MODA SUSTENTÁVEL FAZ AS VENDAS EM BRECHÓS AUMENTAREM!

Brechó

Se você, todas as vezes que pensa em brechó, já sente o cheirinho da naftalina, pensa em peças desgastadas e com aquele cheiro típico de fundo de baú ou armário de vó… Esqueça!! Os brechós de hoje, nada tem a ver com essa lembrança que passeiam pela sua cabeça. Hoje vamos falar de como a moda sustentável, faz as vendas em brechós aumentarem!

Na verdade vamos falar de brechó, mas mais sobre os brechós de luxo, aqueles que vendem roupas “grifadas” de alto valor. Essa fama de lugar empoeirado com roupas amontoadas, nada tem a ver com a realidade dos brechós de luxo.

São lojas super organizadas. As peças são devidamente higienizadas e muitas customizadas. A soma de estilo com o bom gosto, vem sendo cada vez mais tendência entre consumidores mundo todo.

O Boston Consulting Group (BCG), constatou, após um estudo feito com 12 mil consumidores em dez países, incluindo o Brasil, que as vendas de produtos de luxo de segunda mão, vêm crescendo em média, 12% ao ano em nível global, contra 3% dos produtos novos (U$$ 40 bilhões por ano).

Isso quer dizer que o consumo consciente vem crescendo, enquanto o consumo de peças novas, não cresce no mesmo ritmo. 

Brechó

A perspectiva é que esse mercado cresça 20% nos próximos 5 anos. Com a pandemia, o consumo dos brechós só aumentou. Parece que tivemos bastante tempo para pensar em compra consciente, não é ?

Um grande acerto, uma evolução da humanidade atual. Se compartilhamos casa, carro, passamos esses itens para frente, porque não fazer o mesmo com uma bolsa ou um acessório qualquer de luxo?

Claro que o principal motivo para esse aumento no consumo das peças de luxo usadas, além do despertamento da consciência, foi a pandemia e a dificuldade financeira que atingiu a muitos.

Taís Araújo, Fernanda Paes Leme e Manu Gavassi, são 3 celebridades, das muitas como: Fernanda Lima, Grazi Massafera, Preta Gil, Luiza Brunet, Angelina Jolie, Drew Barrymore, Danielle Winits… Que assumiram que compram e muito em brechós de luxo.

Brechó

Isso sem falar que o público consumidor desses produtos de alto luxo, já os conhece e sabe da durabilidade e da qualidade deles. Em geral, eles mantém a qualidade por muito mais tempo que os produtos mais em conta, o que só facilita a venda dessas peças mais caras.

O número de brechós no Brasil cresceu 210% em cinco anos, de acordo com o Sebrae-Rj. Isso mesmo, você leu direitinho, 210%, muitaaa coisa!!

Você não imagina a quantidade de Consultoras de Imagem/Personal Stylist que estão aproveitando essa onda do crescimento dos brechós, para enfim tornarem-se empresárias abrindo suas lojas, sendo elas físicas ou E-commerce desse nicho.

Isso sem falar que é um outro nicho dentro da moda para você que é, ou deseja se tornar uma Consultora de Imagem.

E não precisa ser uma proprietária de loja, de um brechó físico ou online, você pode ser a profissional que vai ajudar esse lojista a vender de forma personalizada, colocando em prática suas técnicas de estilo. É ou não uma oportunidade de ouro??

Consultoria de imagem

Já se imaginou sendo uma Consultora de imagem, podendo dar dicas de estilo a suas clientes e vendendo de forma assertiva para cada uma delas. Tem como dar errado? Tem como não fidelizar com essas clientes? CLARO QUE NÃO!!

A única coisa que você precisa ter é vontade e iniciativa para fazer acontecer, além de estudar, é claro, se qualificar para saber comprar seu acervo e poder ser aquela proprietária de loja, que não apenas vende, mas monta o look da sua cliente de acordo com seu estilo e tipo físico.

Tudo que uma mulher deseja ao entrar em uma loja, é sair extremamente satisfeita.

