MULHERES ASSUMEM SEUS CABELOS BRANCOS E QUEBRAM PADRÕES DE BELEZA

Meryl Streep

Existe algo mais libertador que nos assumirmos, assumirmos nossa beleza sem a pressão de nos compararmos a ninguém? Nós aqui da Escola de Estilo, acreditamos que não há nada melhor!! Esse movimento está sendo colocado em prática pelas mulheres que têm orgulho de seus fios grisalhos. Confira nesse artigo, quem são as mulheres que estão assumindo seus cabelos brancos e quebrando os padrões de beleza.

É difícil imaginar um mundo sem tinta de cabelo, onde as mulheres não podiam mudar o visual e tinham que aceitar a cor natural de suas madeixas, mas essa era a realidade até o ano de 1909, quando o químico Eugène Schueller criou a primeira coloração capilar segura. Antes dessa data, houve relatos de tentativas fracassadas de coloração e, até então, os únicos métodos de tintura usados eram a henna ou os sais minerais, que deixavam um efeito extremamente artificial e com tons muito pigmentados, chamativos.

Cabelos brancos O químico Eugène Schueller. O criador da primeira tintura de cabelo segura para nossa saúde. O fundador da Top marca L’Oréal.

Eugène começou a estudar produtos químicos seguros a saúde humana, baseando sua fórmula em um novo componente chamado parafenilenediamina. Criou o produto que até hoje é base das colorações que conhecemos. Percebendo o potencial de sua descoberta, o químico investiu seu dinheiro na fundação da “Société Française de Teintures Inoffensives pour Cheveux” (“Fábrica de Tinturas Inofensivas para Cabelos”).

L'Oréal Olha o início de tudo aí!!

O nome grande e pomposo da empresa, deu lugar a uma denominação diferente, inspiração das primeiras fórmulas teste que Eugène criou: a “Aureale”. A “L’Oréal”. Essa foi a primeira empresa de cosméticos do ramo de coloração. A partir daí, surgia os produtos tradicionais como a tintura tão conhecida: “Imédia Excellence”, comercializada há mais de 85 anos.

É muito interessante observar esse movimento inverso acontecendo, não é mesmo? O tempo onde os cabelos brancos eram coisa das vovozinhas, acabou, cabelos grisalhos agora se tornaram opção, sem nenhuma pressão de mudança. Muitas mulheres jovens, com menos de 35 anos, estão assumindo seus grisalhos. Existem mulheres que começam a ter cabelos brancos com 17 anos, visto que essa é uma herança genética. Poder se libertar da tinta que as jovens usam as vezes antes mesmo dos 18 anos, é libertador.

Cabelos brancos Mulheres que inspiram

De um tempo pra cá, todo movimento de empoderamento, aceitação feminina, tem tomado uma força absurda no nosso mundo moderno, uma libertação que cresce diariamente. O empoderamento feminino veio para libertar, em muitos aspectos, a nós mulheres. Já não nos conformamos em tentar nos enquadrarmos o tempo inteiro nesses padrões de perfeição que a sociedade tenta nos impor, e essa ação de usar os cabelos brancos naturais é para muitas, uma ação de libertação!!

Cabelos brancos Algumas celebridades… Todas lindas!

E com isso, movimentos importantes vêm surgindo, como o site Grombre – Todo dedicado a mostrar como podemos ser bonitas e elegantes quando exibimos nossos fios brancos. É uma celebração radical do fenômeno natural dos cabelos grisalhos.

“Ah mas eu não curto cabelo grisalho, não me sinto bem, amo tingir meu cabelo de ruivo, loiro, castanho escuro…”

Cabelos brancos Mulheres de diferentes idades assumindo seus grisalhos sim, e porque não?

Amiga, esse artigo não é uma definição de como todas nós devemos parar de tingir nossos cabelos, e sim mais uma matéria escrita cheia de orgulho por ver que o mundo está mudando e nós mulheres, “tomando as rédeas” de nossas vidas. Você pode tudo com seu corpo, seus cabelos…são suas escolhas. Você só não pode ficar com vontade de poder!! Nunca se esqueça dessa frase!!

Então quando seu marido, namorado, seu crush falar para você, que está na hora de retocar a raiz dos cabelos e NÃO FOR DA SUA VONTADE, vá até uma farmácia, compre uma tinta de cabelo e lhe dê de presente, combinado? 

Cabelo branco Viva a diversidade!! Tem as que brincam com os cabelos brancos e dão um toque colorido, porque não? Quem disse que existe idade para ousar?

Poder fazer algo sem se sentir prisioneira a um certo padrão, não tem preço! Viva a diversidade, viva a liberdade de expressão, VIVA nossas regras pessoais!! Meu corpo, minhas regras. Seu corpo, suas regras! 

Mas como manter os cabelos brancos sem “apagar” o tom de minha pele, meu rosto?

Cabelo branco Linda não é? Parece um anjo. Porém, observe que nesse caso nem podemos falar da sobrancelha, porque a foto não a deixa exposta, mas sim da make que está muito pastel. Cuidado com isso, cabelos quase que totalmente grisalhos ou muito platinados, pedem um batonzinho que seja, ok?

Dica de ouro: Atenção as sobrancelhas, se você optar por mantê-las brancas, esteja ciente que elas ficam quase que invisíveis. O ideal, para que seu rosto não fique apagado, é manter as sobrancelhas sempre uns dois tons acima ao tom do cabelo. Para o caso de cabelos muito loiros (os platinados) ou grisalhos, o ideal seria manter suas sobrancelhas num tom de castanho claro. É como um quadro em branco, precisa ser destacado, se essa for a sua vontade, é claro!

Você pode assumir o lápis de sobrancelha, a henna, ou os muitos produtos disponíveis no mercado de makes para esse fim, mas ressaltando sempre que são apenas dicas do que harmonizam bem com o rosto das mulheres que assumem o grisalho.

Cabelo branco Olha que linda, que contraste bacana da sobrancelha com um toque de cor castanho, make suave…

Com o isolamento social forçado por conta desse covid-19, algumas celebridades acabaram assumindo também seus fios brancos, já que os cuidados pessoais ficaram em segundo plano. É a beleza natural vindo a tona.

Muitas estão até cortando os cabelos em casa, já outras deixaram de lado os procedimentos químicos e seguem cuidando da saúde mental, que vamos combinar, essa fase de isolamento não está sendo fácil pra ninguém. Algumas musas decidiram exibir os fios grisalhos sem se importar com as críticas. E não é que elas ficaram maravilhosas? 

Cabelos brancos Samara Felippo, Astrid Fontenelle, Preta Gil e Suzana Alves (a ex Tiazinha), foram celebridades que assumiram seus fios brancos na pandemia. Algumas, como a Astrid, resolveram aderir de vez

Então, curtiu ver a quantidade de mulheres que optaram por assumir a beleza natural? Sabe o que é mais bacana nisso tudo? Não é propriamente os cabelos tingidos ou não, é a atitude de libertação sem se importar em dar explicações pra ninguém. Seu corpo, seus cabelos, quem decide é você! Se seu cabelo será rosa, branco, castanho, loiro…de verdade isso não importa, o que importa é você ser dona, DONA DO SEU QUERER!! É essa libertação que desejamos a você!

Assista a aula gratuita que a Dany separou para você com tanto carinho. É só clicar no retângulo amarelo no topo direito da página, ok? 

Um beijo no coração de toda equipe Dany Padilla!!

Escrito por Carla Lúcia Braga/Equipe Dany Padilla

 

Confira outras matérias

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo