SAIBA TUDO SOBRE A MARCA NOVA-IORQUINA CALVIN KLEIN

Capa

Olá! Hoje vamos falar de uma grife que se destacou ao longo dos anos por ter como seu criador, um estilistas que trouxe para o mundo da moda peças que se tornaram clássicas! Saiba tudo sobre a marca Nova – Iorquina Calvin Klein. A grife que se transformou sinônimo de casualidade conquistando seu lugar de destaque no universo fashion.

Calvin Klein
Calvin Klein

Conhecer a história da moda e dos estilistas que marcaram esse universo, é essencial para os amantes e profissionais desta área. Acompanhe nossa série de artigos com todas as grandes grifes.

Toda quinta-feira publicamos um artigo falando de uma marca, porque a Escola de Estilo faz sempre tudo com muito carinho para VOCÊ!

CALVIN KLEIN

Calvin Richard Klein, nasceu no dia 19 de novembro de 1942, no Bronx – Nova York/EUA, em uma família de origem judaica. Ele demonstrou interesse pela moda desde cedo, adorava acompanhar sua mãe nas compras de roupas e aprendeu a costurar e a desenhar sozinho.

Logo começou a vestir as bonecas da irmã, para depois se aventurar a fazer vestidos para a mãe, e para isso utilizava uma máquina de costura que a avó o ensinou a usar.

Calvin Klein
Calvin Klein atualmente

Em 1962, ele se formou pela Fashion Institute of Technology (FIT), uma das mais renomadas faculdades de moda americana, onde havia conseguido uma bolsa de estudos.

A marca Calvin Klein surgiu em 1968, quando o estilista lançou uma coleção com peças masculinas composta por casacos, paletós e capas que vendia para lojas de departamentos. Logo as criações chamaram a atenção do presidente da loja Bonwit Teller, Don O’Brien, que decidiu investir na marca.

Calvin Klein
Calvin Klein deu início a sua grife com produtos masculinos e os comercializa até hoje

O executivo fez uma encomenda que chegava a US$ 50 mil, uma quantia considerada muito alta para a época, principalmente porque Calvin Klein estava apenas começando sua carreira. Depois disso, a marca deslanchou! Surgia assim a marca CALVIN KLEIN na cidade de Nova York.

Inicialmente a nova grife vendia suas criações em pequenas quantidades para grandes e badaladas lojas de departamento.

Calvin Klein
Um dos desfiles da grife Calvin Klein

O maior reconhecimento viria em 1973, quando o estilista entrou para a história do mundo da moda ao receber o prestigiado prêmio Coty Award, o qual viria a conquistar novamente em 1974 e 1975. Em 1977 o sucesso da marca era traduzido em um faturamento superior a US$ 30 milhões.

Neste momento a marca iniciou o licenciamento para estampar a CALVIN KLEIN em sapatos, lenços, cintos e até óculos.

Calvin Klein

No final dessa década o nome CALVIN KLEIN começou a ser reconhecido no mundo todo. Hoje a marca, cuja loja matriz é situada em Nova York, é uma das grifes mais famosas do mundo.

“A moda está em constante mutação, porém minha filosofia é sempre a mesma: criar roupas realmente modernas que façam as mulheres ficarem realmente bonitas.” Calvin Klein.

Ícone da moda americana, com um faturamento de mais de 5 bilhões de dólares anuais, Calvin Klein é hoje muito mais que uma grife de moda, é um estilo de vida.

Calvin Klein
Os desfiles temáticos da Calvin Klein

Graças ao sucesso estrondoso com vestuário, acessórios, artigos de decoração, perfumes, jeans… Mais do que vestir, é possível viver literalmente a experiência da marca.

Pensar em Calvin Klein é o mesmo que pensar em uma moda urbana e prática. Gola rolê, saias de couro, sapatilhas, botas, acompanhadas por pouco brilho e acessórios discretos.

Calvin Klein

As peças de Calvin Klein se destacaram pelo estilo minimalista. O estilista sempre deixou claro que não gostava de peças femininas com babados ou muitos detalhes.

Suas peças prezam pela simplicidade e pelo conforto. Sempre foi muito exigente quanto à qualidade dos tecidos, à modelagem e ao acabamento, inspirando-se no guarda-roupa masculino para criar suas coleções para as mulheres.

Calvin Klein

Mantendo-se fiel ao minimalismo, uma das principais criações do estilista foi a sua linha de JeansWear, que se tornou um clássico da moda. A atitude de colocar as calças jeans em um desfile foi considerada ousada, pois esse tecido não era muito utilizado pelas grandes grifes.

Certamente Calvin Klein contribuiu muito para que o jeans ganhasse cada vez mais espaço neste universo.

Calvin Klein
Brooke Shields na super campanha da calça jeans da marca

As calças jeans Calvin Klein, atingiram seu auge na década de 1980, quando a atriz Brooke Shields protagonizou uma campanha da marca. A grife chegou a vender 400 mil peças por dia.

