MULHERES PRETAS QUE SÃO REFERÊNCIA NA MODA!

Mulheres Pretas

Olá, hoje nosso artigo fala especificamente sobre diversidade racial, inclusão, inclusão na moda! Já não era sem tempo de abordarmos um tema que nem podemos dizer que é atual, afinal a sociedade, os humanos, não foram feitos por Deus em massa, todos temos características específicas e todos temos nossa beleza, cada uma de uma forma singular. Hoje o foco desse artigo serão as Mulheres pretas que são referência na moda! Vem que a gente explica pra VOCÊ! 

Graças ao nosso bom Deus, o ser humano tem evoluído, afinal é pra frente que se anda. Sim, ainda existem pessoas que não chegaram ao nível de evolução ao ponto de entenderem que TODOS somos iguais, independente de raça, instrução, condição social…

Mulheres pretas

Mas nosso artigo não será focado nesses, a esses direcionamos nossas preces e pedimos aos céus evolução espiritual e cultural. Nosso artigo é focado no sucesso!!

Hoje vamos falar do brilhantismo de mulheres que vieram de histórias com pouca oportunidade, de histórias de bullying, de preconceito racial e, diferente de muitas de nós, não se entregaram, muito pelo contrário, usaram essas dificuldades como uma espécie de mola, de trampolim para o sucesso!

Mulheres pretas
A super modelo Naomi Campbell

Vamos conhecer uma a uma? Garantimos que cada uma tem sua história bacana e todas são exemplo de mulheres fortes, que não se dobram e se um dia se dobraram, não quebraram. É com essas inspirações que vamos seguir este artigo.

As passarelas da moda se abriram para a diversidade racial, hoje vemos muito mais modelos pretas. Além dos modelos, muitas estilistas fazendo sucesso.

Pretas lindas

Nosso artigo não tem a pretensão de mostrar à você, uma lista super completa dessas mulheres de sucesso, porque essa lista é gigantesca, não teria como incluir todas aqui.

Caso você se lembre de alguma, pode ser modelo, estilista, celebridade, produtora de moda, fotógrafa… Se for um exemplo de sucesso no mundo da moda, nós vamos adorar conhecer e falar sobre.

É só colocar nos comentários abaixo. Vamos uma a uma? É sim ou sim?!

Mulheres pretas

A ESTILISTA ANGELA BRITO 

Vamos começar falando de uma estilista de Cabo Verde, mas que mora aqui no Rio e faz uma moda super elegante e ao mesmo tempo leve, Angela Brito.

Angela estreou na casa de criadores ( é o principal evento dedicado à moda autoral brasileira e também lançador de novos talentos) e segue fazendo parte do time. 

Mulheres pretas

Angela que já vestiu celebridades como Camila Pitanga, Taís Araújo e Zezé Motta, sempre desejou trabalhar com moda, apesar de por certo período, ter estudado e trabalhado na área tecnológica.

Em 2014 decidiu-se mover em direção a sua autorrealização e criou a marca ANGELA BRITO, que só cresce, Angela é puro sucesso!! 

Mulheres pretas

A PERSONAL STYLIST IGI AYEDUNI

A paulistana Igi Ayedun é uma Personal Stylist, apaixonada por imagens e fotografia. Igi iniciou sua carreira muito cedo, por volta dos 14 anos, quando entrou para a “Galera Capricho”. Galera Capricho era um grupo de leitores selecionados para integrar a equipe da revista.

Mulheres pretas

Foi lá que ela aprendeu como funcionava uma revista de moda, acompanhando fotos e ajudando a organizar os castings. Aos 16 anos começou a escrever sobre moda, um sonho para quem curte escrita e moda, imagina isso para uma menina de 16 anos… Que TUDO!

Igi é uma stylist que já cuidou de muitas campanhas, desfiles e editoriais, sempre exercendo sua profissão ( A NOSSA PROFISSÃO DE PERSONAL STYLIST!! É ORGULHO QUE FALA?!), escolhendo e combinando peças de roupas e acessórios que integram o trabalho, ajudando a montar a identidade visual das marcas.

Mulheres pretas

Aos 2 anos de idade, foi diagnosticada com retinoblastoma, uma espécie rara de câncer na retina. É uma guerreira, superou a doença, mas perdeu o olho esquerdo, o que não a impediu de unir o talento de stylist ao olhar clínico para a fotografia de moda.

“Não tenho 50% do ângulo de visão. Mas isso não me atrapalha, acho que até ajuda na hora de formatar uma imagem na minha cabeça. É um pouco irônico, mas a vida tem dessas coisas. Uma boa styling, precisa ter embasamento e ser minuciosamente bem cuidada…

Mulheres pretas

…Não é simplesmente vestir uma calça amarela com uma blusa azul, apenas porque está na moda. É preciso arriscar, propor novidades e fundamentar bem os conceitos.

O processo criativo deve acontecer em toda construção da imagem, então procuro sempre estudar muito para cada foto. Não basta apenas focar no vestuário, o stylist deve conhecer toda a atmosfera do trabalho.” Disse Igi ao UOL Estilo.

IGI AYEDUNI

Um exemplo de dedicação para nós profissionais da Consultoria de Imagem/Personal Stylist. Igi Ayedun já trabalhou para as revistas “L’Officel”, “Marie Claire” e “Isto é Gente” e para os sites de moda FFW e U+Mag. Fez campanhas publicitárias para Hering, C&A e Victor Hugo.

Atualmente Igi é diretora de moda da revista independente U+MAG, e Web colunista no O Estado De S Paulo. Já teve a honra de entrevistar Marc Jacobs, Gisele Bündchen, Bernard Delettrez, Pierre Hardy, Bethann Hardison, dentre outros tantos ícones da moda… Demais, não é?!

IGI AYEDUNI

A EX-PRIMEIRA-DAMA DOS EUA MICHELLE OBAMA

Essa ex-primeira-dama é realmente uma diva da moda, não só da moda, mas uma diva como ser humano. Uma mulher engajada nos projetos sociais e, mesmo após ter deixado de ser a primeira-dama americana, continua lutando pela evolução da sociedade.

Mulheres Pretas

Michelle Obama se dedica a projetos importantes. como por exemplo a ajudar famílias de militares e a combater a obesidade infantil. Se empenhou, na época em que era a primeira-dama, em defender o projeto de Obama para ajudar veteranos de guerra a serem contratados no setor privado.

Mulheres Pretas

É uma mulher que encantou tanto os americanos, que podemos dizer sem medo de errar, que se tornou o centro das atenções das mulheres não só americanas, mas do mundo, afinal se trata de uma mulher forte, que só de olharmos conseguimos identificar, até por sua expressão corporal, o quanto ela é firme e doce ao mesmo tempo.

Mulheres Pretas

Sua popularidade vai muito além das roupas ou do seu corte de cabelo. Nos Estados Unidos, ela é mais popular do que o marido Barack Obama e isso não somos nós que estamos dizendo, isso foi comprovado por pesquisas, e ele, que sabe exatamente a mulher que tem e o tanto do seu valor, nunca escondeu que é apaixonado por ela!

Mulheres Pretas

No período em que foi primeira-dama, apareceu em várias cerimônias, festas, bailes, sempre usando looks coloridos, elegantes… Uns caros e outros nem tanto. Foi vista usando roupas mais baratas, discretas, mas sempre elegantes.

E para provar que ela é gente nossa, Michelle ainda aproveitava os grandes eventos e usava peças de estilistas que estavam se lançando, para dar aquela “forcinha” na carreira deles.

Um inclusive ( Thom Browne – estilista americano), só soube que havia sido escolhido, depois que viu Michelle usando suas peças pela TV. 

Mulheres Pretas
Michelle com look do estilista americano Thom Browne

Michelle escolheu um casaco e um vestido criados por Thom para usar em um super evento, com o na época presidente Barack Obama. Já em 2009, na primeira posse, Michelle usou um vestido do estilista Jason Wu, na época um nome novo e desconhecido da moda.

Mulheres Pretas
Vestido do estilista Jason Wu

Michelle Obama estudou nas escolas mais importantes do país. De personalidade forte, se destacou no trabalho que fez em grandes empresas de advocacia. Na verdade Michelle nunca esteve à sombra de seu marido, sempre andou de braços dados, exatamente como deve ser uma relação saudável.

A MODELO WINNIE HARLOW

Winnie Harlow, uma canadiana (canadense) de ascendência jamaicana, chamou a atenção dos olhares do mundo da Moda no ano de 2014, quando teve seu primeiro contato com a carreira de modelo no concurso “America’s Next Top Model”.

Mulheres pretas

Não apenas por ser uma mulher linda, mas por uma característica peculiar, por ser diferente e não mais uma modelo bela. Winnie tem vitiligo, uma condição dermatológica crônica, que se caracteriza por manchas de despigmentação na pele e às vezes, também no cabelo e pelos corporais.

Mulheres pretas

É fácil imaginar que Winnie sofreu bullying durante a infância e adolescência. Se existem adultos que deveriam segurar a língua, respeitar o próximo e não o fazem, imagine as crianças, que ainda estão em formação de caráter e não entendem que podem magoar o coleguinha, exercendo sem piedade o maléfico preconceito?! 

Mulheres pretas

Winnie afirma que sofreu muito bullying quando criança e jovem. A apelidavam de vaca, zebra, entre outros pejorativos tristes. A depressão tomou proporções tão profundas, que a modelo chegou a pensar em suicídio.

Hoje, sendo um ícone de beleza, se tornou porta-voz do vitiligo desmistificando e esclarecendo algumas questões sobre a doença.

Mulheres pretas

Propósitos… As vezes passamos por lutas, para no futuro podermos falar com propriedade sobre elas e, ajudarmos outras vidas, afinal NADA É POR ACASO! É pra pensar! 

Winnie tornou-se o rosto da marca espanhola Desigual. Nesse mesmo ano (2017) desfilou na Semana de Moda de Londres. Em 2018, desfilou pela primeira vez para a famosa marca de lingerie Victoria’s Secret.

Mulheres pretas

Winnie Harlow conquistou tudo e todos com a sua beleza, provando que a diferença é linda. A canadiana já participou da série de vídeos de “get ready with me” da Vogue americana, onde confessou o seu amor por make-up e explicou como maquia o seu rosto estrategicamente, de forma a realçar e evidenciar as suas manchas.

Mulheres Pretas

É comum vermos Winnie com looks elaborados e cheios de personalidade, sempre com muito glamour. Suas makes com esfumados fortes e batons impactantes são lindas, ou seja, ela se ama, se aceita, entende sua importância como influenciadora e modelo de superação na MODA!!

Mulheres Pretas

Palmas para ela, para todas elas, inclusive para as muitas mulheres que gostaríamos de trazer aqui nessa matéria, mas fica impossível, seria um texto gigantesco.

Porque resolvemos escrever sobre esse tema? Primeiro porque a moda tem um papel fundamental na concepção da sociedade, FATO, e depois… Contamos pra você abaixo.

Mulheres Pretas

Nossa parceira de trabalho, nossa linda Iali Ramos, que é a nossa gerente de Marketing Digital, sugeriu a mim essa pauta, pela dificuldade que ela sente diariamente em buscar fotos com qualidade profissional, nos bancos de fotos disponíveis na internet, fotos para o fim de publicidade.

Mulheres Pretas

Ela sugeriu o tema a mim, que cuido da Redação (Artigos do Blog) da Escola de Estilo e achei o máximo, porque é uma dificuldade minha também na hora de editar os nossos artigos. Sobram fotos de mulheres brancas e são raras as fotos de mulheres pretas para divulgação.

Mulheres Pretas

Nosso gerente de Copy, Maurício Belém, comprou a ideia e aqui estamos, dando o devido valor a essas mulheres lindas, brilhantes, guerreiras, que nada tem de melhor, nem de pior que qualquer outro ser humano.

O discurso aqui não é de ” Vamos dar um espaço para as mulheres pretas de sucesso”, o discurso é: ” Vamos valorizar todas as formas de beleza, seja ela branca, amarela, preta…!”

Mulheres Pretas

Que fique bem claro que somos uma Escola de Estilo criada pela nossa Mentora de Moda Dany Padilla, que tem como o primeiro intuito, trabalhar para a evolução do ser humano. Esse é o nosso FOCO, o foco da nossa Teacher e, para se encaixar nessa equipe, PRECISA ter essa mesma causa como prioridade, AMAR a diversidade e abraçar o ser humano.

Mulheres pretas

Curtiu nossa matéria? Tem algum tema que gostaria de ler por aqui? Sugira nos comentários e, quem sabe não trazemos especialmente para VOCÊ, hum?!

Clique no botão amarelo no alto da página, e assista a aula grátis que nossa Teacher Dany Padilla preparou especialmente para VOCÊ!

Um beijo carinhoso de toda Equipe Escola de Estilo

Escrito por Carla Lúcia Braga/Equipe Escola de Estilo

Confira outras matérias

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

NÃO COMPRE CURSO DE PERSONAL STYLIST ESSES DIAS!

A Escola de Estilo está preparando uma condição mega especial para Novembro.

Se você quer ser uma Consultora de Imagem e ainda ganhar bônus incríveis inclusive uma Mentoria com a TEACHER DANY PADILLA.