Programas de TV sedentos de audiência, tais como Esquadrão da Moda, mostram a profissão Personal Stylist de forma deturpada da realidade. Leia o artigo da Personal Stylist Ana Cely – Ilhéus-BA e entenda melhor os objetivos da nossa profissão.
Após o lançamento do meu site, onde tive a oportunidade de conversar com diversas pessoas sobre o profissional Personal Stylist ou Consultor de Estilo, ouvi os seguintes comentários:
– Ah, mas não é aquele trabalho que o profissional joga todas as roupas fora?
– Que legal seu trabalho! Mas não tenho dinheiro agora para renovar meu guarda-roupas…
– Hmmm, não posso comprar tudo novo no momento. Eu até preciso me vestir melhor, mas meu armário está lotado e não quero me desfazer de tudo….
Enfim, nesse momento percebi que a ideia de que as pessoas fazem da nossa profissão é o modelo visto dos programas de TV – sedentos de audiência – no qual o profissional Personal Stylist reprova tudo, criticando duramente o gosto pessoal e massacrando a auto estima do seu cliente para depois resgatá-la levando a pessoa para as compras, renovando todo o guarda-roupas, enfatizando as peças novas adequadas ao tipo físico, etc.
NÃO É ISSO GENTE!!!!!
Esse é um trabalho extremamente responsável e consiste em ensinar como você pode se vestir melhor com tudo o que você já tem! Como você pode tirar proveito das suas roupas explorando a versatilidade delas, usando-as de forma adequada às mais diversas situações e necessidades! Nós até podemos sugerir compras, mas de peças que irão complementar o que você já tem, e no seu tempo e de acordo com sua disponibilidade financeira!
Em uma consultoria de estilo será mostrado por exemplo – como fará diferença no seu visual o uso de determinado acessório, como é importante o calçado ou colar adequado para o look perfeito. Mas de forma alguma jogamos tudo fora!
A eliminação de peças depende da proposta que o cliente contrata! Se – em função de uma situação pessoal ou profissional por exemplo – você precisa mudar totalmente seu estilo de vestir, de esportivo para tradicional ou clássico, será filtrado em seu guarda-roupas as peças que poderão ser aproveitadas dentro da nova proposta, jamais mudar tudo, absolutamente não! Inclusive, são resgatadas roupas e acessórios antigos ou sem uso: para você ter uma ideia, em um dos meus primeiros serviços como Personal Stylist aqui em Ilhéus-BA, onde resido, resgatei uma bolsa antiga de uma cliente que só o valor dela é mais alto que o da consultoria completa!
Ou seja, é muito importante esse trabalho que realizamos por que inclusive ensinamos como escolher peças de qualidade, como reconhecer quais peças valem à pena investir, e como selecionar o que comprar ou não!
Enfim, somos o amigo, o cúmplice que quer te ver bem, elegante, impecável, feliz, dentro da sua condição e necessidades.
Ana Cely, de Ilhéus-BA, é estudante da Escola de Estilo Dany Padilla