No entanto, a marca também acabou sendo um sucesso entre os homens e mulheres ao lançar a Calvin Klein Underwear, sua linha de roupas íntimas.

Calvin Klein
Calvin Klein na lingerie feminina

A cueca com o elástico escrito Calvin Klein é um clássico no mundo da moda. Com design inovador e inconfundível, as calcinhas e cuecas CK são extremamente confortáveis e carregam o nome da grife gravado no elástico da cintura.

Calvin Klein
As campanhas ousadas da grife

Em um segundo momento, vislumbrando uma oportunidade de expansão de sua marca, Klein começou a investir em diversos segmentos e lançou uma coleção de roupas esportivas, fora uma linha de calças jeans com preços mais acessíveis.

Calvin Klein
Kate Moss. Christy Turlington e Calvin Klein ao centro da foto

Além de se transformar numa das maiores potências da moda americana, ao lado de Ralph Lauren e Donna Karan, a empresa Calvin Klein passou a chamar a atenção do público e da imprensa também por suas pioneiras estratégias de marketing e suas ousadas campanhas publicitárias, que em geral são campanhas sexys, originais e polêmicas.

Calvin Klein
As campanhas sempre com um certo toque sensual

A fim de diversificar os produtos de sua grife e alcançar um público menos abastado, Calvin Klein atropelou a concorrência com suas irresistíveis fragrâncias: Obsession (1986), Escape e Eternity (1988) e o inesquecível CK One (1994), primeiro perfume unissex do mercado, cujo mote “Be Good. Be Bad. Just Be”(Seja bom. Seja mau. Apenas seja.), refletia a postura, a atitude e a emoção dos jovens da época.

Hoje a marca bilionária vende roupas, perfumes e acessórios para o mundo inteiro, produtos que são sonho de consumo para muitas pessoas.

Calvin Klein
Primeiro perfume lançado pela Calvin Klein, O Obsession (1986)

Suas campanhas publicitárias sempre recebem atenção especial de agências que têm como missão deixar explicita sua imponência no mercado mundial.

As roupas têm um público seleto e exigente, por isso o designer tende sempre a inovar a cada coleção. A grife tem lojas em mais de 100 países, incluindo diversas unidades no Brasil, geralmente instaladas em luxuosos shoppings centers.

Calvin Klein
Uma das lojas da grife no Brasil

Após a saída um pouco conturbada do último diretor criativo da grife Raf Simons, a marca anunciou em 2019 que não substituiria o diretor e acabaria com a linha conhecida como Collection.

Isso marca também o fim do ready to wear da marca, com o fechamento das filiais em Nova York e Milão, resultando na demissão de 100 funcionários e o adeus às passarelas.

Calvin Klein encerra sua linha especial para as passarelas. Esse foi o último desfile em 2019

Isso quer dizer que desde 2019 a marca nunca se voltou tanto para a produção do jeans e underwear, que são seus produtos “best-sellers”. 

Escrevemos esse artigo em uma semana bem peculiar. Por um acaso, Calvin Klein foi vítima de um boato que se espalhou pela internet essa semana, causando bastante irritação em seus fãs e seguidores.

Segundo a fake news propagada no dia 15/02/2021 (isso mesmo, só tem 3 dias), Calvin Klein teria falecido, mas graças a Deus isso não é verdade, ele está bem no alto de seus 78 anos.

Calvin Klein
Calvin Klein presente no carnaval carioca

Calvin Klein casou-se duas vezes. A primeira com Jayne Centre Klein, em 1964. O casal teve uma filha, Marci Klein, que acabou se tornando produtora de televisão na NBC.

O segundo casamento foi em 1986, com Kelly Rector, que era graduada em moda e trabalhava na empresa de Klein na época. O casal se divorciou em 2006, embora ainda sejam amigos

Calvin Klein
A filha de Calvin Klein, Marci Klein é casada com o ator Alec Baldwin

Calvin Klein frequenta muito o Brasil, principalmente o Rio de Janeiro, onde já teve um apartamento de frente para o mar, no Arpoador. Calvin tem amigos na cidade e sempre que pode visita o Rio.

Entre suas idas e vindas, já prestigiou o reveillon, o carnaval no Sambódromo da Marquês de Sapucaí (foto mais acima), ensaios de escolas de samba, entre outros eventos cariocas.

Calvin Klein
Calvin Klein andando pela orla do Arpoador

Você sabia disso? Bacana saber detalhes da vida desse ícone da moda e dessa grife tão querida, não é mesmo? Inclusive temos aqui em nosso blog, diversos artigos sobre grifes, vale a pena conferir!

Agora que você já sabe o que vem por aí, é só ficar de olho no nosso blog e acompanhar os próximos artigos das próximas grifes!

Clique no botão amarelo para assistir a aula grátis que nossa Teacher Dany Padilla preparou para você! Como sempre, está FABULÁSTICA!!!

Um beijo da equipe Escola de Estilo

Escrito por Renata Berti/Equipe Escola de Estilo

Edição: Carla Braga/Equipe Escola de estilo

Confira outras matérias

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo