[bsa_pro_ad_space id=1]

LOJISTA – APRENDA AQUI COMO VENDER SEU ESTOQUE PARADO

Estamos vivendo a pior crise dos últimos anos com essa pandemia. Não existe uma casa, uma pessoa, um lojista que não tenha sido atingido de alguma forma, nessa fase difícil que vivemos. Para os lojistas de moda, principalmente para os poucos que ainda não utilizam a internet para a venda, a maior dificuldade é o estoque de roupas parado. Vamos as dicas:

Movimentar o estoque da sua loja, com certeza tem sido difícil nessa fase de crise. Quem tem loja sabe que os produtos nem sempre saem com rapidez e naturalidade, que dirá em uma pandemia. Por mais que não se trabalhe com produtos perecíveis, alguns perdem a relevância pela mudança das estações (clima), das tendências… Para evitar ficar com o estoque parado, siga nossas dicas:

Estoque parado Tudo que você não precisa é de um estoque “encalhado”

1 – Planeje-se

Se você quer ter sucesso em tempos de crise ou não, ESTUDE, conheça sua demanda. Planejamento é a palavra mais importante na vida do lojista de roupas, na verdade planejamento é fundamental para tudo na vida, ou quase tudo. Você precisa saber como preparar o estoque para melhor atender seu cliente.

Lojistas precisam  ter uma boa ideia de quais produtos devem investir mais, comprar em quais quantidades para garantir que o público seja atendido e que não sobre uma quantidade grande de peças. Claro que nesse quadro atípico, não há planejamento eficaz, mas nada está perdido, foque nas dicas seguintes.

Planeje-se Planeje-se SEMPRE antes de cada compra

2 – Reavalie o layout da loja

Às vezes o cliente até está disposto a comprar o produto, mas não encontrou em sua loja ou não sabia que era vendido. Se em sua loja nem todos os produtos estão expostos o tempo inteiro, promova um “rodízio” na vitrine, nos manequins de dentro da loja, para que todos sejam vistos pelos clientes. Torne a experiência do cliente em sua loja, prazerosa. Que ele possa encontrar com facilidade os produtos que procura, bem como os tamanhos das peças. Use como uniforme de seus vendedores, as peças que você vende na sua loja. A propaganda é a alma de todo negócio.

Uso do avental

ESQUEÇA o uniforme para seus vendedores, o famoso avental! Coloque seu staff com suas peças. É uma excelente oportunidade de propaganda. Deixe o avental para os estabelecimentos alimentícios, para as papelarias, lojas de bijuterias,…

Lembre-se das marcas badaladas e atuais: Animale, Amissima, Agilità, EVA… Todas as vendedoras usam as roupas das lojas, isso atrai demais o público e acredite, é uma excelente estratégia de venda. Esqueça o avental com o logo da loja por cima da calça jeans + t-shirt básica, coloque seu staff com suas peças. 

Roupas da loja

Vendedores com peças da loja. Excelente!!

3 – Venda Online

O momento é de usar todos os canais disponíveis para fazer girar seu estoque e voltar suas vendas. Não existe lugar mais adequado e ATUAL que a Internet, a venda online. Divulgar sua loja por meio das redes sociais, como o Facebook, Instagram, WhatsApp, Telegram,.. Além de custo ZERO, tem um alcance enorme de clientes. Crie grupos no Telegram e WhatsApp com dicas de looks usando as peças de sua loja. Use e abuse de todas as redes sociais, o negócio é não ficar parado!

Redes sociais Venda pelas redes sociais

Muitas pessoas ainda não se sentem à vontade para ir a um shopping ou comprar nas ruas, mesmo usando todas as medidas de proteção indicadas pela OMS. A sensação que temos, é que a maioria das pessoas tendem a fazer o extremante necessário nas ruas para voltar logo a seus lares e se sentirem seguros. Comprar na internet além de ser seguro, fisicamente falando ( no caso desse covid do mau),  é terapêutico, é um lugar de preenchimento de uma carência social (natural), que surgiu  com esse isolamento forçado. 

