CONFIRA OS MELHORES MOMENTOS DO SPFW 52

Evento de Moda

Amamos falar de eventos de moda, principalmente quando eles acontecem aqui, no nosso país. Hoje o nosso artigo trás um pouco de tudo que aconteceu na 52ª edição do São Paulo Fashion Week. Esse super evento que movimenta, todos os anos, a moda nacional. Confira os melhores momentos do SPFW 52

Tudo parou na pandemia, junto o SPFW presencial, agora ele voltou e voltou COM TUDO! O evento aconteceu no formato que chamamos de híbrido, um evento que misturou apresentações on-line com apresentações presenciais. Muitas grifes conhecidas e já renomadas desfilaram, mas não faltou espaço para novas grifes que é claro, você verá aqui!

SPFW 52

Nomes como Ronaldo Fraga, Torinno, Von Trapp, Walério Araújo, Ellus, Aluf, Fernanda Yamamoto, Lilly Sarti… Entre muitas outras grifes, trouxeram muitas novidades para as passarelas. 

O evento teve como sede o Pavilhão das Culturas Brasileiras, que fica no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, onde ocorreu a maioria dos desfiles presenciais. Ontem, domingo (21/11), o último dia do evento, aconteceu em Niterói/RJ.

SPFW

Vamos Aos Destaques

Foram ao todo 50 marcas apresentando suas coleções no SPFW, 7 novas marcas estrearam e realizaram desfiles digitais.

Neriage 

Uma marca relativamente nova, porém já cheia de personalidade. Vimos looks com muito movimento, roupas bem folgadas e saias plissadas e muita mistura de texturas nos tecidos. lembrando que as coleções trouxeram para as passarelas, o que estará em alta no Outono/Inverno 2022.

A marca mostrou, em sua maioria, looks em tons neutros, o que só confirma que eles estarão em alta. 

Neriage
Neriage

Fernanda Yamamoto 

Fernanda mostrou uma coleção toda inspirada em sua pesquisa sobre a comunidade japonesa Yuba. Ela escolheu 3 peças (quimonos) do acervo da comunidade e dos espetáculos que eles faziam na década de 60.

Customizou-os e partindo deles, criou outros cheios de técnicas como os drapeados, origami, shibori, bordados e macramê. Tudo feito a mão!! Que luxo, que talento!

Coleção Ponto Firme Fernanda Yamamoto

Bold Strap

A marca se inspirou na diversidade dos corpos. Quem assina a marca é Pedro Andrade, que a criou após procurar e não encontrar, uma jockstrap (uma cueca que deixa as nádegas de fora). Então, simplesmente decidiu criar sua própria linha.

Para a SPFW, Pedro se inspirou no surrealismo fetichista, trazendo uma reflexão sobre “O que é de fato feminino ou masculino?” Pedro trouxe peças comuns ao vestuário feminino, como por exemplo o corset, a lingerie e as pérolas, vestindo corpos que podem que performar o gênero que quiser…

SPFW
Bold Strap

Mnisis

A grife surgiu em 2019, em Florença, no período onde sua fundadora e diretora criativa da marca, Marina Costa, fazia sua pós-graduação. A grife começou como uma marca de acessórios, mas logo, na verdade em um ano, expandiu para o vestuário.

SPFW 52

Em sua pós, Marina estudou o uso de materiais alternativos, materiais não convencionais, um deles foi a resina, que se tornou parte do DNA da Mnisis e resultou na criação dos primeiros acessórios que fizeram a marca decolar e ganhar o gosto do público.

Apesar de ser usado principalmente nos acessórios, a diretora criativa afirma o desejo de usar esse material não-convencional também no vestuário e em outras construções. Para sua coleção, Marina promete o uso de tecidos e acessórios inusitados, tudo com um toque manual e artesanal. Sem dúvida, uma marca irreverente! 

Mnisis
Look Mnisis

Meninos Rei

A marca investiu pesado em um outono/inverno 2022 bem colorido e uma coleção toda composta com tecidos que vieram de vários países africanos e um casting pra lá de diverso, aplaudido de pé. É sempre bonito de ver a diversidade do ser humano nas passarelas. 

SPFW
Meninos Rei

SPFW

Weider Silveiro

Trouxe sua paixão estilo grunge (bagunçado, largado, “podrinho”) e pelos anos 80. Nem achamos tão grunge assim, mas ele mesmo descreve sua coleção como sendo, então… Tudo bem!

SPFW

Gloria Coelho

A estilista apresentou uma coleção com um toque futurista, inclusive o nome é: Futurismo Ancestral. A coleção demonstra o desejo de um futuro mais cuidadoso com o nosso planeta.

SPFW

Por isso, Gloria Coelho trouxe suas peças de outono/Inverno 2022, sobre às bicicletas da Caloi (sim, aqui temos parceria) para evidenciar a mobilidade urbana sustentável.

