COMECE A VENDER SEU ESTOQUE ENCALHADO JÁ!

Estoque

Passamos pela pior crise dos últimos anos com a pandemia e é claro que afetou a economia em geral. Não existe um lojista que não tenha sido atingido de alguma forma. Para os lojistas de moda, principalmente para os poucos que ainda não utilizam a internet para a venda, a maior dificuldade é sem dúvida investir em um estoque e vê-lo parado. Hoje trouxemos um artigo especial para você lojista de moda! Comece a vender seu estoque encalhado já!

Graças a Deus aos poucos estamos voltando a vida normal, voltando ao nosso cotidiano, mas ainda existem lojas, principalmente as físicas, que ainda estão enfrentando dificuldade financeiras.

Quem tem loja sabe que os produtos nem sempre saem com rapidez e naturalidade, que dirá depois de uma pandemia que resultou em tantos desempregos. Para evitar que seu estoque fique parado, leia este com atenção e salve-o! 

Estoque parado

1 – Planejamento

Se você quer ter sucesso, ESTUDE, conheça sua demanda. Planejamento é a palavra mais importante na vida do lojista de roupas, na verdade planejamento é fundamental para tudo na vida, ou quase tudo. Você precisa saber como preparar o estoque para melhor atender seu cliente.

Lojistas precisam ter uma boa ideia de quais produtos devem investir mais, comprar em quais quantidades para garantir que o público seja atendido e que não sobre peças. Foque nas dicas seguintes.

2 – Repense o layout da sua loja

Às vezes o cliente está disposto a comprar o produto, mas não encontrou em sua loja ou não sabia que era vendido. Se em sua loja nem todos os produtos estão expostos o tempo inteiro, promova um “rodízio” na vitrine, nos manequins de dentro da loja, para que todos sejam vistos pelos clientes.

Que ele possa encontrar com facilidade os produtos que procura, bem como os tamanhos das peças. Use como uniforme de seus vendedores, as peças que você vende na sua loja. A propaganda é a alma de todo negócio.

ESQUEÇA o uniforme para seus vendedores, o famoso avental! Coloque seu staff com suas peças, é uma excelente oportunidade de propaganda. Deixe o avental para os estabelecimentos alimentícios, para as papelarias, lojas de bijuterias,…

Lembre-se das marcas badaladas e atuais: Animale, Amissima, Agilità, EVA… Todas as vendedoras usam as roupas das lojas, isso atrai demais o público e acredite, é uma excelente estratégia de venda. Esqueça o avental com o logo da loja por cima da calça jeans + t-shirt básica, coloque seu staff com suas peças.

Planejamento
Planejamento é fundamental!

3 – Venda Online

Use todos os canais disponíveis para fazer girar seu estoque. Não existe lugar mais adequado e ATUAL que a Internet, a venda online. Divulgar sua loja por meio das redes sociais, como o Facebook, Instagram, WhatsApp, Telegram,.. Além de custo ZERO, tem um alcance enorme de clientes.

Crie grupos no Telegram e WhatsApp com dicas de looks usando as peças de sua loja. Use e abuse de todas as redes sociais, o negócio é não ficar parado!

Comprar na internet além de ser prático, é terapêutico, é um lugar de preenchimento de uma carência social (natural), que surgiu com esse isolamento forçado que passamos, um novo hábito. 

4 – Faça liquidações

Promoções e mais promoções. Algo do tipo compre duas T-shirts e leve 3. Compre uma blusa e leve um brinco de brinde. Lembre-se que o feito é melhor que o não feito e o foco agora é movimentar seu estoque, transformar as peças paradas em “dim dim, money, tutu, mufunfa…dinheiro!!

Uma dica: O mês de agosto é um excelente período para fazer uma queima de estoque já anunciando as tendências que estão chegando para a primavera/verão, assim como final de fevereiro, anunciando o que vem chegando para o outono/inverno…

Moda

Faça seus planos com antecedência e comece a propaganda na internet, boca a boca com os amigos, e-mail para os clientes fiéis… Mesmo que o lucro seja pequeno, é melhor que nada.

Comece liquidando as peças de tendências, ou seja, aquelas que você não tem garantia de que estarão em alta nas próximas temporadas. Segure as peças tradicionais e atemporais e continue vendendo-as nas estações seguintes, como por exemplo calças jeans, peças de alfaiataria, peças de cores neutras que caem bem com qualquer combinação de cores.

5 – Contrate um Consultor de Imagem, ou faça você o curso de Consultoria de Imagem e dê a seus clientes um atendimento diferenciado

Lembre-se que não existe profissional no mercado da moda, que entenda mais de estilo que a CONSULTORA DE IMAGEM! Estudamos para compreender o estilo de cada pessoa e o comportamento das tendências no mundo da moda.

A Consultora de Imagem é a profissional capacitada para treinar sua equipe, seus vendedores, ajudando-os a dar dicas de como montar looks para cada tipo de corpo e estilo de comprador. Esse profissional é capacitado para dar dicas de looks assertivos. Imagina que bacana você dar esse tratamento personalizado aos seus clientes… Hum?!

Redes sociais

6 – Crie clubes de fidelização

Algo bem legal e que vem sendo usado por algumas lojas, são os clubes de fidelização de clientes, onde se faz um cadastro do cliente e ele pontua a cada compra, podendo converter os pontos posteriormente em descontos para as próximas compras. Todo mundo gosta de ter vantagens na hora de comprar. Fazendo esse cadastro com seus clientes fiéis, você só tende a melhorar o seu relacionamento com seu público.

Lembre-se, AQUI na Escola de Estilo, você aprende no Curso de Consultor de Imagem, além de técnicas de estilo, estratégia de vendas e tudo sobre como alavancar suas vendas pela internet. Seja um aluno da Escola de Estilo Dany Padilla e garanta o sucesso de suas vendas, em todas as estações do ano!

Clique no botão amarelo e assista a aula gratuita, que nossa Teacher Dany Padilla preparou pra VOCÊ com todo carinho! 

Um beijo carinhoso de toda Equipe Escola de Estilo

Escrito por Carla Lúcia Braga/ Equipe Escola de Estilo

Confira outras matérias

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo