LOJISTA – SAIBA TUDO SOBRE OS 7 ESTILOS UNIVERSAIS E COMO ELES PODEM AJUDAR VOCÊ NAS VENDAS

Capa

PARA VOCÊ LOJISTA – Saiba tudo sobre os 7 estilos universais e como eles podem ajudar você nas vendas. Toda mulher tem seu jeito próprio de se vestir, e esse jeito é o que chamamos de estilo, mas você lojista, sabe identificar cada estilo ao olhar suas clientes, ao observar como estão vestidas?

Nesse artigo você não só saberá mais sobre cada estilo, como também aprenderá como mixá-los possibilitando a venda de seu estoque, ainda que ele não seja o adequado ao estilo da cliente que entrou em sua loja para comprar.

Os 7 Estilos universais

Está confusa(o)? Fique não, porque já já as coisas vão clarear. Na verdade nós já temos um artigo publicado aqui no blog da Escola de Estilo com os 7 estilos universais e outros 7 que falam detalhadamente sobre cada um deles.

Caso queira mais detalhes sobre cada um desses estilos, é só digitar Estilos Universais na lupa acima à direita e se jogar na leitura!!

O artigo de hoje, é inteiramente focado em VOCÊ LOJISTA que fica perdida na hora de sugerir peças para aquela cliente que cruzou a porta da sua loja e, só de você olhar, já viu que as peças que você tem para vender, não fazem muito o estilo dela.

Os 7 Estilos universais

E pra deixar ainda mais bonita sua vida, trouxemos um vídeo da nossa Teacher Dany Padilla, com uma aula completa sobre esse tema. Esse é aquele artigo pra você ler e guardar com todo carinho, para nos momentos de dúvidas, sacar da manga.

Vamos começar com um resumo dos 7 estilos universais, que é pra você relembrar e reconhecer quais deles você tem disponível em peças na sua loja. Lembrando que é super normal a mulher se identificar com até 3 estilos.

Os 7 estilos universais
Sarah Jessica Parker é um exemplo de celebridade que passeia lindamente pelos 7 estilos universais, o que a faz uma mulher de estilo criativo

O estilo nasce com o desenvolvimento da nossa personalidade. É a forma que desejamos nos comunicar com o mundo através da imagem, mesmo que essa não seja uma intenção consciente.

RESUMO DE CADA UM DOS 7 ESTILOS UNIVERSAIS

1 – Romântico
Caracterizado por saias, vestidos rodados, babados, cores suaves (candy colors), detalhes delicados, laços, rendas, sapatilhas de bico redondo, sapatinhos estilo boneca, pérolas, golas arredondadas… São pessoas bem femininas e delicadas.

Os 7 estilos universais

2 – Clássico/Tradicional
Essas mulheres transmitem confiança, firmeza e credibilidade. Preferem cores básicas (neutras) e peças mais formais. Quando usam estampas, optam sempre pelas discretas. É normal as mulheres desse estilo, optarem por peças de alfaiataria, já que preferem não ousar.

Os 7 estilos universais

3 – Elegante/Sofisticado
Quem tem esse estilo, na maioria das vezes já nasceu com ele, é algo natural. Pense naquela pessoa que você olha e pode estar vestida da forma mais simples possível e, mesmo assim, passa uma imagem extremamente elegante… É isso, essa é a mulher de estilo elegante e sofisticado. Preferem peças com caimento impecável e tecidos de boa qualidade.

Os 7 estilos universais

4 – Casual/Natural/Esportivo
São mulheres com uma imagem divertida e acessível, em geral são comunicativas. Aquelas pessoas que priorizam o conforto e a praticidade. Preferem usar cores básicas e tecidos de algodão. Nas estampas, são as mais básicas, usam muito as listras, xadrez, estampas que estão sempre na moda…

Os 7 estilos

5 – Sexy
As mulheres desse estilo, adoram destacar o corpo. Roupas curtas, saias justas, decotes, animal print, acessórios dourados, o uso das cores como o vermelho e preto, saltos bem altos em scarpins e sandálias que deixem os pés bem à mostra… São mulheres que transmitem sensualidade e autoconfiança.

Os 7 estilos

6 – Criativo
A adepta a esse estilo, adora misturar tudo: Cores, texturas, tendências e os próprios estilos entre si! Essa é aquela mulher que foge a regra de ter apenas 3 estilos, ela une muitos, as vezes todos, dependendo do momento. Ousadia define! São mulheres que passam a imagem de total criatividade.Os 7 estilos universais

7 – Moderno/Urbano
As mulheres que adotam esse estilo, adoram um look todo preto ou o preto mixado a cores contrastantes. Amam peças assimétricas, exóticas, incomuns, tudo bem diferente e distante do básico nosso de todo dia. Em geral são mulheres seguras e ousadas.

Os 7 estilos universais

Agora que você conheceu ou reconheceu os 7 estilos universais e, já conseguiu definir quais as peças que você tem em seu estoque, vamos ao foco desse artigo.

Dificilmente, uma loja vende os 7 estilos, a não ser que ela seja uma fast fashion como a Renner, a Riachuelo, C&A, Zara… Lojas com essa estrutura, possuem setores com diversos estilos, mas uma loja menor, que tenha uma marca específica, em geral foca em até 3 estilos.

Os 7 estilos universais
As Fast Fashion vendem os 7 estilos universais

Porém, não é porque sua loja, sua marca tem por exemplo o estilo elegante, tradicional e o romântico como marca registradas, como personalidade, que você não possa vender para mulheres que tenham outros estilos. Você deve estar se perguntando:Mas como?”

Existe uma regra de stylist que funciona da seguinte forma: Para uma peça erro ( a peça erro seria no caso a peça que não faz o estilo da cliente), compensamos com duas peças acertos e o look é salvo, se torna um look certo, do estilo da sua cliente.

Os 7 estilos universais

As peças acertos não precisam ser necessariamente peças de roupas, pode ser um sapato, uma bolsa, um acessório como um colar. Digamos que sua loja venda roupas do estilo clássico tradicional e, a cliente que acabou de entrar em sua loja, é visivelmente “amante” do estilo sexy, o que fazer?

Primeiro sugerir que compre o terno completo da sua coleção e depois mixar com uma sandália vermelha, que deixe os pés bem à mostra e uma clutch animal print.

Os 7 estilos
Um terno feminino que seria tradicional, torna-se sexy por conta do decote e do sapato vermelho de brilho. Lembrando que você também pode usá-lo com uma sutiã ou body preto, caso não queira ousar tanto

Para deixar o terno ainda mais no estilo sexy, sugira que sua cliente use-o sem blusa por baixo, use o blazer como blusa, assim ela terá um decote e sairá feliz! É só completar com uma joia ou uma choker (nada mais sexy que uma choker). Prontinho, look sexy sem esbarrar no vulgar. 

Outro exemplo: Sua loja, sua marca, é focada no estilo casual/natural/esportivo e, uma cliente toda trabalhada na fofura, vestida com um vestido rosa estilo camponês, acabou de cruzar a porta da esperança (a porta da sua loja)…

Os 7 estilos

Muita calma nessa hora! Separe as peças que você tem disponíveis em cores candy, aquelas cores clarinhas, e pode ser uma t-shirt, não tem problema. Mostre a essa cliente e sugira que ela use com uma saia midi de tule e um tênis.

Mesmo que você não tenha a saia de tule em sua loja, afinal não faz o estilo da sua marca, você deu dicas de stylist para essa cliente e gerou nela o desejo de usar esse look. Trabalhe com o imaginário, o lúdico de suas clientes. 

Os 7 estilos
Faça sua cliente sonhar com o look, desejá-lo

Além de permanecer romântica, essa cliente estará fashion e extremamente satisfeita, afinal foi mais que uma compra, foi uma experiência com dicas de stylist… Percebe a diferença? Para fechar com chave de ouro, sugira que ela use um arco de pérolas nos cabelos, é CERTEZA DE STRIKE!!

Percebe a importância de conhecer profundamente os 7 estilos e as características de sua loja, seu estilo e ficar atento a compra do seu estoque? O lojista precisa conhecer todas as peças de sua loja, saber em qual estilo cada uma se encaixa e, mais importante do que TUDO, conhecer profundamente técnicas de stylist.

Os 7 estilos

Conhecendo técnicas de estilo, você será capaz de montar qualquer look que a princípio seria um erro, usando muitas vezes apenas acessórios. Mas como? Estudando para ser uma Personal Stylist/Consultora de Imagem.

Não tem outra maneira de você se destacar na multidão e continuar a fazer o mesmo que a maioria dos lojistas fazem, que é se contentar em apenas vender. É preciso mais, é preciso estudo, preparo para alcançar a excelência e não só vender roupas, mas vender experiência e assim fidelizar suas clientes. Você precisa estudar o quê? ESTILO!! 

Os 7 estilos

No vídeo abaixo, nossa Teacher Dany Padilla, deixa claro como uma boa consultora de moda, é capaz de montar 7 looks usando apenas 1 short, sendo cada look é de um estilo universal. Clique no link abaixo e assista, está fabulástico! 👇👇👇

TÉCNICAS DE ESTILO PARA AUMENTAR A PERCEPÇÃO DE VALOR E VERDER MAIS

É lojista e ainda não faz parte da nossa comunidade? Ainda não veio para a Escola de Estilo estudar com nossa mentora e aprender como disparar suas vendas, usando técnicas de stylist com suas clientes? Não perca mais tempo!!

Dany Padilla
Nossa Teacher Dany Padilla, espera por você!

Clique no botão amarelo e assista, além do vídeo postado acima, a aula gratuita que nossa Dany Padilla preparou para VOCÊ!

Curtiu o artigo? Compartilhe com os lojistas de moda que você conhece e que vão adorar conhecer essas técnicas de estilo e venda assertiva. Vamos ajudar quem precisa, porque não está fácil pra ninguém e, ver o próximo tendo sucesso, só enche nossos corações de alegria.

Um beijo no coração de toda Equipe Escola de Estilo

Escrito por Carla Lúcia Braga/Equipe Escola de Estilo

Confira outras matérias

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Comece agora a TRANSFORMAR sua realidade no mercado de moda

Restam poucas vagas nessa condições! Aproveite agora.