Hoje vamos abordar o seguinte tema: Como vencer a timidez e conseguir me expor nas redes sociais para falar de meu negócio? Deixando claro que esse negócio pode ser de venda de serviços ou de mercadorias, o que importa é você enfrentar essa timidez, jogá-la para bem longe, arregaçar as mangas e partir para o SUCESSO! A Escola de Estilo ensina você a romper a timidez com dicas valiosas. Leia este com atenção!
Logo para começar: O mais importante é gerar conteúdo precioso em suas redes sociais. Nos dias de hoje isso é fundamental, estamos na era digital, tudo acontece em torno da internet. Se você não se adaptar, vai ficar pra trás.
Se o negócio é seu, quem tem que aparecer é você, afinal você é a identidade do seu negócio. E onde pegar coragem para colocar o “carão” pra jogo? Enfrentando o medo! Está com medo? Vai com medo mesmo!
Claro que existem técnicas para facilitar essa “aflição”, então muita calma nessa hora. Cola aqui com a gente que vamos segurar em suas mãos e fazer um passo a passo.
Você já deve ter lido aqui, ou ouvido a nossa Teacher Dany Padilla falar que “Pessoas se conectam com pessoas”, e é a mais pura verdade. Seus seguidores querem ver você, querem falar com você, conectar com você e principalmente: Querem comprar com você!!
Claro que sabemos que seu medo e a vergonha em se expor, principalmente no início, acaba “travando” você, mas infelizmente não é só isso, esses fatores também impedem você de se diferenciar, se destacar e se conectar com o seu público.
Acabe com isso! Vamos deixar de “bobiça”! Se tantas pessoas conseguem, você também pode, você é igualmente capaz! Vamos perder esse medo AGORA de se expor nas redes sociais e conquistar o seu lugar no mercado da moda, vamos brilhar!
“Boora” sair do cantinho da parede! Esse medo de falar em público, de aparecer nos stories, e do famoso “O que vão pensar de mim?”, faz com que muitos empreendedores não decolem, simplesmente por não aparecerem nas redes sociais.
Vamos as dicas
1 – É sobre o outro:
Por mais que o seu público queira ouvir você, se conectar com você, o objetivo não é falar sobre você ou sua vida. O objetivo é falar sobre seus produtos (no caso de ser uma lojista de moda) ou seus serviços ( caso você seja uma consultora de imagem).
Óbvio que para se conectar com seu público, é preciso dar um “gostinho” aos seus seguidores de sua rotina, assim fica mais fácil a identificação e consequentemente a conexão. Você pode postar como por exemplo uma foto de um belo lugar onde você passou o final de semana usando suas peças, um look que você vende…
Postar uma foto com seu look de natal todo trabalhado nos truques de estilo… Deixando claro que não existe a menor necessidade de postar o prato de macarrão de domingo, nem tão pouco a ida ao pediatra com seu filhote. Os seguidores querem ver glamour, sonhar com suas peças, seus serviços. Foque nisso!
Seja estratégica! É importante que você entenda que não se trata de detalhes da sua vida e sim dos anseios do outro. O grande desafio é exatamente esse: Tirar o foco de si mesma e colocá-lo na transformação que o seu negócio, produto e/ou serviço, proporciona na vida dos seus clientes.
Por isso a importância de sempre planejar os conteúdos pensando na pessoa que está “do outro lado” e vai receber sua mensagem. O que você gostaria que ela visse? Como você pode impactá-la? Qual ajuda essa pessoa está procurando? Qual o tipo de conteúdo que ela necessita?
Pegue as respostas dessas perguntas e transforme tudo em conteúdo atrativo para seu público. Lembre-se que sua presença digital, não é sobre o que você gosta ou o que lhe interessa, é sobre o que seus seguidores esperam e precisam.
2 – Você é a sua marca
Isso significa que você precisa se mostrar e mostrar sua mensagem ao mundo, caso contrário, se continuar alimentando a vergonha de se expor, isso vai afetar seus negócio.
O primeiro passo é se reconhecer como uma profissional de valor, competente e com essa segurança começar a entregar seu conteúdo ao seu público.
Lembrando que para ter segurança, certeza e dimensão de seu valor, é preciso saber exatamente o que você faz, dominar seu trabalho. Se você é uma lojista de moda, é preciso conhecer a fundo seu produto, falar com propriedade de suas peças e como elas podem deixar suas consumidoras realizadas, felizes.
Caso seu negócio seja um serviço, como é o da consultora de imagem, é preciso estudar, dominar as técnicas de stylist, estudar em um curso sério que lhe garanta segurança para lhe encorajar a falar com propriedade sobre seu ofício. O caminho mais importante para desenvolver segurança em qualquer área de sua vida, é o estudo. Com estudo você adquire conhecimento e quem conhece, fala com propriedade.