SPFW

Ellus

A Ellus celebrou, com sua coleção, a vida exterior, afinal quem não sonha com uma vida livre, em ir e vir como antes da pandemia? Oportuno? Achamos! Fora isso ainda deu total destaque ao velho e bom jeans. 

SPFW

João Pimenta

João Pimenta é um estilista conhecido por apresentar sempre coleções extravagantes, porém esse ano ele manteve uma linha mais discreta. Usou muito as cores neutras como o nude, preto, branco e quando ousou um pouco mais, foi nas peças com toque genderless (moda sem gênero).

SPFW

Usou bastante a alfaiataria, e colocou modelos masculinos desfilando saias plissadas, com renda e pregas. Segundo João, esse ano ele quis se sentir mais próximo do público, quis colocar seus “pés-no-chão”.

SPFW

A Marca Ateliê Mão de Mãe Trouxe A Tendência Mais Forte 

Essa grife nasceu bem no comecinho da pandemia. Foi uma necessidade de sustento para mulheres chocheteiras que ficaram sem seus trabalhos. A marca fundada por Vinícius Santana e Patrik Fortuna, trouxe para as passarelas um desfile cheio de peças de crochê.

SPFW

Sem dúvida alguma, a tendência mais presente nos desfiles e que está mais que confirmada como sendo a queridinha do Outono/Inverno 2022 é o Crochê. Talvez pelo fato de estarmos cada vez mais valorizando a mão de obra e os trabalhos artesanais.

SPFW

Que bom, que essa iniciativa da marca combinada a essa trend que vai chegar tão forte, abra muitas e muitas portas para mulheres e homens que dominam a técnica e estão passando por um momento de desemprego. 

SPFW

Misci

A marca apresentou a coleção Fuxico Lanches. O trabalho é foi o resultado de uma pesquisa do designer da marca, o Airon Martin, sobre a estética das lanchonetes do interior, uma exaltação da nossa brasilidade. O nome da coleção também refere-se à fofoca, assim como a técnica artesanal do fuxico tão conhecida na moda, feita com retalhos de tecidos.

Sasha

Vimos calças, jaquetas, vestidos, tops e minissaias, jeans, alfaiataria e plumas… E vimos Sasha Meneghel, a modelo/estilista filha da Xuxa e do Luciano Szafir, foi o destaque no desfile da marca. 

Sasha Meneghel
Sasha Meneghel

Momento MUITO EMOCIONANTE 

O ator, modelo e empresário Luciano Szafir, desfilou para o estilista Walério Araújo e seu look deixava à mostra sua bolsa de colostomia, um item que passou a usar há quatro meses após complicações da covid-19.

O ator desfilou com o objetivo de chamar mesmo a atenção para a causa de quem vive a mesma condição que ele e, olha que coincidência, o Dia Nacional das Pessoas com Estomia, é celebrado no dia 16/11, por um acaso bem na semana do SPFW.

SPFW

O ator pediu ao estilista que personalizasse sua roupa e deixasse sua bolsa visível, como uma maneira de combater o preconceito contra quem tem um estoma…” Tomara, que esta ação mude a visão que muitos ainda têm sobre quem usa uma bolsa de estomia”. (Szafir)

SPFW 52

O ator ainda disse que vaidade, é estar vivo! Aí nesse momento a gente para e reflete, o que é realmente importante? Por que será que algumas pessoas parecem que são “escolhidas” para viverem situações tão difíceis, não é?

Talvez por serem pessoas tão especiais, a ponto de transformarem suas batalhas em exemplo, como fez o Szafir. E nós ficamos aqui, na torcida, cheios de preces por sua TOTAL recuperação!

SPFW 52
O ator acenando para a filha e o genro que estavam na plateia.

Lenny Niemeyer

Como citamos no início deste, o SPFW 52 terminou ontem (21/11) e o desfile que finalizou o evento, foi o da grife Lenny Niemeyer, no caminho Niemeyer. A grife não só encerrou o SPFW 52, como comemorou seus 30 anos apresentando uma coleção bem futurista. Comprove nas fotos abaixo.

SPFW 52

SPFW 52

SPFW 52
A própria Lenny Niemeyer feliz da vida encerrando o evento e comemorando os 30 anos de sua grife

Curtiu ficar por dentro de tudo que aconteceu no SPFW 52? Fique ligada aqui no blog da Escola de Estilo. Mantenha-se sempre informada com o que há de mais atual no mercado da moda e do empreendedorismo.

Tudo isso e muito mais, você aprende aqui na Escola de Estilo com a Dany. Está esperando o quê para vir fazer parte de nossa família? 

História da aluna

Clique no botão amarelo no alto da página, e assista a aula grátis que nossa Teacher Dany Padilla, preparou especialmente para VOCÊ!

Esperamos por você! Um beijo carinhoso de toda Equipe Escola de Estilo

Escrito por Carla Lúcia Braga/Equipe Escola de Estilo

 

 

Confira outras matérias

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo