Oscar de la Renta – O ícone latino que marcou a moda de luxo. O universo fashion viu uma estrela latina mostrar seu talento como poucos estilistas mostraram no mundo. Sua autenticidade levou sua marca ao tapete vermelho e celebridades conhecidas no mundo todo, usaram suas criações em diversas ocasiões, como por exemplo: Sarah Jessica Parker, Jacqueline Kennedy e Hillary Clinton.
Nascido no dia 22 de Julho de 1932 na cidade de Santo Domingo no país caribenho República Dominicana, Oscar Aristides de la Renta Fiallo é filho de pai porto-riquenho e mãe dominicana.
Aos 18 anos o jovem Oscar embarcou para a Espanha, a fim de estudar pintura na Real Academia de Belas Artes de San Fernando, na cidade de Madri, porém com o passar dos anos, seu gosto por moda foi florescendo, o que o levou a desenhar para várias casas de moda do país.
Em um de seus trabalhos, o estilista desenhou um vestido para a filha do embaixador americano na Espanha. Sua criação foi tão apreciada que a revista Life convidou a filha do embaixador com o vestido para serem capa de uma de suas edições.
A partir daí, sua criatividade e dedicação passou a ser conhecida pelo mundo, o que levou Cristóbal Balenciaga a convidá-lo para ser seu aprendiz.
Em 1961, o estilista embarcou em uma jornada de experiências trabalhando com Antonio Castillo e sendo assistente da Maison Lanvin.
Já no ano de 1963, Oscar percebeu que o que realmente dava dinheiro era o Prêt-a-pôrter (pronto para vestir), por isso foi em busca do conselho da então diretora da revista Vogue, Diana Vreeland, e esta o aconselhou a trabalhar com Elisabeth Arden, pois assim ele iria construir sua reputação com rapidez.
Nada bobo, ele seguiu o conselho de Diana e se deu super bem. Como a estilista americana tinha uma renomada cartela de clientes, Oscar desenhou roupas para a primeira dama Jacqueline Kennedy, o que o tornou ainda mais conhecido no mundo da moda.
No ano de 1965, Oscar trabalhou para Jane Derby que era especialista em criações para o formato de corpo mignon. Após a morte de Jane, o estilista definiu novos planos para sua carreira comprando a empresa juntamente com Bem Shaw e se lançou no mercado com uma coleção prêt-àprotêr na cidade de Nova York. Nessa ocasião a marca Oscar de la Renta surgiu, trazendo consigo muito sucesso.
Nos anos de 1967 e 1968 a marca recebeu o estimado prêmio Coty Award, que é um oscar da moda americana. Já em 1977, com seu nome repercutindo por toda a américa, a grife lançou seu primeiro perfume chamado Pour Lui
Por mais incrível que pareça, o primeiro produto masculino lançado pela marca não foram roupas, mas sim um perfume chamado Pour Lui e em 1992 o estilista se tornou o primeiro estilista latino a se tornar diretor criativo de uma grife francesa, no caso a Balmain, onde trabalhou até o ano de 2002.
A partir desse momento, a marca entrou em um novo tempo de expansão de seus produtos, lançando assim, uma linha de acessórios em 2001, uma linha de móveis em 2002 e uma linha de óculos e outra de roupas com preço mais acessível em 2004. A grife inaugurou sua primeira loja na Madison Avenue na cidade de Manhatan, NY.
Após essa conquista, várias outras lojas foram inauguradas em diversas cidades famosas dos Estados Unidos e já no ano de 2006, uma linha de noivas chamada Oscar de la Renta Bridal foi lançada, seguida de outras inaugurações de lojas importantes na Europa em cidades como Atenas e Londres.
No ano de 2011, foi lançado o perfume Live in Love como consequência de uma briga judicial da grife com a L’Oréal para assumir novamente o controle de suas operações, que haviam mudado de mãos seis vezes na última década, prejudicando assim a qualidade de seus produtos.
Um ano depois, a marca lançou sua primeira linha de produtos infantis e também uma linha especial para artigos de casa intitulada Home. No ano de 2013 uma loja de 1.000m² foi inaugurada na cidade de Londres, sendo essa a maior loja da grife, contendo todas as linhas de produtos criadas.
No fim de sua vida, Oscar nomeou Peter Coopping como seu sucessor na direção criativa da marca, o que deixou o mundo aliviado, pois outro forte candidato ao cargo era John Galliano, o estilista que foi demitido da grife Christian Dior por ter feito comentários antissemitas ( pessoa que tem preconceito, hostilidade ou discriminação contra judeus ).
Uma semana após o anúncio oficial de quem o sucederia, Oscar faleceu aos 82 anos em sua casa na cidade de Kent, devido a uma longa batalha contra um câncer.
Algo que chama muita atenção no fim da vida de Oscar, é que enquanto ele lutava contra o câncer sua grife cresceu cerca de 50% e passou a ser ligada a nomes como Oprah Winfrey, Penélope Cruz, Hillary Clinton e várias outras celebridades.
O estilista que era casado com Anne de la Renta, desde 1989. Deixou esposa e seu filho adotivo Moisés, juntamente com seus três enteados, Beatrice Reed, Charlie Reed, Eliza Bolen e nove netos.
A história extraordinária de Oscar inspira o mundo da moda, dos negócios e tudo aquilo que é ligado a criatividade, até porque uma de suas qualidades mais louváveis era esse aspecto.
Terminamos hoje esse artigo delicioso com muita expectativa para o ano de 2021 e, se você deseja se informar ainda mais sobre a história dos mais brilhantes estilistas do mundo, fique de olho aqui, no blog da Escola de Estilo! Toda quinta-feira divulgamos a história de alguma marca ou nome, que marcou e ainda marca a história da moda.
Clique no botão amarelo e assista a aula grátis que nossa Teacher Dany Padilla preparou para você!
Beijos no coração e até amanhã!
Por: Giovanna Alves/ Escola de Estilo