FENDI – SAIBA TUDO SOBRE ESSA GRIFE QUE É PURO LUXO

Capa

E chegou a vez da Fendi – Saiba tudo sobre essa grife que é puro luxo! A marca italiana que foi fundada na cidade de Roma em 1925 e começou como uma pequena loja, uma empresa familiar de produtos feitos em peles e couro, todos artesanais.

A grife foi lançada em 1925 pelo casal Edoardo Fendi e Adele Casagrande, como uma loja de peles e couro na Via del Plebiscito, Roma. A aceitação foi muito rápida, a grife conquistou a alta burguesia italiana, levando à inauguração de uma nova filial também em Roma.

O casal fendi

Desde 1946, as cinco irmãs de segunda geração (Paola, Anna, Franca, Carla & Alda) começaram a entrar na empresa. No ano 1954 a Fendi estreou na passarela da alta costura, trazendo coleções incríveis e sempre destacando os acessórios luxuosos que a fizeram famosa.

Fendi

A Segunda Guerra Mundial havia chegado ao fim e os consumidores estavam ávidos por novidades e isso foi fundamental para que a grife fosse “recebida” pelo público de braços abertos.

Karl Lagerfeld se juntou Fendi em 1965 e tornou-se o diretor criativo. A marca ficou conhecida por seu exímio trabalho com peles, e por abusar de técnicas inovadoras no corte das peças e trazer diversos tipos de materiais inusitados que são usados nas roupas das coleções até os dias atuais, a Fendi está sempre inovando.

Fendi
Karl Lagerfeld com Silvia Fendi, uma das herdeiras do império

O duplo F é a marca da Fendi, que está associada à modernidade, tradição, sensualidade e glamour, tornando a grife objeto de desejo de fashionistas do mundo inteiro, por sempre apresentar as tendências mais badaladas das estações. O logotipo da marca é visto e reconhecido em qualquer país como símbolo de status.

Logo
O logo com os dois F

Em 1997, a Fendi criou o que viria se tornar o maior ícone da marca: a bolsa Baguette. Silvia Venturini Fendi é a autora desse modelo icônico. A bolsa, que já foi lançada em mais de 600 modelos, é mais rígida e possui a alça curta para ser usada no ombro ou na mão e se tornou sucesso absoluto no mundo fashion, ultrapassando a marca de 1 milhão de exemplares vendidos desde sua criação.

Inclusive, grande parte da popularidade da Fendi, se deve às bolsas, que não economizam na exibição do cobiçado logotipo.

Fendi
A tão famosa bolsa Baguette

A Fendi possui mais de 160 lojas espalhadas pelos endereços mais sofisticados de 120 países. Você encontra as coleções de roupas, acessórios, bolsas, perfumes, relógios, semijoias, lindos calçados… Tudo que valoriza a elegância da mulher moderna. A marca também está presente no Brasil

Um dos momentos mais impactantes do mundo da moda, foi a Fendi que nos proporcionou, quando apresentou sua coleção de inverno 2007 com um desfile realizado na Grande Muralha da China, deixando os principais críticos de editores de moda em êxtase.

Fendi
O desfile na Muralha da China

O sucesso foi tão grande que a mídia internacional chamou o episódio de: O desfile Mais Grandioso na História da Moda.

88 modelos cruzaram parte da Muralha da China. “Trabalhamos um ano para preparar esta coleção. Aonde iremos a seguir? Talvez para a Lua! Sinto que conseguimos fazer algo que era realmente um sonho”, afirmou Silvia Fendi.

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O desfile Mais Grandioso na História da Moda.

Em um segundo desfile “bapho”, a grife tomou conta de outro ícone mundial: A Fontanna di Trevi, restaurada pela grife, serviu de palco para o desfile que celebrou os 90 anos da marca Fendi. Mais romano, impossível.

Fendi
O desfile da grife na Fontanna di Trevi,

Desde 2001, Fendi torna-se uma marca de moda de luxo multinacional e membro da LVMH grupo, que não para de crescer e está por trás de grifes como Christian Dior, Louis Vuitton, Tiffany & Co, Kenzo e Givenchy.

Os clássicos casacos de pele, que já vestiram estrelas do cinema, continuam sendo sinônimo da marca Fendi, mas o produto foi meio que “substituído” por peças como jaquetas de couro, tops cropped e os românticos vestidos Fendi com fendas ou babados, até pela conscientização humana em relação ao comércio de peles.

Fendi

A fama da Fendi, não é exclusividade de Lagerfeld. Filha de Anna, Silvia Venturini Fendi faz parte da terceira geração de mulheres da família e assumiu a direção criativa do departamento de acessórios desde 1994.

A marca Fendi é uma senhorinha de 92 anos que tem fôlego de 20 anos. Além de tradição e história, a Fendi sempre focou no futuro. Hoje uma das maiores etiquetas do mundo das marcas.

Fendi

Foi Lagerfeld que inventou o logo com os dois F invertidos, em homenagem à tradição da casa expert em pelaria – Fur is Fendi, Fendi is fur.

Foi à frente do prêt-à-porter da Fendi que Karl Lagerfeld não só criou o logo da grife, como também transformou a Fendi em desejo máximo entre as grandes marcas luxuosas, mais que isso, transformou a si mesmo em desejo de consumo. Do chaveiro Fendi de pelo batizado de Karlito, até os tênis com pompons e mochilas.

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O chaveiro do Carlito

Depois do sucesso da bolsa Baguette, a grife deu vida a outra bolsa icônica, a Peekaboo, criada em 2009.

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A bolsa Peekaboo da Fendi

A Fendi ficou bem abalada com o falecimento de Karl Lagerfeld. Seu cargo como estilista da Fendi foi ocupado repentinamente pela herdeira Silvia Venturini, no entanto, quem assumiu as rédeas do legado deixado pelo alemão na casa de luxo, é o britânico Kim Jones, que também está à frente da Dior Homme.

O desfile da Fendi em Roma homenageando Lagerfeld após seu falecimento
Fendi
O britânico Kim Jones agora à frente da direção criativa da Fendi

Curtiu saber detalhes da Fendi, essa grife italiana tão glamourosa e sinônimo de luxo? Então fique ligada aqui no nosso blog porque toda semana divulgamos a história de uma TOP grife do mundo da moda.

Se você pretende trabalhar ou já trabalha com moda, é super importante estar sempre informada com tudo que envolve esse universo. Cultura e conhecimento nunca é demais e conhecer a fundo a história, toda a trajetória de sucesso das grifes, é fundamental!

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Um beijo no coração de toda Equipe Escola de Estilo

Escrito por Carla Lúcia Braga/ Equipe Escola de Estilo

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