Não importa se existem outras pessoas no mercado que falem ou vendam a mesma coisa que você, a sua forma de se comunicar sempre será diferente e única, afinal você é um ser singular. Ninguém terá sua voz, seus trejeitos, seu carisma, sua imagem… É você!
3 – Planeje seu conteúdo
É comum, quase normal, dar um apagão na hora de gravar um vídeo se você for uma pessoa tímida. A dica é: Tenha um planejamento! Faça um levantamento sobre os assuntos mais interessantes para o seu público.
Defina quais são as dúvidas de seus clientes, o que eles necessitam… Enumere por ordem de prioridades os assuntos que estão sendo mais buscados e comentados no momento (tudo relacionado ao seu público alvo, ao seu avatar).
Planeje o conteúdo que irá trazer no seu vídeo e isso inclui um roteiro mesmo, um texto pequeno que você possa decorar. Se acontecer de você esquecer o que vai falar, simplesmente dê uma olhada no roteiro que você, estrategicamente, vai colocar bem a sua frente em letras gigantes e siga lendo com naturalidade.
Errou? Sem problemas, todo mundo erra! Respire fundo e siga em frente! Nada que depois com uma boa edição não possa ser resolvido. Se preferir, continue após o erro e assuma que deu um pequeno branco. Dê umas boas risadas e ótimo, ficará super natural… Todos amam naturalidade!
Não tenha medo de testar o que funciona, de gravar diversas vezes. Com esse “treino”, você ganha experiência, confiança, desenvoltura e naturalidade para falar em frente à câmera.
4 – Esqueça os julgamentos
Um dos motivos mais fortes pelo qual a maioria das pessoas tem medo e vergonha de se expor, tem a ver com o julgamento alheio. Julgamentos de amigos, de pessoas que estão no mesmo mercado que você, julgamento do núcleo familiar (marido, filhos, mãe, namorado…).
Claro que ninguém gosta de ser apontado, julgado, mas é preciso aprender a ignorar críticas que não sejam construtivas, críticas que irão impedir você de avançar em busca de seu sucesso.
Em nenhum momento se esqueça que seu compromisso não é com essas pessoas que irão te julgar, mas sim com o seu público, com os seus seguidores e futuros consumidores!
Se você conhece bem seu público-alvo, você sabe quais são suas dificuldades e como ajudá-lo. Foque nessas pessoas e na ajuda que você irá proporcionar a elas por meio do seu conteúdo. Depois transmita o seu conhecimento através de vídeos, stories, IGTV, reels… Apareça cada vez mais, torne-se íntima de seu público.
Conclusão
Quando bater o medo paralisante, pense em quantas pessoas você pode estar deixando de ajudar, simplesmente por ter medo de se expor e fazer um vídeo, um post, um storie… Quantas vidas você pode estar deixando de transformar?
Existem muitas pessoas esperando ouvir o que você tem a dizer, esperando suas dicas de stylist para saber escolher o look certo e sair de casa mais feliz, mais segura com sua imagem.
Outras, loucas para consumir seus produtos e saber combiná-los com outras peças. A moda é muito mais que apenas vestir-se, podemos transformar vidas, podemos mudar histórias. Com estudo, podemos aumentar a autoestima de uma mulher que não ama sua imagem, que não se ama, pense nisso!
Isso sem falar que aparecer nos stories, em vídeos no feed, no YouTube, no IGTV… Será muito benéfico para o seu negócio! Além de alcance e engajamento, você também vai construindo relevância, autoridade e influência.
Talvez você esteja se limitando, porque hoje o seu público é pequeno ou porque os seus primeiros vídeos não tiveram tanto engajamento, mas isso não é motivo para parar, desistir ou ter vergonha.
A Coca Cola não começou sendo o sucesso estrondoso que é hoje. Em seu primeiro ano de lançamento, ela rendeu apenas 50 dólares, tornando-se um prejuízo para seu inventor. Seja madura o suficiente para contornar esses obstáculos do começo, eles são iguais para todos!
Um passo por vez, é desse jeito que você irá crescer e mais pessoas terão acesso ao seu conteúdo. A única coisa que você não pode fazer é desistir, principalmente no início, quando tudo é naturalmente mais lento. Persistência é o que diferencia pessoas comuns de pessoas de sucesso! Nunca se esqueça disso!!
Esperamos, de verdade, ter ajudado você a vencer esse obstáculo. Que você siga firme rumo ao sucesso!
Clique no botão amarelo e assista a aula grátis que nossa Teacher Dany Padilla preparou para você! Está fabulástica!!
Um beijo de toda equipe Escola de Estilo
Escrito por Carla Lúcia Braga/Equipe Escola de Estilo