Você acabou de se formar em Consultora(o) de Imagem, ou pensa em seguir a carreira mas, “morre” de medo só de pensar em como fará para se tornar conhecida(o) e assim começar a trabalhar… Fica se perguntando Como divulgar seu trabalho de Consultora de Imagem. Acalme-se, esse é o temor de todos que iniciam uma carreira. Quando saímos de uma faculdade, um curso e vamos em busca de oportunidades, o medo e a insegurança batem com força, mas vá com medo mesmo, use-o como combustível de superação. Só não deixe ele te paralisar. As palavras de ordem serão: Foco e Determinação!
Hoje temos as redes sociais e não existe ferramenta mais poderosa para chegar as pessoas. Você pode usar vários canais para lançar seu nome, seu marca. No entanto, para alcançar os melhores resultados, é preciso saber exatamente em qual nicho você pretende trabalhar.
Você precisa definir seu público alvo e partir pra cima, desse jeito. Defina se seu público alvo será consultoria para mulheres, homens, políticos, empresas, plus size, moda evangélica, treinamento para lojistas e vendedores… Se pretende focar mais em palestras e treinamento para empresas… Aí sim você já pode começar a preparar seu cartão de apresentação.
Com as pessoas cada dia mais conectadas com a internet (por computadores, tablets e smartphones), usar a internet para se lançar no mercado, só não trará bons resultados se você não se empenhar o suficiente e não “alimentar” suas redes com conteúdos atraentes e que tenham a ver com seu nicho diariamente.
Isso estabelecerá um vínculo e estreitará o relacionamento com seus atuais e futuros clientes. Tudo acontece muito mais rápido nas redes sociais, até porque você consegue alcançar pessoas que fisicamente você não conseguiria. Não existe distancia na internet.
Mensurar resultados também é mais fácil, já que os dados são disponibilizados em relatórios e estatísticas específicas. Assim, o direcionamento e o alinhamento de todas as campanhas tornam-se mais eficazes.
Entre as principais redes sociais usadas, estão o Facebook ( monte uma fanpage, não use seu facebook pessoal ). Monte um Instagram de negócio, invista no LinkedIn, YouTube… O pinterest também é uma excelente rede social para quem trabalha com moda e imagem.
Outro passo importante é o seu cartão de visitas (seu cartão de apresentação). Lembre-se que agora você trabalha com desenvolvimento de imagem, seu cartão de visitas além de conter seus contatos como Telefone (cel com WhatsApp), e-mail e pelo menos duas redes sociais como Instagram e Facebook.
Fora seus contatos, você precisa estar atenta a qualidade do papel, as cores usadas, ao logo que escolheu para sua marca… Tudo precisa passar sua identidade, é o primeiro contato do cliente com seu serviço, ok? O bacana é que seu cliente tenha vontade de guardar seu cartão.
Faça seus clientes se sentirem especiais, se sentirem únicas. Todo cliente gosta de se sentir íntimo e especial de seu Consultor. Tenha essa troca empática com a causa de cada um, isso só deixará boas lembranças de seu trabalho e fará seu nome, seu trabalho ser bem reconhecido e indicado.
Faça parcerias com salão de beleza, clínicas de estética, lojas que vendam roupas do nicho que você escolheu e organize pequenas palestras. Imagine que em cada palestra, você terá a oportunidade de se apresentar e apresentar seu trabalho a diversas mulheres de uma só vez.
Dica: Atenção a sua imagem. As pessoas querem e vão se espelhar em você, portanto você precisa ser referência para as pessoas para que elas se inspirem em sua imagem. Não precisa vestir grife, estar sempre de salto, mas precisa ter um diferencial, uma imagem que transmita seu estilo e marca pessoal.
Outra forma de se fazer conhecida e bem eficiente, é conseguir reportagens com seu nome. Escrever uma matéria sobre seu trabalho para alguma revista do seu bairro, uma entrevista na rádio da cidade onde mora, do estado… Pra isso tenha “cara de pau” mesmo, coragem que chama!
Escreva algo interessante sobre estilo, tendências, fale de seu trabalho, deixe claro que trabalha com treinamento de equipe…e mande para o e-mail de contato da revista, da rádio, do jornal do bairro, procure falar com o responsável ao telefone… Bôra dar “nó em pingo d’água”. Fazer um marketing assertivo de sue trabalho, é fundamental para conseguir boas oportunidades. Arrisque-se!
Busque sempre estar atualizada com tudo de novo que surge no mercado da moda. Invista em estudo, leia tudo que cair em suas mãos sobre moda, estilo, comportamento… Você só saberá dar os passos certos, se souber como está agindo a sociedade atual. Por exemplo: Nesse momento, a sociedade busca uma moda mais confortável, a famosa moda Comfy, devido ao tempo que estamos em casa, devido as mudanças do comportamento das pessoas também no trabalho.
Hoje é muito mais comum o home office e por isso todos buscam mais conforto. É esse tipo de informação que você precisa estar ligada(o) O TEMPO INTEIRO!! A moda oscila, se adapta de acordo com o comportamento humano e sua profissão de Consultora de Imagem, lhe exige essa atualização diária.
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Um beijo no ❤️ da Equipe Escola de Estilo
Escrito por Carla Lúcia Braga/ Equipe Escola de Estilo