COMO BUSCAR TENDÊNCIAS DE MODA

Capa

Existe muita tecnologia para a disseminação de qualquer conteúdo, mas acabamos passando boa parte do tempo tentando selecionar aquilo que é realmente importante para nós. Infelizmente, existem muitas informações na internet, que são duvidosas. Então como buscar tendências de moda reais para nos mantermos antenadas? Nesse artigo, lhe damos os passos certos para ajudá-la a acompanhar as tendências com referências seguras, ok?

Tendências de moda

Vamos Começar Entendendo Como Surgem As Tendências

São tantas tendências “pipocando” no mundo da moda, que ficamos confusas em discernir quais de fato são reais. Se você trabalha no universo da moda, com certeza você está acostumado com a palavra TENDÊNCIA e sabe do que estamos falando.

Antes de ajudar você a descobrir como buscar tendências em fontes seguras, vamos lhe contar como nascem as tendências de moda, de onde eles surgem até chegarem as vitrines.

Tendências

Leia até o fim porque o conteúdo é muito importante para você que trabalha ou deseja trabalhar com moda, deixando claro que LOJISTAS  e CONSULTORES DE IMAGEM, precisam estar sempre antenadas (os) com as tendências. Atualize-se!!

As tendências são expressões que transmitem os desejos e vontades das pessoas em todos os núcleos da sociedade, desde o núcleo do consumo até o núcleo do comportamento. Nada mais são do que uma forma de compartilharmos nossos objetivos, nossos valores e nosso estilo…

Tendências

É uma das formas de interagirmos socialmente. Antes de irmos mais a fundo, vamos lhe apresentar os principais tipos de tendências.

Tipos De Tendências

Entenda que não existe apenas um tipo de tendência, elas estão divididas de várias formas. Existem tendências locais, regionais ou mundiais. Na moda usamos dois termos para classificarmos as possíveis formas de consumo: As Macrotendências e as Microtendências. Vamos a elas:

 – As Macrotendências
Chamadas de tendências de fundo ou macrotendências. Exercem influência sobre a sociedade por grandes períodos de tempo, chegando até uma década em alguns casos. Essa longa duração é fundamentada em uma influência global, uma influência de maior alcance.

Dentro das macros, estão as tendência dos clássicos que demoram para sair de moda e são repaginados a cada nova temporada de moda. Exemplo de macrotendências atuais: A tecnologia, sustentabilidade, o movimento sem gênero e o feminismo. Observe que está muito ligada ao comportamento social.

Tendências

– As Microtendências
São mudanças que exercem influência sobre a sociedade no dia a dia. Com duração inferior às macrotendências, elas tendem a ter um ciclo de cerca de 3 a 5 anos ( no máximo). Podem ser roupa, acessórios como calçados, bolsas, cintos, bijoux, óculos, lenços, moda praia… Podem ser também tipos de material usados na fabricação dessas peças citadas.

As microtendências são o raciocínio que movimenta a indústria da moda e que cria a conexão com nossos gostos de compra. Se tratando de Consultoria de Imagem e Comércio de moda, podemos dizer que essas tendências são as imediatas, as que “definem uma vitrine”.

Foco nisso, porém NUNCA se esqueça de estudar as macro, porque é delas que saem as micros, como um subnicho. Exemplo de microtendências atuais: A pantacourt, o metalizado, a calça cargo, tramas naturais, o tie dye, os brincos assimétricos, os delineadores coloridos…

Tendências

Como Buscar Tendências Reais De Moda 

1 – Revistas Sérias e Renomadas de Moda

Vamos começar com uma bem confiável e renomada, A Vogue. A Vogue, com certeza, é a revista mais importante de moda, presente em mais de 90 países.

Outra bem importante é a Elle, uma grande revista de moda feminina. A Elle teve origem na França e “nasceu” na década de 1940.

Falando de revistas brasileiras, temos a Estilo e a Glamour. São revistas que abordam outros temas além da moda, porém em termos de tendências, estão sempre bem atualizadas e são uma forma prática e rápida de se manter antenada.

Tendências

2 – Acompanhe os Melhores Blogs 

É possível encontrar na internet uma infinidade de blogs voltados para a moda. Achar as melhores opções, se torna uma tarefa um pouco complicada, já que existe uma grande chance de cair em endereços não muito confiáveis.

A dica que lhe damos é: Procure blogs de pessoas renomadas, reconhecidas do mundo da moda. Personalidades que você conheça bem, que acompanhe no Instagram, no Facebook, no Pinterest… Pessoas que trabalham com moda e já tenham uma estrada no mundo fashion.

Tendências
Um exemplo de blog sério, o da Costanza Pascolato

E é claro que super recomendamos nosso blog, esse mesmo que você está lendo esse conteúdo, porém o blog da Escola de Estilo é muito mais que um blog de microtendências. É um blog que sempre entrega à você matérias sobre as carreiras de moda (destaque para Consultoria de Imagem e Lojista de Moda), matérias sobre autoestima, negócios físicos e online de moda…

…História da moda, as lives cheias de conteúdo de moda e empreendedorismo que nossa Teacher fabulática nos trás, marketing pessoal, estratégias para se lançar com segurança nesse mercado fashion… Enfim, muita coisa!

Tudo de fontes seguras e muito bem pesquisadas, estudadas. Em nossos conteúdos, você pode confiar, porque a Escola de Estilo lhe garante isso!

Tendências
Nosso blog. Isso mesmo, esse que você lê esse artigo nesse momento 😁

3 – Influenciadoras De Moda

Infelizmente, nem sempre as pessoas estão com paciência para ler grandes textos em blogs. Infelizmente porque a leitura é cultura e cultura é ensinamento, ninguém pode lhe tirar o que você aprende.

Algumas pessoas buscam apenas as redes sociais mais rápidas, exemplo o Instagram, que já é um dos aplicativos mais usados pelas influenciadoras digitais de moda.

Tendência

As atualizações por lá, costumam ser também frequentes e as ideias de looks e produções, são fonte de inspiração inesgotável. A dica é a mesma que demos para seguir os blogs, busque perfis de influenciadoras renomadas e respeitadas no mundo da moda.

Isso você descobre fazendo uma breve pesquisa no Google. Apenas digite: “As melhores influenciadoras de moda brasileira e internacional”… Prontinho, já vai poder seguir as mais sérias e comprometidas desse universo.

Tendências

4 – Utilize Apps Sobre O Tema

Neles você encontra informações do mundo fashion como resenhas, notícias e entrevistas, além dos looks inspiradores. Ter aplicativos desse segmento é uma ótima opção!

Abaixo, Duas Opções Para Você Seguir:

Style.com
Nele dá para acompanhar tudo sobre os desfiles das grandes grifes destaque da semana, tudo com resenhas e fotos. Os arquivos guardam material desde o ano 2000 até os dias de hoje. Sem falar que o endereço oferece acesso a notícias e tendências atuais do mundo fashion.

Tendência

Pose
Essa é uma rede formada por fashionistas, na qual é possível encontrar muitos looks do dia. Nele, é possível pesquisar milhares de estilos para o dia a dia, e ter acesso a algumas marcas podendo inclusive comprar peças pelo próprio aplicativo. É o aplicativo fashion mais famoso da atualidade.

Tendências

Todas as dicas citadas, são excelentes ferramentas para serem usadas tanto por consultoras de imagem, personal stylist, estilistas, modistas, costureiras… Como também por lojistas de moda. Tudo que citamos acima, é atualizado e sério. É muito importante para VOCÊ, que trabalha com o universo da moda, tomar bastante cuidado com as fontes que busca se atualizar. Por isso, nós aqui da Escola de Estilo, nos empenhamos em trazer todos os dias conteúdo atualizado e sério para sua evolução profissional, consequentemente, sua evolução pessoal.

Clique no botão amarelo e assista a aula grátis que nossa Teacher Dany Padilla preparou para você! Está fabulástica!!

Um beijo de toda equipe Escola de Estilo

Escrito por Carla Lúcia Braga/Equipe Escola de Estilo

 

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Live

Parabéns! você GANHOU uma mentoria de 2.997,00 com Dany Padilla

Restam poucas vagas nessa condições! Aproveite agora.