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PRADA – LUXO, PODER E SOFISTICAÇÃO

Prada

Hoje vamos falar de uma marca que gera desejo na cabeça das mulheres em torno do mundo. Podemos dizer que a marca é uma verdadeira joia das maisons mundiais. Prada – Uma marca italiana que é sinônimo de luxo, poder e sofisticação!

A Vogue americana declarou através da coluna da Anna Wintour, que a Prada é a única razão para qualquer pessoa ir a Temporada de Milão, isso é só para você ter uma ideia da importância e tamanho dessa marca no mundo da moda. Nesse artigo, você vai entender um pouco mais sobre a história e as contribuições que a Prada trouxe para o mundo moderno.

Prada

A História da Marca Prada

1913 – Através das mãos de Mario Prada, era fundada a grife italiana que carregava seu sobrenome. Mario e seu irmão Martino, resolveram abrir uma loja que levasse o nome de Prada Brothers (Em italiano, Fratelli Prada).

A atividade inicial era o design exclusivo de peças. Os irmãos investiam pesado em acessórios de luxo, malas de viagem, bolsas e acessórios que eram confeccionados em vários tipos de couro, como por exemplo o couro de leão marinho, que eles importavam diretamente da Inglaterra.

Maria Prado
Mario Prada, o fundador da grife em 1913

Tudo isso sempre feito a mão, com atenção em cada detalhe, o que destacou com clareza cada uma das peças de luxo. A alta classe italiana foi descobrindo aos poucos a marca, porém nunca mais parou de crescer.

1919 – A loja localizada na Galleria Vittorio Emanuele II, se transformou no destino preferido da realeza italiana e junto com eles, a aristocracia europeia. Naquela época, o machismo imperava e os homens administravam os negócios e não admitiam que as mulheres dessem opiniões sobre suas criações.

Prada
Loja da Prada localizada na Galleria Vittorio Emanuele II – Observe o tamanho e o luxo do império Prada

Miuccia Prada e a nova Prada

1978 – A Prada passou a estar nas mãos da neta de um dos fundadores, Miuccia Prada, juntamente com o seu marido, Patrizio Bertelli. Nessa década dos anos 70, muito do prestigio da marca já tinha se perdido e estima-se que eles arrecadavam apenas US$ 450 mil por ano… Mas Miuccia entrou na grife pra ganhar, trouxe um olhar mais crítico e contemporâneo, tentando resgatar o respeito e todo luxo de toda uma era.

A grife só começou a se recuperar como marca de luxo, a partir dos anos 80, quando lançaram a bolsa preta de linhas mais básicas. Muitas atrizes e celebridades adotaram a marca e levaram junto com o sua influência, o nome da Prada.

Prada
Miuccia Prada e o marido Patrizio Bertelli. Parceria nos negócios e no amor. Miuccia Prada é casada há mais de trinta anos com Patrizio Bertelli, que é CEO do conglomerado Prada, que inclui as marcas Miu Miu, Azzedine, Allaia e Helmut Lang.

Não demorou muito para que eles abrissem uma segunda loja em 1993. A loja fica na Via della Spiga, que é um dos principais pontos europeus para artigos e acessórios de alto luxo. Essa nova loja, conseguiu unir o contemporâneo com o tradicional.

Outro fator contribuiu bastante para a recuperação do nome da marca italiana, o lançamento de uma bolsa simples, mas irresistível: A Mochila Prada preta feita em náilon ( material que era utilizado para confeccionar tendas dos militares ), ajustada com alças em couro. Total inovação! Além de ser um mochila linda, também se tratava de uma mochila bastante resistente e de alta durabilidade.

Prada
Mochila Prada de nylon preta

Nesse momento, Miuccia conseguiu acertar em cheio! Entendeu as necessidades de suas consumidoras, mulheres que estavam num mundo moderno e que precisavam de coisas práticas, contudo, sem abrir mão da beleza e do glamour.

No mesmo ano, outros acessórios ganharam a estampa em náilon e estampas também com o triângulo metálico invertido, onde era possível ler o nome da marca. Não demorou muito até que se tornasse uma febre mundial.

Atualmente, conhecida por todos como a papisa da moda, Maria Bianchi Prada ( Miuccia ), nascida em 10 de maio de 1949 em Milão, já tinha a moda no sangue. Ela tem sua formação em ciências políticas e é ex-militante do Partido Comunista Italiano.

Prada
Miuccia

Quando mais nova, participava de passeatas utilizando roupas de estilistas como Yves Saint Laurent. Chegou a participar também de movimentos estudantis e quis trazer esse conceito para as suas coleções, onde a mulher era uma mulher independente, inovadora, ousada e muito bem resolvida!

Em relação a Prada, assumiu o controle da empresa familiar ainda jovem, ocupando o lugar que até então era de mãe. Inicialmente, era uma ideia que ela detestava, porém, logo após o seu primeiro desfile prêt-à-porter, todos já falavam dela e do seu talento nato.

Prada
Miuccia sempre muito tímida, só costuma aparecer ao final dos desfiles para agradecer e bem rapidamente.

Bastante tímida, nunca foi amiga dos jornalistas e também não curtia e não curte ainda muito os eventos. Miuccia fez com que a moda feminina sempre jogasse ao seu favor.

Transformou a Prada nessa grife de sucesso que vemos nos dias de hoje. Para se ter uma ideia de sua relevância, a Prada fora uma das marcas que mais ditou a moda nos últimos anos.

Como diria o filme, até o Diabo veste Prada…a marca é sinônimo de requinte e bom gosto nos quatro cantos do mundo. Não existe uma só pessoa que não conheça a Maison.

Prada
No filme o Diabo veste Prada, todo o elenco principal usou Prada nas gravações.

Com o seu jeito reservado, porém de talento perceptível, Miuccia fora a primeira estilista a aparecer na The New York Magazine, em 2008. Ela também é a única estilista que consta na lista da revista Time das 100 pessoas mais influentes do mundo. Sua relevância é perceptível até os dias de hoje.

Miuccia dizia: “Uma bolsa ou um sapato é considerada a boa maneira para identificação do seu estilo, sem ter que repaginar todo o seu look”. Miuccia, com certeza entendeu a importância dos acessórios para o look.

Falando em sapato, foi nesse momento que nasceu o tênis com cara de sapato ( aquele modelo que muitos chamam de sapatênis ) e que venceu todos os calçados que eram fabricados na época, ganhando os pés de quem buscava algo confortável, porém luxuoso.

Prada
O sapatênis da Prada

Processo de internacionalização da Prada

Com o crescimento da marca, a Itália começou a ficar pequena e o processo de expansão, aconteceu de forma bem rápida. Em 1986, eles inauguraram lojas em Madri e Nova York. Logo depois surgiram algumas espalhadas por Paris, Londres e Tóquio.

Em 1988 foi lançada a sua primeira coleção que parou o mundo da moda! Miuccia trouxe para a passarela uma coleção inovadora, com linhas mais purista ( conservadora) e austeras ( rígidas ), causando impacto nos críticos e na imprensa local. Resumindo, trouxe uma coleção bem tradicional.

Prada
Uma coleção com cortes tradicionais e bem femininos

Nessa coleção ficou claro que Miuccia não estava para brincadeira. Era possível notar diferentes tecnologias e tecidos, além de muita novidade, mesmo dentro das linhas tradicionais da alta costura. O público já acostumado a vestir a sensualidade, agora contemplava uma coleção mais reta, em tons intelectuais.

Lançamento da Miu Miu

Nos anos 90, Miuccia resolveu criar a sua segunda grife, a Miu Miu. O nome da marca se dá ao fato dela ter esse apelido quando criança. Resumindo, trata-se de uma marca que atendia e atende pedidos mais joviais, com menor custo, porém sem deixar abrir mão do bom gosto e do glamour da marca italiana. A Miu Miu chegou com a mesma qualidade da Prada, com isso ganhou rapidamente o coração de milhares, tornando-se febre nesta década e nas seguintes.

Miu Miu
Fachada da Miu Miu

As lojas da grife italiana, trazem a proposta de uma arquitetura diferenciada em suas lojas. Em estilo de galeria, foram projetos de muitos arquitetos requisitados, como o Rem Koolhaass, que era o responsável pelas unidades de Nova York, inaugurada no distrito de Soho em 2001. A estrutura encanta qualquer um pela sua decoração e foi denominada Prada Epicenter.

Destaque para o grande elevador de vidro arredondado, cuja a decoração é feita por bolsas e malas da marca. Outra novidade é as portas dos provadores que foram produzidas com painéis de cristal líquido, que automaticamente se escurece quando alguém entra para provar uma roupa. Aiii pelamor, quanto luxo!!

Prada
O grande e suntuoso elevador redondo

Outro fator são que os clientes podem penduram as peças em um cabide, facilitando as provas de roupa. Outra possibilidade é que através das etiquetas inteligentes ela captura as imagens e projeta em uma tela de plasma várias combinações. Imagina isso, você compra uma peça e em uma tela parecem sugestões de looks com a peça adquirida, ou seja : Prada Epicenter se tornou um ponto turístico de Manhattan.

A Prada Epicenter já tem mais duas unidades em Los Angeles, uma delas foi inaugurada em 2004, em Berverly Hills e a outra no ano de 2003, em Tóquio. Essa última foi assumida por Jacques Herzog e Pierre de Meuron, uma dupla suíça. O prédio é de uma arquitetura inigualável e considerada a mais provocativa do Japão.

Prada
Prada Epicenter de Tóquio

Fundação Prada

Nos anos 90, a empresa resolveu criar a Fundação Prada. Uma fundação que tem como objetivo a exposição e promoção de projetos com foco no debate da arte contemporânea.

A Prada não para de inovar. Já lançou linha esportiva, linha de decoração, coleção de roupa masculina, relógios, roupas íntimas… A grife só cresce e consequentemente só aumenta, e muito, seu faturamento. A esta altura, já podemos imaginar a marca com 40 lojas próprias espalhadas ao redor do mundo! E desse total de volume, 20 lojas estão localizadas apenas no Japão, devido a fidelidade desse público.

Prada
Alguns dos vários produtos Prada e Miu Miu

Os acessórios da Prada

2008 e a marca resolve inovar um pouco mais. Lançou uma linha de bijuterias com estilo vintage retrô. Para conseguir levantar essa coleção, a marca selecionou alguns materiais inovadores para a construção dessas bijuterias, como por exemplo os cristais tratados em choque térmico, para dar aquela aparência de craquelados.

Os cristais eram utilizados em brincos, pulseiras e anéis. E também, nesse mesmo período, em suas roupas,. Prada coloca “pra jogo” novamente as rendas, que até aquele momento tinham sido esquecidas pela indústria fashionista, fazendo parte essencial de suas peças e compondo transparência e elegância em suas roupas. Os óculos, estão entre os acessórios de luxo mais cobiçados da marca, que também comercializa cintos, carteiras, pulseiras, colares e brincos.

Prada
O acessório mais desejado, pelas mulheres, da grife, os óculos de sol

Em 2012, inaugurou as suas lojas na América do Sul: México e finalmente chegou ao Brasil.

Aos 71 anos, Miuccia é uma lenda viva da moda e talvez a figura mais reclusa do universo do luxo. Continua casada com Patrizio Bertelli, CEO do grupo Prada, conglomerado da moda que inclui as marcas Miu Miu, Helmut Lang e Azzedine Allaia. Sobre sua suposta aposentadoria: “Absolutamente não. Gosto de trabalhar e estou muito animada com os novos ventos que isso trará. Por favor, não me faça mais velha do que sou”. Disse em tom de brincadeira.

Prada
Raf Simons

Hoje, Miuccia divide a direção criativa da Prada e Miu Miu, com o premiado Raf Simons, que já passou pelo setor criativo das grifes Dior e Calvin Klein.

Esperamos que você tenha curtido mais um dos artigos da série das grifes de alta costura. Lembre-se, informação nunca é demais, principalmente para você que já trabalha ou deseja trabalhar com moda.

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Beijo no coração!

Escrito por Carla Lúcia Braga/ Equipe Escola de Estilo

 

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