Olá!! Vamos a um passo a passo de como começar um E-Commerce do zero? Vamos com todas as etapas necessárias para a criação de seu negócio online e assim poder ajudar você a ter as ações mais assertivas possíveis, para ter um negócio de sucesso! Vamos?! É sim ou sim?!
Você conhece alguém que não tenha um smartfone? Alguém que nunca tenha feito uma comprinha online? Se não você, algum amigo, um parente já fez. Essa modalidade de consumo só vem aumentando com a vida moderna, principalmente depois dessa pandemia onde todos fomos literalmente forçados a nos isolarmos.
Comprar online se tornou algo fundamental, visto o período que passamos trancados e a necessidade natural de consumo, inclusive de alimento. Depois de fazer a primeira compra on-line, muitos acabaram aderindo de vez a essa prática.
A cada dia cresce mais o número de YouTubers, influencers e grandes e-commerce, deixando claro a força que a internet exerce na vida moderna.
“N” motivos, fazem uma pessoa querer abrir um E-Commerce, pode ser para adquirir independência profissional, gerar uma renda extra ou simplesmente realizar um sonho de ter um comércio. O fato é que ter um negócio online É SIM um negócio muito lucrativo.
Claro que para começar um negócio, qualquer negócio, as dúvidas aparecem e é por isso que trouxemos um passo a passo de como começar um e-commerce do zero com mais chances de acertos que erros, ok?
Vamos ao Passo a Passo
1 – Defina Seu Nicho
Fundamental escolher muito bem sua área para atuar. Escolha algo que você domine, que tenha autoridade de conhecimento. Não faz sentido, e tem tudo para dar errado, você se aventurar a vender por exemplo chocolates artesanais se o seu forte é fazer salgados, percebe?
Você precisa ter em mente que é fundamental gerar conteúdo na internet (que será seu canal de venda) de qualidade, afinal muitos querem vender algo na internet, então quanto mais interessante e diferente seu negócio se mostrar, mais você atrairá público.
2 – Analise Com Atenção a Concorrência
Ao escolher seu nicho para atuar, é importantíssimo fazer uma análise sobre sua concorrência. Antes de começar a investir qualquer grana em um negócio online, veja quem são seus maiores concorrentes. Caso você pretenda ter uma loja virtual de roupa feminina, precisa estar ciente que concorrerá com grandes e-commerce de vestuário feminino.
Sabendo disso, se você optar por se especializar em vender moda para o público plus size, por exemplo, você já se destaca por não ser um nicho tão popular quanto o feminino em geral.
3 – Escolha Sua Plataforma
O ideal é sempre fazer um site ou blog para concentrar todo seu conteúdo. Quando algum cliente ou futuro cliente tem alguma dúvida em relação a qualquer assunto, o primeiro local de busca é o Google e o segundo YouTube.
Então se você quer que o seu negócio virtual tenha sucesso, é fundamental investir nessas duas principais plataformas, ou pelo menos no Google.
4 – Use Suas Redes Sociais
Não precisa estar em todas as mídias sociais, mas o sucesso do seu negócio online, depende de que você esteja nas redes que fazem sentido para o seu público alvo. As opções hoje em dia de redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Telegram, Pinterest, Tik Tok, Linkedin, WhatsApp, entre outras.
Suas redes sociais devem inspirar e respirar o que o seu público deseja consumir. Importa cada ação sua dentro de suas redes, da forma como você recebe seus clientes, até a qualidade da imagem de seus posts.
5 – Tenha Uma Lista de E-mail Marketing
O trabalho que você desenvolve no seu site, seu blog, deverá ser focado em obter o máximo informações possíveis do seu público, para facilitar a manutenção desse relacionamento. Nada mais assertivo do que ter o e-mail dessas pessoas.
Aposte em cadastros como uma forma de obter esses dados, assim você poderá ter um contato permanente com seu público.
6 – Use o Funil de Vendas
O objetivo do trabalho online é vender algo, pode ser produtos físicos, digitais, algum tipo de serviço prestado como o da Consultoria de Imagem, mas a boa venda, o bom fluxo de venda é essencial para manutenção de qualquer negócio. Se não existe lucro, seu negócio não decola, desse jeito! Primeiro você precisa ter uma área de atuação (nicho), depois você precisa de público e relacionamento, a partir daí você pode começar a ofertar produtos e efetuar suas vendas.
Por isso é tão importante um PLANEJAMENTO detalhado antes de mergulhar com força em seu negócio, como? Tendo um funil de vendas, que nada mais é do que ter estratégia e planejamento para suas vendas (como citei acima), um passo a passo a ser seguido até chegar ao momento da venda. Importantíssimo seguir esse passo a passo para obter sucesso!
7 – Fique de Olho no Tráfego
Não tem jeito, para que você “venda bem” seus produtos, seus serviços, você PRECISA que um grande número de pessoas visite suas páginas diariamente.
SEO para negócio online – A ênfase está em criar conteúdos ( vídeos, áudios, artigos de blog, etc) usando palavras chaves mais procuradas nos grandes buscadores (Google e YouTube), e que estão relacionadas ao tema do seu negócio.
Por exemplo: Se o seu nicho é da área de moda plus size e você identificar que as principais buscas do seu público são: “Roupas plus size ”, então seus conteúdos devem estar relacionados a essa palavra (frase) chave, garantindo assim, que seu material seja encontrado na internet mais facilmente pelo seu público alvo, ficou claro? Qualquer dúvida, é só colocar nos comentários que lhe respondemos, ok?
8 – Analise Constantemente Seus Resultados
Em todo e qualquer negócio, físico ou virtual, a análise dos resultados é fundamental para sua manutenção. É a partir desses resultados, que você avalia em quais pontos precisa melhorar. Você precisa saber de onde estão vindo seus melhores resultados, para que possa apostar mais ainda neles.
Simples, se você tem canal no YouTube e no Instragram, e percebe que seus maiores ganhos estão vindo do instagram, você deve investir mais tempo, energia e dinheiro nesse canal, assim você obtém maiores resultados ainda.
A maioria das redes sociais utilizadas têm a opção de perfis comerciais, que disponibilizam uma análise detalhada sobre o público que segue seu canal. Você consegue conhecer melhor o seu público, saber se são homens, mulheres, faixa etária, localização geográfica, interesses e etc. Assim suas estratégias de marketing digital serão mais assertivas, e você terá melhores resultados.
Se você curtiu o nosso passo a passo, comente e compartilhe com suas amigas e todos que você conhece e que sabe que sonham em abrir um negócio online, que precisam dessas dicas para decolar no mundo do empreendedorismo!
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Um beijo de toda Equipe Escola de Estilo
Escrito por Carla Lúcia Braga/Equipe Escola de Estilo