Hoje o artigo é totalmente voltado para VOCÊ lojista de moda, descobrir como continuar vendendo em tempos de pandemia. Leia até o fim e perceba que com sabedoria e expertise, VOCÊ mantêm seu negócio rentável sim! Saiba como contornar a fuga de consumidores por conta da epidemia usando a internet, redes sociais e até televendas a favor da sua loja.
Já fez um ano que foi anunciada a pandemia do covid -19 e as consequências foram sérias em vários setores da nossa sociedade, incluindo a economia, consequentemente as vendas também no mercado de moda.
Existem lojistas de moda que estão se mantendo bem em meio a pandemia? Sim e nossa Teacher Dany Padilla vem sempre dando dicas de como driblar essa crise em suas lives e também aqui em nossos artigos.
É fato que o comércio de moda já sentiu de perto os impactos da pandemia, afinal já faz mais de um ano, como citamos acima, e os consumidores de lojas físicas, deram uma sumida, mas observe que citamos lojas físicas, não E-Commerce de moda e sabe porquê? Porque a internet é a metade do “caminho das pedras”, a outra metade é a sua capacidade de tirar “se virar nos 30”.
Se existe um grande incentivo a favor do uso do delivery para não impactar a economia dos restaurantes, bares e lanchonetes, listados como estabelecimentos que não podem abrir ao público, como ficam os pequenos comércios considerados não-essenciais, como o de vestuário, por exemplo?
Aí que entra o “pulo do gato”, a capacidade de se virar em situações de adversidade e o uso de todas os mecanismos que temos disponíveis para alcançar o próximo sem contato físico… Mas como? Vendendo à distância!!
Vendendo por sites, redes sociais, televendas… O que está fora de cogitação é você cruzar os braços e ver seu ganha-pão ir ladeira abaixo. O que não dá é para sua loja deixar de faturar, mais que isso, ser esquecida pelos consumidores enquanto a pandemia persiste.
E por que os E-Commerces de moda dispararam suas vendas? A resposta é quase óbvia, não é? Estamos enclausurados, limitados de prazeres antes corriqueiros, como viagens, ir a um cinema, frequentar restaurantes, ver nossos amigos, família…
Enfim, fazemos nas ruas apenas o essencial e vivemos amedrontadas e em suspense com a ameaça constante de contaminação. Falta prazer no dia a dia, falta alegria…
Os E-Commerce de moda, os serviços que possuem a possibilidade de trazerem seus produtos em nossa porta e nos darem aquela alegria de estar consumindo, fazem parte do afago, do carinho que recebemos nesse período de isolamento.
Quem aí não sente uma alegria meio exagerada e diferente da que sentíamos antes da pandemia, quando o entregador de pizza chega, ou o entregador da farmácia com um shampoo que escolhemos diferente, com um novo cheirinho, só pra dar uma variada…? Acho que todas, não é?
Uma ideia excelente e super criativa, é a ideia que nossa Teacher Dany Padilla deu lá no grupo do telegram e nos apressamos em trazer para você, que é além de usar os canais citados acima da internet, usar uma coisa chamada Bag Fashion, ou seja: Sacolas com peças da sua loja separadas carinhosamente e de forma personalizada para cada cliente fiel sua.
Sabe aquela cliente que você conhece bem, conhece o número do manequim, o estilo, as preferências de cores? Então, você vai preparar um sacola, uma bolsa (a bag fashion), e enviar para sua cliente. Ali ela tem liberdade para escolher as peças que mais amar e sentir aquela sensação de consumir algo que vai deixá-la linda…sensação que nós mulheres amamos! Olha que mimo!
Tem como essa mulher não comprar? Além dela merecer, afinal todos estamos meio sorumbáticos, ela ainda vai amar ver seu cuidado em enviar peças que tenham a “carinha dela”.
IMPORTANTE – Você ter o mínimo de conhecimento de técnicas de estilo, para enviar peças que sejam adequadas ao corpo e ao estilo dessa mulher.
Fora isso, ainda existe a possibilidade de conseguir novas clientes, fazendo campanhas pelo WhatsApp, campanhas usando o artifício das Bag Fashion que citamos acima… Campanhas como “Monte sua sacola” com as peças ao gosto da nova cliente. O que não interessar ou servir, ela lhe devolve.
Outra dica é você enviar mais peças para a parte de cima, até porque muitas mulheres estão em home office usando plataformas de videoconferência como o Zoom. Todas precisam estar bem, belas, principalmente na parte de cima. Pega essa dica, dada por nossa Dany Padilla no grupo do telegram, e “agarre com força!!”
Para tentar diminuir as perdas durante essa quarentena, está valendo todo uso da sua criatividade. O mais inteligente é manter sua empresa em movimento com ações diferenciadas, observando o comportamento da sua consumidora para entender o que ela precisa, sem previsão de voltar à normalidade, porque sendo bem realista, não temos previsão de estarmos todos vacinados antes de 2 anos.
Fazer disparos no WhatsApp com listas de seus produtos, com preços, descontos, prazos de entrega e parcelamentos diferenciados, também é uma excelente estratégia.
Outra dica importante é parcelar a venda no crédito para pagar daqui a dois, três meses. Além de estimular a compra, pode render a antecipação desse recebível em um momento difícil que estamos enfrentando, visto que o cliente parcela a compra com o cartão, mas o cartão entrega a você o valor da compra em um parcela única num prazo menor. Quem trabalha ou trabalhou com cartão, sabe disso.
Outra estratégia é fazer cadastro em plataformas de venda on-line do tipo Enjoei, Mercado Livre ou Elo7, entre outras.
Você mesma, a própria dona do negócio, pode montar campanhas onde você fará a entrega (mantendo o distanciamento), já que está em casa e não pode abrir sua loja. Suas clientes irão economizar no frete, e ainda se sentirão mais próximas da sua loja, sua marca.
Nesse momento, não tem como prever quanto tempo certas peças vão ficar em estoque. Umas podem vender bem e outras podem ficar “encalhadas”, então use estratégias, como por exemplo dar um desconto especial caso a cliente compre acima do valor X (valor que você vai definir, dependendo dos preços de suas peças, do estilo, qualidade)…
Ao menos você repõe o caixa, não deixando-o ficar descoberto por muito tempo. Faça esse caixa circular o tempo inteiro!!
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Um beijo carinhoso de toda Equipe Escola de Estilo
Escrito por Carla Lúcia Braga/Equipe Escola de Estilo