Hoje trouxemos um artigo que será útil tanto para VOCÊ Consultora de Imagem, como pra VOCÊ que sonha se tornar uma. Um guia completo sobre como uma Consultora de Imagem/Personal Stylist deve proceder nos diferentes ambientes de trabalho que frequenta. Ética Impecável – A importância vital da Consultoria de Imagem manter a ética em seus atendimentos rumo a transformação de vidas!
Olá!Hoje vamos falar pela primeira vez aqui no nosso blog, sobre um assunto extremamente pertinente em todas as profissões, mas hoje o nosso foco é sobre a Ética no atendimento na Consultoria de Imagem.
Mas primeiro vamos entender a fundo o significado de ética. Ética é uma palavra de origem grega, que deriva do termo ethos. Ética se refere à ideia de caráter, designando os costumes e o modo de ser de uma pessoa, ou de um grupo de pessoas.
A ética também é uma área da filosofia que estuda a conduta humana. Vamos imaginar que não houvessem regras a serem seguidas na sociedade, que não existissem por exemplo as leis… Imagina o caos que seria viver em sociedade.
Se tendo leis já vemos coisas absurdas, que nos assustam como seres humanos de bem, imagina se elas não existissem.
Ética é um pouco sobre isso, sobre o conjunto de condutas que devemos seguir, por serem adequadas e preservarem o espaço do outro, em todos os aspectos da nossa vida, incluindo o mundo corporativo.
As regras, as doutrinas éticas se desenvolvem em diferentes épocas da sociedade, sempre como resposta aos problemas básicos apresentados pelas relações entre os homens e seu comportamento moral.
Ainda que cada indivíduo siga princípios morais individuais, todas as relações precisam de um direcionamento com regras básicos para uma boa convivência, seja com a família, amigos, clientes, fornecedores, colegas de profissão…
A Consultoria de Imagem, assim como a maioria das profissões, tem seu Código de Ética elaborado pela AICI – Associação Internacional de Consultores de Imagem do Brasil, acessível na íntegra no site aicibrasil.org, onde todos os membros associados tomam conhecimento e se comprometem a seguir durante o exercício do ofício.
Você pode estar se perguntando: “Porque vocês estão abordando esse assunto aqui no blog?”
Então, devido alguns acontecimentos que “pipocaram” na mídia nas últimas semanas, envolvendo uma celebridade, o término de seu casamento e uma profissional da Consultoria, não queremos deixar um pontinho de dúvida em sua cabeça, do quanto essa nossa profissão, a de Consultoria de Imagem/Personal Stylist, é séria.
Na formação dos profissionais, durante o curso de Consultoria, as regras e toda ética a ser mantida com nossos clientes, é massivamente aplicada, estudada, falada.
Ao terminar o curso e receber o diploma de Consultor(a) de Imagem, o já profissional se compromete a manter um comportamento respeitoso com seus clientes.
Porém sabemos que existem pessoas e pessoas, a vida não é linear e nem todo ser humano segue a ética profissional e a ética da vida, do bem viver (INFELIZMENTE).
O artigo de hoje é para você que já é Consultora de Imagem e talvez não tenha estudado aqui na Escola de Estilo, não tenha tido contato com uma mentora que lhe direcionou a manter certas regras FUNDAMENTAIS para o exercício da nossa profissão.
O artigo é para VOCÊ que deseja se tornar essa boa profissional. É para que você, que deseja contratar esse profissional, fique atenta a conduta de quem trabalha para você e, não aceite nenhum tipo de desrespeito ou invasão de privacidade, o que é incomum, mas como soubemos pela internet, não é impossível, visto que em todas as profissões existem os bons e os maus profissionais.
Vamos conhecer um pouquinho dessas regras que a sociedade chama de ÉTICA na Consultoria de Imagem, vamos ponto a ponto?! É sim ou sim?!
Consultoria de Moda em Lojas
Ao trabalhar como Consultora de moda em lojas, é importante agir com profissionalismo respeitando as políticas e diretrizes da empresa. Procure entender as necessidades e preferências dos clientes, oferecendo sugestões e conselhos adequados ao estilo pessoal e objetivo deles.
Não pressione os clientes a comprarem itens desnecessários ou fora do orçamento deles.
Mantenha a confidencialidade das informações pessoais dos clientes e evite fazer comentários ou críticas negativas sobre sua aparência.
Toda crítica, para uma melhor adequação da imagem dos clientes que entrarem na loja, devem ter um tom construtivo, respeitoso e discreto.
Palestras Corporativas
Ao realizar palestras sobre Consultoria de Imagem em ambientes corporativos, respeite a diversidade dos participantes, evitando fazer generalizações ou comentários ofensivos sobre raça, religião, orientação sexual, aparência física, entre outros aspectos pessoais.
Esteja ciente da cultura da empresa e adapte suas recomendações de acordo, levando em consideração as políticas de vestimenta e as expectativas profissionais.
Consultoria de Imagem Particular
Ao entrar na casa do cliente como Consultora de Imagem,é importante estabelecer limites claros desde o início, definindo as áreas de atuação e o objetivo da Consultoria.
Mantenha uma postura profissional em todos os momentos e evite situações que possam gerar desconforto ou comprometer a integridade ética. Respeite a privacidade do cliente e não compartilhe suas informações pessoais ou imagens sem o consentimento expresso dele.
Evite fazer comentários negativos sobre o estilo pessoal do cliente, principalmente perto de membros da família da sua cliente. Em vez disso, ofereça sugestões construtivas e respeite suas escolhas.
Quando uma Consultora de Imagem entra na casa do cliente para fazer uma Consultoria, é fundamental agir com profissionalismo, respeito e seguir as diretrizes éticas.
Abaixo Algumas Orientações Específicas Sobre Como Proceder Na Consultoria de Imagem Particular
1 – Estabelecer Limites Claros
Desde o início, é importante estabelecer limites claros sobre o escopo da Consultoria e o objetivo do trabalho. Comunique ao cliente que a relação é profissional e que você está ali para fornecer orientações e conselhos de imagem.
2 – Respeitar a Privacidade
A casa do cliente é um espaço pessoal e privado. Respeite a privacidade do cliente e não compartilhe informações ou imagens sem o consentimento EXPRESSO dele. Evite fazer comentários ou julgamentos sobre a decoração, organização ou estilo da casa, a menos que seja relevante para a Consultoria de Imagem.
3 – Manter o Foco na Consultoria de Imagem
Concentre-se na Consultoria de Imagem e evite desviar o assunto para assuntos pessoais. Lembre-se de que você está lá para ajudar o cliente a melhorar sua aparência e desenvolver seu estilo pessoal, não para se envolver em questões pessoais.
4 – Respeitar a Cultura e os Valores do Cliente
Esteja ciente e respeite a cultura, os valores e as crenças do cliente. Evite fazer comentários que possam ser ofensivos ou desrespeitosos em relação à cultura, religião, orientação sexual, política ou qualquer outro aspecto pessoal.
5 – Manter a Confidencialidade
Mantenha a confidencialidade das informações compartilhadas pelo cliente durante a consultoria. Não discuta ou compartilhe essas informações com outras pessoas sem o consentimento expresso do cliente.
6 – Manter Uma Postura Profissional
Mantenha uma postura profissional durante toda a consultoria. Vista-se adequadamente (evite ao máximo roupas decotadas, curtas, com fendas…). Evite comportamentos informais ou inadequados e mantenha uma linguagem, inclusive corporal, respeitosa.
Atenção a forma que você senta no sofá, cadeira, a mesa… Mantenha sempre a postura ereta e não se sinta em casa, porque você não está!
Não puxe assunto ou fale de forma informal com o conjugue da sua/seu cliente. Não peça a opinião sobre os looks sugeridos, de nenhum membro da família que possa estar por perto. Evite ao máximo marcar o horário da Consultoria na casa da cliente, onde estejam outros membros da família.
7 – Fornecer Sugestões Construtivas
Ao fazer sugestões ou recomendações de imagem, seja objetivo e ofereça feedback construtivo. Foque em destacar os pontos positivos do cliente e ajudá-lo a realçar sua imagem pessoal.
Lembrando que cada situação pode ser única, e é importante avaliar a dinâmica da consulta e o comportamento do cliente para ajustar seu comportamento de acordo, porém NUNCA esquecendo que você está ali como profissional.
O principal é agir com respeito e manter a ética em todas as interações com o cliente em sua casa.
Relembrando…Em todos os ambientes de trabalho, as Consultoras de Imagem/Personal Stylist devem aderir aos seguintes princípios éticos gerais:
Respeitar a individualidade e diversidade dos clientes, reconhecendo que cada pessoa tem seu próprio estilo e preferências.
Manter a confidencialidade das informações compartilhadas pelos clientes, respeitando sua privacidade.
Agir com honestidade e transparência, fornecendo recomendações sinceras e realistas, sem criar expectativas irreais.
Não fale de forma informal com o conjugue da sua/seu cliente, ou qualquer outro membro da família que possa estar na casa. Mantenha uma postura profissional (formal).
Evitar qualquer forma de discriminação, preconceito ou comportamento inadequado.
Manter-se atualizada sobre as tendências da moda e aprimorar constantemente suas habilidades profissionais por meio de educação contínua e pesquisa.
Lembrando que este guia fornece apenas diretrizes gerais e é importante que as Consultoras de Imagem/Personal Stylists também sigam as leis e regulamentos específicos de seu país ou região.
Se você deseja ser uma boa Consultora de Imagem, aprender a se portar como uma profissional séria, uma autoridade da moda confiável e ética, venha para a Escola de Estilo estudar com nossa Mentora Dany Padilla.
Ética Impecável – A importância vital da Consultoria de Imagem manter a ética em seus atendimentos rumo a transformação de vidas, você aprende AQUI, na ESCOLA DE ESTILO!
Beijos no ❤️
Escrito por Carla Lúcia Braga – Redação Escola de Estilo