Olá! Quando falamos em brechó, a ideia que em geral vinha a cabeça era de um local cheirando a naftalina, com peças desgastadas e com cheio de baú de fundo de armário de avó, mas esqueça isso, os brechós de hoje nada tem a ver com essa lembrança presente no lúdico, essa lembrança que passeiam ali pelo nosso inconsciente desde a infância. Saiba Como montar um brechó de LUXO e tenha sua independência financeira!!
Essa imagem de lugar empoeirado com roupas amontoadas, nada tem a ver com a realidade dos brechós de luxo. As lojas são organizadas e agradáveis. As peças higienizadas e muitas até customizadas. Uma soma de estilo e bom gosto, vem sendo cada vez mais, tendência entre consumidores no mundo todo.
O Boston Consulting Group (BCG), realizou um estudo com 12 mil consumidores em dez países, incluindo o Brasil, e constatou que as vendas de produtos de luxo de segunda mão, vêm crescendo em média, 12% ao ano em nível global, contra 3% dos produtos novos (U$$ 40 bilhões por ano).
Ou seja, estamos consumindo bem mais produtos usados do que os produtos novos, mesmo que você ainda não faça parte desse grupo, muitos já aderiram a esse consumo consciente. A perspectiva é que esse mercado cresça 20% nos próximos 5 anos. Com a pandemia, o consumo dos brechós só cresceu.
Parece que tivemos bastante tempo para pensar em compra consciente, não é mesmo? Um grande acerto da humanidade atual. Se compartilhamos casa, carro, passamos esses itens para frente, porque não fazer o mesmo com uma bolsa ou um acessório qualquer de luxo?
Claro que o principal motivo para esse aumento no consumo das peças de luxo usadas, além do despertamento da consciência, foi a pandemia e a dificuldade financeira que atingiu a muitos. Isso sem falar no fato do dólar ter disparado em relação ao real. Essa alta do dólar, inviabiliza o consumo das pessoas por produtos importados e consequentemente aumenta a busca pela procura dos brechós de luxo, para quem quer manter um padrão de vida alto.
Fernanda Paes Leme, Taís Araújo e Manu Gavassi (foto abaixo), são 3 celebridades entre muitas outras como: Fernanda Lima, Grazi Massafera, Preta Gil, Luiza Brunet, Angelina Jolie, Drew Barrymore… Que assumiram que compram e muito em brechós de luxo.
Isso sem falar que o público consumidor desses produtos de alto luxo, já os conhece e sabe da durabilidade e da qualidade deles. Em geral, eles mantém a qualidade por muito mais tempo que os produtos mais em conta.
De acordo com o Sebrae-RJ, o número de brechós no Brasil cresceu 210% em cinco anos. Leu direitinho? 210% amiga, é muita coisa!! Você não imagina a quantidade de Consultoras de Imagem, Personal Stylist que estão aproveitando essa onda do crescimento dos brechós, para enfim tornarem-se empresárias abrindo suas lojas, sendo elas físicas ou E-commerce desse nicho.
Isso sem falar que é um outro nicho dentro da moda para você que é, ou deseja se tornar uma Consultora de Imagem, poder trabalhar. Caso você não tenha vontade de ser uma proprietária de loja, de um brechó físico ou online, você pode ser a profissional que vai ajudar esse lojista a vender de forma personalizada, colocando em prática suas técnicas de estilo. É ou não uma oportunidade de ouro??
Imagine você sendo uma Consultora de imagem, podendo dar dicas de estilo a suas clientes e vendendo de forma assertiva para cada uma delas. Tem como dar errado? Tem como não fidelizar com essas clientes? CLARO QUE NÃO AMIGA!!
A única coisa que você precisa ter é vontade de fazer acontecer e estudar, se qualificar para saber comprar seu acervo e poder ser aquela dona de loja, que não apenas vende, mas monta o look da sua cliente de acordo com seu estilo e tipo físico. Tudo que uma mulher deseja ao entrar em uma loja para consumir, sair extremamente satisfeita.
Existem várias estratégias para você criar seu negócio e se destacar nesse nicho da moda. Você pode ter aquele brechó que personaliza peças, que borda pedrarias em algumas roupas que garimpa, transformando-as assim em peças únicas.
Você pode abrir um brechó de luxo infantil, existem muitas mães que amam vestir seus pimpolhos com o que há de melhor! Existem grupos no Facebook voltados para vendas dessas peças, grupos de WhatsApp. Temos ainda os brechós de luxo masculino, voltados principalmente para executivos que necessitam variar seus ternos e amam um Armani da vida.
Os brechós plus size cheios de roupas europeias e americanas, que já contemplam esse público antes de nós brasileiros com uma numeração maior. Achar as fontes para a compra dessas peças, não é difícil. Dê um Google aí e descubra infinitas possibilidades de fornecedores e nichos dentro dos brechós.
Você não precisa começar com muito, você pode economizar bastante e começar aos poucos com uma loja online, mas lembre-se: NÃO SEJA MAIS UMA NA MULTIDÃO!! Faça a diferença!! Ofereça um serviço completo de venda com consultoria de imagem e, dispare antes de seus concorrentes. Você tem que trazer para seu cliente, a melhor experiência possível. O sol brilha para todos mas a sombra, é para quem sai na frente.
Como já citamos acima, estudos comprovam que o mercado só irá crescer. O público que mais compra hoje é o que quer gastar menos. As pessoas estão entendendo (até que enfim) que roupa e acessórios não são eternos e por isso precisam circular no guarda-roupa, mas como fazer isso sem jogar dinheiro fora e cair no consumismo desenfreado? Usando os brechós!
Existem uns, inclusive, que usam a moeda de troca o antigo escambo. Você pode vender uma peça e receber como pagamento duas bem interessantes, que de repente, você até já tenha uma cliente na cabeça que sabe que vai pirar quando ver as peças. Uma estratégia maravilhosa, mas para isso é preciso conhecer o perfil de seus clientes já fieis e conhecer o estilo de cada um.
Brechós Online
A maior parte do crescimento dos brechós vem das vendas online, responsáveis por 25% do mercado, sendo os Millennials ( pessoas nascidas entre meados da década de 1985 e o fim dos anos 90, super conectadas ao mundo digital) e a Geração Z ( tão conectados ao mundo digital como os Millennials ) os maiores consumidores desse tipo de serviço.
Existem vários brechós online no Brasil, um deles é o Enjoei, que conecta pessoas que vendem e compram roupas, bolsas, sapatos e acessórios usados de diversas marcas e em bom estado. A curadoria das peças é extremamente rigorosa. Um excelente exemplo para você cuidar de seu negócio e pesquisar o mercado. O enjoei.com começou do zero!!
A cabeça das pessoas está mudando. Queremos cada vez mais, entender como é o processo de fabricação do que compramos, comprar menos e impactar positivamente no meio ambiente e na geração futura.
Segundo levantamento realizado em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em um ano, aumentou de 68% para 81% o número de brasileiros que estão dispostos a adotar mais práticas de consumo colaborativo no seu dia a dia nos próximos dois anos. A pesquisa mostra que em cada dez consumidores, seis (62%) compraram algum produto usado nos últimos 12 meses.
Entre os principais motivos para a adoção da prática do consumo colaborativo, é a oportunidade economizar dinheiro (45%), evitar o desperdício (44%), diminuir o consumo excessivo (43%), poupar energia e recursos naturais (34%) e poder ajudar outras pessoas (33%).
O mercado de brechós de luxo está crescendo quatro vezes mais que as vendas de produtos novos. Economia, consumo consciente e busca por um estilo mais autêntico são alguns dos motivos para o novo hábito.
Certeza de que após ler esse artigo, não lhe restou nenhuma dúvida de que esse é um mercado em extrema ascensão e uma certeza de sucesso profissional. Excelente oportunidade para você, que é ou deseja ser uma Consultora de Imagem, “surfar nessa grande onda”!!
Assista esse vídeo sensacional, feito pela Teacher Dany Padilla, falando tudo sobre Brechó de luxo:
Esperamos que toda essa informação, seja (quem sabe) o início de uma nova fase em sua vida, “uma injeção” de ânimo para estudar e se preparar para ser uma consultora de sucesso e quem sabe uma empresária da moda?!?!
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Beijo no coração!
Escrito por Carla Lúcia Braga/ Equipe Escola de Estilo