LINGUAGEM CORPORAL: COMO DECIFRAR SEU CLIENTE DE ACORDO COM O MÉTODO FBI DAS VENDAS?

Linguagem corporal

Você sabia que FBI desenvolveu técnicas comportamentais para recrutar espiões e torná-los aliados americanos? E que estas mesmas técnicas podem ser usadas por qualquer pessoa que queira ganhar a confiança de alguém, incluindo vendedores e prestadores de serviços de moda que desejam conquistar novos clientes ou expandir suas vendas? Vamos a elas?

Decifrando seu cliente pela linguagem corporal
Vou te contar um segredinho: você sabia que os três maiores sinais amistosos são um sorriso franco, sobrancelhas levantadas e inclinação de cabeça.
E como funciona esta SUA postura ABERTA E VENDEDORA na prática?

Seja simpática com o cliente
O sorriso é a transmissão mais direta de sua felicidade e satisfação, por estar fazendo o que gosta.

É assim: sua sobrancelha se levanta, sua cabeça se inclina levemente para o lado (a jugular exposta é sinal de confiança e torna você mais atraente), palmas da mão espalmadas para frente, ombros abertos e braços não cruzados. Seus pés estão na direção do cliente e seu torso idem. Neste momento você se apresenta: Olá eu sou a Dany, tudo bem contigo? Qual é o seu nome? É isto! Afinal, ninguém quer comprar de uma carrancuda mal-humorada que trouxe os problemas do mundo para seu trabalho, não é? Interaja, seja simpática e bem-humorada com seu cliente.
PRESTE ATENÇÃO aos sinais que o corpo DELE (cliente) irá emanar para você como forma de direcionar seu discurso para atender sua necessidade.

Imagem corporal
Atenção a uma possível expressão de desinteresse do cliente… Mude imediatamente o foco da conversa. Busque falar de algo que tenham em comum

Quer umas dicas?
Caso seu cliente esteja com os pés voltados para a porta de saída, ele quer fugir dali.
Caso ele esteja de braços FIRMEMENTE cruzados (não confundir com os braços cruzados na posição de descanso), torso voltado para o lado oposto ao seu ou inclinado para trás, ele está reagindo negativamente ao seu discurso.
Outros sinais inimigos: revirar os olhos (mensagem: esta vendedora é estúpida ou inapropriada), sobrancelhas franzidas, mandíbula apertada e tensa, punhos fechados, vermelhidão no rosto.
Preste atenção nestes sinais emitidos por seu cliente, pois ao percebê-los será necessário mudar seu discurso ou tom de voz e se reconectar com ele numa técnica denominada “espelho” (Quando quiser conexão com seu cliente espelhe discretamente seus movimentos nos dele).

E qual a melhor forma para iniciar uma conversa empática com seu cliente você pode estar se perguntando?
Busque potenciais interesses em comum.
Por exemplo: caso ele use uma camisa de uma cidade turística, é um bom começo de conversa citar alguma curiosidade sobre a cidade em questão. Tatuagens são poderosos indicativos por serem símbolos permanentes. Um berço de bebê no automóvel também diz muito sobre a pessoa objeto do seu interesse.
Quando se sentir confortável, use experiências vicárias (as vividas através de outras pessoas) para criar empatia.
Um exemplo: pergunte ao seu cliente aonde ele trabalha.
E ele responde que trabalha com planejamento financeiro e você responde por exemplo e ser for real – que sua irmã é contadora.
Você não precisa saber nada sobre a profissão, mas desenvolve um interesse em comum com seu cliente.
Estas técnicas podem ser usadas também para vender para grupos, pois você deverá focar na pessoa a quem você DEVERÁ convencer e poderá conferir quem está em cima do muro pela linguagem corporal.

Linguagem corporal
Siga essas dicas para conquistar clientes fiéis e vitalícios

ATENÇÃO! O instinto diz para falarmos para quem já temos a aprovação, mas é necessário focar a atenção em quem ainda não nos aprova, afinal quem não nos aprova pode vetar toda a transação visto que ele tem o conhecimento e a confiança que você ainda está conquistando da maioria.
Siga essas dicas para conquistar clientes fiéis e vitalícios. Garanto, suas vendas agradecerão e seu estoque jamais ficará parado.

Compartilhe esse artigo com o máximo de pessoas que você sabe que serão beneficiadas com essas dicas.

Um beijo carinhoso de toda equipe Escola de Estilo.

Artigo Escrito Por Dany Padilla – Ceo Da Escola De Estilo