Existem várias estratégias para você criar seu negócio e se destacar nesse nicho da moda. Você pode ter aquele brechó que personaliza peças, que borda pedrarias em algumas roupas que garimpa, transformando-as assim, em peças únicas.

Já pensou na possibilidade de abrir um brechó de luxo infantil? Existem muitas mães que amam vestir seus pimpolhos com o que há de melhor e, é um nicho ainda pouco explorado. Vai vendo!

Existem grupos no Facebook voltados para vendas dessas peças, grupos de WhatsApp… Fora o nicho dos brechós de luxo masculino, voltados principalmente para executivos que necessitam variar seus ternos e amam um Armani, um YSL…

Live

Os plus size, os brechós cheios de roupas europeias e americanas, já contemplam esse público antes de nós brasileiros com uma numeração maior. Achar as fontes para a compra dessas peças, não é difícil, é só “dar um Google” e descobrir infinitas possibilidades de fornecedores e nichos dentro dos brechós.

Você não precisa começar com muito, comece aos poucos com uma loja online, mas lembre-se: NÃO SEJA MAIS UMA NA MULTIDÃO, faça a diferença!! Ofereça um serviço completo de venda com consultoria de imagem e, dispare a frente de seus concorrentes.

Você tem que trazer para seu cliente, a melhor experiência possível. O sol brilha para todos mas a sombra é para quem sai na frente. Como citado acima, estudos comprovam que o mercado só irá crescer. O público que mais compra hoje é o que quer gastar menos.

Parece, tudo indica que as pessoas estão entendendo que roupa e acessórios não são eternos e por isso, precisam circular no guarda-roupa, mas como fazer isso sem jogar dinheiro fora e cair no consumismo desenfreado? Usando os brechós!

Existem uns brechós que usam a moeda de troca, o antigo escambo. Você pode vender uma peça e receber como pagamento duas bem interessantes, que de repente, você até já tenha uma cliente na cabeça que sabe que vai pirar quando ver as peças.

Uma estratégia maravilhosa, mas para isso é preciso conhecer o perfil de seus clientes já fieis e conhecer o estilo de cada um.

Consultor de imagem

A maior parte do crescimento dos brechós, vem das vendas online, responsáveis por 25% do mercado, sendo os Millennials ( pessoas nascidas entre meados da década de 1985 e o fim dos anos 90, super conectadas ao mundo digital) e a Geração Z ( tão conectados ao mundo digital como os Millennials ) os maiores consumidores desse tipo de serviço.

Um dos muitos brechós do Brasil é o Enjoei, que conecta pessoas que vendem e compram roupas, bolsas, sapatos e acessórios usados de diversas marcas e em bom estado. A curadoria das peças é extremamente rigorosa.

Um excelente exemplo para você cuidar de seu negócio e pesquisar o mercado. O enjoei.com começou do zero!!

O mundo está mudando, queremos cada vez mais entender como é o processo de fabricação do que compramos, comprar menos e impactar positivamente no meio ambiente e na geração futura.

Entre os principais motivos para a prática do consumo consciente, o consumo nos brechós, é a oportunidade economizar dinheiro (45%), evitar o desperdício (44%), diminuir o consumo excessivo (43%), poupar energia e recursos naturais (34%) e poder ajudar outras pessoas (33%).

Live da Fabulástica

Refirmando, que é pra não restar dúvidas: o mercado de brechós de luxo está crescendo quatro vezes mais que as vendas de produtos novos. Economia, consumo consciente e busca por um estilo mais autêntico são alguns dos motivos para o novo hábito.

Excelente oportunidade para você que é, ou deseja ser uma Consultora de Imagem, “surfar nessa grande onda”!!

Tomara que esse artigo ajude você, ou alguém que você sabe que precisa dessas informações, como “uma injeção” de ânimo para estudar e se preparar para ser uma Consultora de Sucesso e quem sabe, uma empresária da moda?!?!

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Beijo no coração!

Escrito por Carla Lúcia Braga/ Equipe Escola de Estilo

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