouxe o estilista Sterling Ruby. No entanto, nem todos os importantes nomes da alta costura estiveram presentes. A dupla Tamara Ralph e Michael Russo (a grife Ralph & Russo), não estiveram presente no evento por conta da pandemia.
A Semana da Moda de Nova York durou apenas 2 dias, por conta da pandemia. Entre 19 e 23 de fevereiro foi a vez da Semana de Moda de Londres.
A semana de moda de Londres foi em formato digital e sem Victoria Beckham. Começou com desfile da Burberry, que enviou para os convidados uma cadeira como forma de convite. A ideia é relaxar e assistir à apresentação, de forma digital, no conforto de casa, mas com um toque da marca inglesa… Que fofo e criativo!!
A versão digital dos desfiles, permitiu que as pessoas com menos recursos financeiros, assistissem a esses eventos de moda sem precisar gastar uma fortuna. Nem tudo é tristeza, não é? Mesmo no meio da pandemia, devemos manter o foco no que é bom.
No NYFW, assim como na edição passada, vários nomes relevantes ficaram de fora. Entre eles, Ralph Lauren, Tommy Hilfiger, Marc Jacobs, Michael Kors, Pyer Moss, Tory Burch, Brandon Maxwell e Christopher John Rogers.
As Trends Que Mais Se Destacaram Nas Semanas De Moda
Muito Brilho – Apareceu nos tecidos metalizados, peças bordadas com lantejoulas, paetês e outros detalhes; Proporções maiores – Muitas grifes trouxeram volume, mangas bufantes, babados e outros detalhes nas peças, deixaram bem claro que as proporções aumentadas e o estilo comfy, seguem fortes. E por fim a transparência, que marcou presença de tecidos como tule e organza.
Destaque Das Grandes Grifes
Chanel – A Chanel trouxe uma espécie de mini coleção Primavera/Verão 2021 (sim, ainda para esse ano), inspirada no Rio de Janeiro, em especial, Copacabana. A marca francesa faz uma homenagem a um dos bairros mais charmosos do Brasil. A coleção trouxe os grafismos do calçadão em roupas e acessórios, num astral bem tropical – e já está disponível nas lojas da marca aqui e no mundo!
Foi a grande protagonista do segundo dia da semana de alta-costura. A francesa Chanel, trouxe para a passarela um mood boêmio mais intimista e festivo, digno de um casamento no Mediterrâneo. Passando pelas roupas que já fazem parte do universo da grife, como o colete feito de tweed.
Ganni – A queridinha das fashionistas ao redor do globo, é uma das principais marcas que desfilam na semana de moda de Copenhagen. Com uma identidade mais moderna e espalhando o estilo escandinavo no mundo, a marca fez um belo desfile.
Chloé – Em um dos desfiles mais aguardados desta PFW, Gabriela Hearst estreou como diretora criativa da grife. Uruguaia, a designer homenageou suas raízes com grandes ponchos de golas modernizadas, decorados com franjas. O resultado é uma coleção que tem um toque de boemia da Chloé.
Issey Miyake – As cores e formas orgânicas da natureza inspiraram o estilista Satoshi Kondo para a nova coleção da grife japonesa Issey Miyake. O ponto alto fica por conta dos plissados, que formam curvas e ondulações, detalhe que lembra a água em movimento.
Schiaparelli – A coleção levou a alta-costura para um outro nível nesta coleção, saindo totalmente do óbvio e trazendo um toque surrealista para as roupas e acessórios.
Dior – Christian Dior, comandada pela diretora criativa Maria Grazia Chiuri, trouxe misticismo como tema central. Apresentada de forma totalmente digital, assim como todas as outras participantes, a história do tarô, foi inspirada nas cartas Visconti do século 15.
Valentino – Outra grife que se destacou no segundo dia da semana de alta-costura, foi a Valentino, que surpreendeu a todos com uma coleção que realmente soava algo novo. O diretor criativo da casa italiana, Pierpaolo Piccioli, mostrou que a velha ideia de alta-costura já era ultrapassada demais. Apresentou uma produção menos conceitual e mais usável para os tempos atuais.
O brilho metalizado cruzaram com peças mais “minimalistas” e sofisticadas. Na cartela de cores, tons de rosa, verde neon, laranja e amarelo contrastando com outras tonalidades mais neutras.
Fendi – A marca mais aguardada do terceiro dia de desfiles era a Fendi, que trazia não só uma, mas duas estreias. A primeira e mais esperada delas era a primeira apresentação do novo diretor artístico, Kim Jones, que ficou com a missão de assumir o posto antes de Karl Lagerfeld. A segunda estréia era de Lili Moss nas passarelas, filha da lendária top model Kate Moss que dividiu a ocasião com nomes de peso como Demi Moore, Naomi Campbell e claro, a sua própria mãe.
A inspiração para essa coleção da Fendi veio da literatura, mais especificamente do romance de 1928 da inglesa Virginia Woolf. Assim como a Valentino, a marca trouxe peças estruturadas da alfaiataria masculina, mas sem perder a essência feminina.
Armani – A Armani trouxe a alfaiataria com tecidos brilhantes e ombros mais dramáticos, enquanto os seus vestidos de tule apresentavam um toque de transparência com bordados mais delicados.
Curtiu se atualizar com todas as trends apresentadas nas mais importantes semanas de moda do universo moda? Fique ligada aqui com a gente, porque o blog está cheio de conteúdo de qualidade para ajudar VOCÊ a alcançar seu objetivo de trabalhar com máxima excelência na moda.
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Um beijo carinhoso de toda Equipe Escola de Estilo
Escrito por Carla Lúcia Braga/Equipe Escola de Estilo