LINGUAGEM CORPORAL: COMO DECIFRAR SEU CLIENTE DE ACORDO COM O MÉTODO FBI DAS VENDAS?

Linguagem corporal

Você sabia que FBI desenvolveu técnicas comportamentais para recrutar espiões e torná-los aliados americanos? E que estas mesmas técnicas podem ser usadas por qualquer pessoa que queira ganhar a confiança de alguém, incluindo vendedores e prestadores de serviços de moda que desejam conquistar novos clientes ou expandir suas vendas? Vamos a elas?

Decifrando seu cliente pela linguagem corporal
Vou te contar um segredinho: você sabia que os três maiores sinais amistosos são um sorriso franco, sobrancelhas levantadas e inclinação de cabeça.
E como funciona esta SUA postura ABERTA E VENDEDORA na prática?

Seja simpática com o cliente
O sorriso é a transmissão mais direta de sua felicidade e satisfação, por estar fazendo o que gosta.

É assim: sua sobrancelha se levanta, sua cabeça se inclina levemente para o lado (a jugular exposta é sinal de confiança e torna você mais atraente), palmas da mão espalmadas para frente, ombros abertos e braços não cruzados. Seus pés estão na direção do cliente e seu torso idem. Neste momento você se apresenta: Olá eu sou a Dany, tudo bem contigo? Qual é o seu nome? É isto! Afinal, ninguém quer comprar de uma carrancuda mal-humorada que trouxe os problemas do mundo para seu trabalho, não é? Interaja, seja simpática e bem-humorada com seu cliente.
PRESTE ATENÇÃO aos sinais que o corpo DELE (cliente) irá emanar para você como forma de direcionar seu discurso para atender sua necessidade.

Imagem corporal
Atenção a uma possível expressão de desinteresse do cliente… Mude imediatamente o foco da conversa. Busque falar de algo que tenham em comum

Quer umas dicas?
Caso seu cliente esteja com os pés voltados para a porta de saída, ele quer fugir dali.
Caso ele esteja de braços FIRMEMENTE cruzados (não confundir com os braços cruzados na posição de descanso), torso voltado para o lado oposto ao seu ou inclinado para trás, ele está reagindo negativamente ao seu discurso.
Outros sinais inimigos: revirar os olhos (mensagem: esta vendedora é estúpida ou inapropriada), sobrancelhas franzidas, mandíbula apertada e tensa, punhos fechados, vermelhidão no rosto.
Preste atenção nestes sinais emitidos por seu cliente, pois ao percebê-los será necessário mudar seu discurso ou tom de voz e se reconectar com ele numa técnica denominada “espelho” (Quando quiser conexão com seu cliente espelhe discretamente seus movimentos nos dele).

E qual a melhor forma para iniciar uma conversa empática com seu cliente você pode estar se perguntando?
Busque potenciais interesses em comum.
Por exemplo: caso ele use uma camisa de uma cidade turística, é um bom começo de conversa citar alguma curiosidade sobre a cidade em questão. Tatuagens são poderosos indicativos por serem símbolos permanentes. Um berço de bebê no automóvel também diz muito sobre a pessoa objeto do seu interesse.
Quando se sentir confortável, use experiências vicárias (as vividas através de outras pessoas) para criar empatia.
Um exemplo: pergunte ao seu cliente aonde ele trabalha.
E ele responde que trabalha com planejamento financeiro e você responde por exemplo e ser for real – que sua irmã é contadora.
Você não precisa saber nada sobre a profissão, mas desenvolve um interesse em comum com seu cliente.
Estas técnicas podem ser usadas também para vender para grupos, pois você deverá focar na pessoa a quem você DEVERÁ convencer e poderá conferir quem está em cima do muro pela linguagem corporal.

Linguagem corporal
Siga essas dicas para conquistar clientes fiéis e vitalícios

ATENÇÃO! O instinto diz para falarmos para quem já temos a aprovação, mas é necessário focar a atenção em quem ainda não nos aprova, afinal quem não nos aprova pode vetar toda a transação visto que ele tem o conhecimento e a confiança que você ainda está conquistando da maioria.
Siga essas dicas para conquistar clientes fiéis e vitalícios. Garanto, suas vendas agradecerão e seu estoque jamais ficará parado.

Compartilhe esse artigo com o máximo de pessoas que você sabe que serão beneficiadas com essas dicas.

Um beijo carinhoso de toda equipe Escola de Estilo.

Artigo Escrito Por Dany Padilla – Ceo Da Escola De Estilo

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Live

Parabéns! você GANHOU uma mentoria de 3.997,00 com Dany Padilla

Restam poucas vagas nessa condições! Aproveite agora.