Que o Instagram é a rede social do momento, com certeza você já sabe. Como qualquer rede social, seu foco não são os negócios e sim as pessoas. Vamos a pergunta: É possível vender pelo Instagram? Sim!! Por isso trouxemos hoje esse artigo: Descubra como vender seus serviços de Consultoria de Imagem no Instagram!
A rede mais popular do momento é o Instagram e talvez você já saiba disso. É uma rede visual, onde as pessoas querem ver fotos, imagens interessantes, mensagens motivacionais… A maioria dos participantes do Instagram, não estão ali com foco em comprar produtos ou contratar serviços.
Se você tem por objetivo de elevar suas vendas, seu papel no Instagram é atrair a atenção desses usuários. É necessário ser feito um “convite as pessoas” para conhecerem sua proposta de solução de um problema, e então levar o potencial cliente para conhecer seu negócio. Mas como? Você vai entender lendo este artigo.
Foque em seu objetivo no Instagram, desperte a atenção das pessoas para o seu negócio, gerando o interesse, criando o desejo e por fim, chamando o cliente para ação.
Seu primeiro trabalho é trazer esse potencial cliente para dentro de um funil, seja chamando para um grupo no WhatsApp, levando para sua loja virtual ou oferecendo algo em troca das informações de contato dele e esse algo em troca, no caso da Consultoria de Imagem, pode ser dicas de estilo, conteúdo de moda…
Você pode estar se perguntando: “Mas como fazer isso?” Para poder responder essa questão, é preciso pensar em termos de funil de vendas. Então vamos usar essa metáfora para ficar mais claro.
O Funil De Vendas Para O Instagram
Pense no seguinte: Temos as pessoas que estão fora do funil, essas não conhecem você ou o seu negócio. Assim que têm o primeiro contato com o seu negócio, elas entram e estão bem ali, no topo do funil.
Em seguida, após o grupo de potenciais clientes que tiveram o primeiro contato com seu negócio e estão ali, no topo do funil, existem aquelas pessoas que se identificam com a sua proposta e que geralmente se engajam com seu perfil, essas passam para o meio do funil.
E finalizando, temos o fundo do funil, onde estão as pessoas que têm interesse real sobre o seu serviço. Essas entram em contato e se transformam em seus clientes.
As pessoas que visualizam suas publicações por anúncios ou por seguirem suas hashtags, estão no topo do seu funil. Mesmo aquelas que seguem seu perfil e não trocam com você, não interagem, não “engajam”, estão no topo do funil.
Por esse motivo é necessário planejar seu conteúdo, para transformar visitantes em seguidores, seguidores em oportunidades e oportunidades em clientes.
Após você chamar a atenção das pessoas para conhecerem seu trabalho de Consultora de Imagem, ou sua loja, é importante levar seu possível futuro cliente para um espaço privado onde possa conversar com ele. Um espaço onde ele possa focar no que você tem para oferecer.
Somente o Instagram, ou qualquer outra rede social, não é suficiente para levar seu cliente a fazer todo o caminho do funil. É necessário ter outras redes interligadas, um site por exemplo, uma conversa no WhatsApp…
Siga As Dicas Abaixo Para Vender Muito Pelo Instagram
1 – Defina seu público alvo, seu avatar. O avatar é a idealização do cliente ideal, o qual você precisa conhecer muito bem. É fundamental conhecer profundamente as “dores”, que são as necessidades de seu avatar, para obter sucesso.
Se você não define bem seu avatar (público alvo), estará falando para as pessoas erradas. Então antes de mais nada, defina em detalhes o público alvo que você deseja atingir.
2 – Tenha uma identidade clara na sua comunicação através das redes sociais. Como estamos falando de Consultoria de Imagem e lojistas de moda, estamos falando de profissionais liberais, isso é mais simples porque você é o seu negócio.
Só precisa tomar cuidado para não confundir seu perfil profissional com um perfil pessoal. É fundamental que o seu público olhe o seu perfil e identifique seus serviços, não o que você almoçou e jantou todos os dias da semana.
3 – Transforme sua conta para comercial, algo super simples de se fazer. Se for criar um perfil, pode optar pela conta comercial logo ao criá-lo. Se você já tem um perfil, é só acessar o seu perfil pelo celular mesmo, clicar em configurações e buscar a opção para transformar a conta em comercial.
Depois disso basta vincular uma página do facebook (isso é um passo obrigatório).
4 – Capriche na descrição do seu perfil. Quando você chama a atenção de alguém, é esperado que a pessoa vá até o seu perfil e leia sua descrição, sua apresentação. É essa primeira impressão que a fará decidir seguir ou não seu perfil, então capriche na biografia!
Deixe bem claro como você pode ajudar essa pessoa e possível futuro cliente, qual o benefício que ela terá ao seguir seu perfil. Inclua emoticons e hashtags (muito importante!).
Isso vai ajudar você a ter seu perfil encontrado pelo avatar que lhe interessa. Quer fazer consultoria online no Brasil e nos países que têm o inglês como língua nativa? Use hastags em português e em inglês que estejam ligadas a consultoria de imagem.
5 – Use um link que vale por 3 ou até mais. “Oi, Como?” Está se perguntando, não é? Usando o Linktree! Trata-se de um serviço que visa potencializar seu único link, transformando-o em quantos você quiser.
Basta acessar usando seu perfil do Instagram e criar sua página incluindo redirecionamentos para iscas gratuitas como: Contato do WhatsApp, grupos no facebook, página de serviços e outros. O truque é não exagerar nos links para seu potencial cliente não ficar perdido e acabar se desmotivando.
6 – Crie conteúdos relevantes para o seu público. Para saber por onde começar com os conteúdos, analise perfis concorrentes, perfis que estejam fazendo sucesso com o público que você deseja alcançar.
Observe a descrição do perfil, o que eles publicam, com qual frequência e como usam as hashtags. Só aí comece a traçar a linha de suas postagens.
Que fique claro, não é para copiar a colega, copiar as dicas de estilo, os textos que a dona da loja x coloca nas fotos de seus looks…
… É para se nortear e saber qual linguagem usar, visto que esses perfis que você vai analisar, já são sucesso, estão em uma etapa a frente. Não há nenhum problema em inspirar-se, só não podemos copiar a coleguinha.
7 – Escolha com cuidado as hashtags. Ao analisar seus concorrentes, você descobre muitas hashtags que podem ser usadas, mas é preciso estar atento sobre quais são as melhores hashtags para os seus serviços, afinal seu concorrente pode tê-las escolhido sem um motivo específico.
8 – Use o Stories, Lives, o IGTV e agora o Reels. Basicamente hoje temos 5 canais de interação diferentes no Instagram: O feed, o stories, live, o IGTV e o reels, cada um com sua uma função.
Ao planejar como vai trabalhar seu perfil do Instagram, defina como vai trabalhar cada um dos canais disponíveis. Sugestões:
Stories – Esse canal fica disponível por apenas 24 horas e só permite vídeos de até 15 segundos, é ideal para avisos em geral como divulgação de novos conteúdos no sites, novos produtos, bastidores de eventos e reforço de suas publicações importantes.
Você pode fazer vários stories durante o dia, mas é importante não exagerar na dose (10 a 15 está ótimo).
Lives – Nesse canal você poder falar por mais tempo. É ideal para interagir com os seguidores e responder a perguntas específicas sem se alongar muito.
IGTV – Já neste canal você pode compartilhar conteúdos em vídeo mais completos, da mesma forma que no YouTube ou no facebook. Use para falar dos problemas do seu público alvo e como eles podem resolvê-los com a sua ajuda.
Reels – Nesse canal você pode pressionar o botão de captura para filmar mini clips que totalizem, no máximo, 15 segundos.
9 – Tenha um calendário editorial. Após definir seu avatar, sua persona, estudar a concorrência, definir as hashtags, definir o que vai publicar e em qual ferramenta do Instagram, chegou o momento de organizar tudo isso e definir seu calendário editorial.
Simplesmente defina o quê, quando e quem vai publicar em seu perfil durante a semana, a quinzena ou o mês. Fazer isso é importante para garantir uma boa frequência nas redes sociais e é a boa frequência, que gera relacionamento, confiança e negócios.
10 – Use uma ferramenta de automação. Com tudo o que trouxemos para você, pode estar pensando… “Como vou colocar isso em prática apenas com o Instagram no celular?”.
Você não precisa se limitar ao celular. Existem algumas ótimas ferramentas que permitem postar não só em várias redes sociais ao mesmo tempo, como também postar no Instagram pelo computador.
Indicamos o Buffer como ferramenta gratuita e o Mlabs como ferramenta paga. Para saber mais sobre elas, faça uma busca no Google e terá detalhes.
Hoje você aprendeu que precisa olhar para o Instagram usando uma estratégia de funil, e que as vendas acontecem através dessa rede, e não dentro dele. Por isso é essencial investir na sua presença nas redes sociais.
As pessoas só compram de quem elas confiam e só confiam, em quem se relaciona com elas ou em quem é autoridade no que faz. Então, para vender pelo Instagram, ou por outra rede social, é essencial ter sua presença online fora dela, ou seja, ter um site, mais uma ou duas redes sociais e criar conteúdos realmente relevantes para seu público alvo.
Nada acontece do dia para a noite, é preciso constância e disposição neste trabalho.
Comece o quanto antes a colocar essas dicas em prática! Compartilhe este artigo com alguém que você saiba que está precisando desse conteúdo.
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Beijos no ❤️
Escrito por Carla Lúcia Braga – Equipe Escola de Estilo