Venda online Use suas as redes sociais como canal de venda

4 – Promova liquidações

Promoções e mais promoções. Algo do tipo compre duas T-shirts e leve 3. Compre uma blusa e leve um brinco de brinde. Lembre-se que o feito é melhor que o não feito e o foco agora é movimentar seu estoque, transformar as peças paradas em “dim dim, money, tutu, mufunfa…dinheiro meu amigo (a)!! 

Mês que vem (setembro) já chega a primavera. Agosto é um excelente período para fazer uma queima de estoque já anunciando as tendências que estão chegando para a primavera verão, e tudo bem se você nem tem o estoque de Primavera/Verão comprado, já faça seus planos e comece a propaganda na internet, boca a boca com os amigos, e-mail para os clientes fiéis… Mesmo que o lucro seja pequeno, é melhor que nada. 

Promoção Atraia clientes com promoções

DICA DE OURO: Comece liquidando as peças de tendências, ou seja, aquelas que você não tem garantia de que estarão em alta nas próximas temporadas. Segure as peças tradicionais e atemporais e continue vendendo-as nas estações seguintes, como por exemplo calças jeans, peças de alfaiataria, peças de cores neutras que caem bem com qualquer combinação de cores.

5 – Contrate um Consultor de Imagem, ou faça você o curso de consultoria de imagem e dê a seus clientes, esse tratamento diferenciado:

Lembre-se que não existe profissional no mercado da moda, que entenda mais de estilo que o CONSULTOR DE IMAGEM! Estudamos para compreender o estilo de cada pessoa e o comportamento das tendências no mundo da moda. O Consultor de Imagem é o profissional capacitado para treinar sua equipe, seus vendedores, ajudando-os a dar dicas de como montar looks para cada tipo de corpo e estilo de comprador. Esse profissional é capacitado para dar dicas de looks assertivos. Imagina que bacana você dar esse tratamento personalizado aos seus clientes. 

O Consultor de Imagem vai treinar sua equipe, seus vendedores, ajudando-os a dar dicas de como montar looks para cada tipo de corpo e estilo de comprador

6 – Pense em clubes de fidelização

Algo bem bacana e que vem sendo usado por algumas lojas, são os clubes de fidelização de clientes, onde se faz um cadastro do cliente e ele pontua a cada compra, podendo converter os pontos posteriormente em descontos para as próximas compras. Todo  mundo gosta de ter vantagens na hora de comprar. Fazendo esse cadastro com seus clientes fiéis, você só tende a melhorar o seu relacionamento com seu público.

Cabides vazios É isso aqui que desejamos para sua loja, cabides VAZIOS!!

Temos uma aula cheia de informações com Dicas de Estilo Para Vender Roupas. Clique 👇 no link abaixo e assista esse vídeo fabulástico com nossa Teacher Dany Padilla, derramando uma “chuva” de dicas para você colocar em prática com seus clientes.

SEMANA FABULÁSTICA!! APRENDA COMO TER SUCESSO EM SEU NEGOCIO USANDO AS MÍDIAS SOCIAIS

 

Esperamos, de coração, que esse artigo lhe ajude e alavancar suas vendas. Lembre-se, AQUI na Escola de Estilo, você aprende no Curso de Consultor de Imagem, além de técnicas de estilo, estratégia de vendas e tudo sobre como alavancar suas vendas pela internet. Seja um aluno da Escola de Estilo Dany Padilla e garanta o sucesso de suas vendas, em todas as estações do ano! 

Um beijo carinhoso de toda Equipe Escola de Estilo

Escrito por Carla Lúcia Braga/ Equipe Escola de Estilo

 

 

Confira outras matérias

[bsa_pro_ad_space id=1]

Compartilhe com seus amigos

Facebook
LinkedIn
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo