[bsa_pro_ad_space id=1]

SEMANA DE ALTA-COSTURA PARIS 2023: OS GRANDES DESTAQUES!

Capa semana de alta-costura 2023

Olá! Trouxemos tudo sobre a semana de alta-costura Paris 2023: Os grandes destaques! Um evento que acontece duas vezes ao ano, frequentado pelas celebridades mais elegantes e de maior destaque do mundo! As roupas exibidas são descritas como verdadeiras obras de arte.

A primeira de duas das semanas de moda de alta-costura que acontece durante ao ano, foi do dia 23 até o dia 26 de janeiro.

Os olhares cheios de expectativas de todos os profissionais da moda, se voltaram para esse super evento que movimenta as maiores e mais respeitadas grifes do universo fashion.

A semana de alta-costura, só acontece em Paris e as criações são todas feitas à mão, até porque para um look levar o título de alta-costura, é preciso ser feito todo sob medida e costurado à mão. Resumindo, são desfiles do mais alto luxo.

Em pensar que apenas cerca de 4 mil pessoas NOM MUNDO inteiro são consumidores deste mercado. Por isso não se trata de uma semana de moda que desfila looks que veremos nas lojas.

Porém, é inegável que o que desfila na semana de alta-costura de Paris, influencia e muito o mercado prêt-à-porter (ou em inglês, ready-to-wear) que significa, literalmente, “pronto para vestir”. 

Chanel
O brilho e a gravatinha como acessório da Chanel

É claro que não poderíamos deixar de trazer para você tudo sobre essa super semana de alta-costura Paris 2023: Os grandes destaques! Um resumo de tudo que aconteceu na primeira semana

30 Desfiles das maiores grifes do mercado da moda aconteceram nesses 4 dias que citamos acima, apresentando suas coleções de Primavera/Verão 2023, na Cidade Luz. A maioria teve transmissão ao vivo no site da Federação de Alta-Costura.

Só pra deixar você bem informada, vamos a uma curiosidade: Para fazer parte do grupo bem seleto de etiquetas da Federação de Alta-Costura, é fundamental que a marca, a grife tenha um ateliê na França e que  produza peças (looks e acessórios) sob encomenda.

Dior
Dior

É preciso ter um time de profissionais de, no mínimo, 15 pessoas, entre outras (muitas) exigências. Vamos aos detalhes da semana de alta-costura Paris 2023: Os grandes destaques! 

A Alfaiataria Inovou! 

Quando falamos de alta-costura, é inevitável lembrar dos vestidos suntuosos dos grandes eventos, como por exemplo o Oscar, mas nem só de vestidos é feita a alta-costura. Vimos a alfaiataria brilhar nesses 4 dias desse super evento.

Não só se destacou, como algumas grifes deixaram claro a presença forte para esse corte na estação primaveril, porque nem só de flores é feita a primavera.

A alfaiataria foi muito bem apresentada em tecidos ora encorpados (mais pesados), ora mais leves e fluidos.  Destaque para o desfile da Chanel, que apresentou conjuntos de blazer e casaqueto com shorts e minissaias plissada em tweed.

Chanel
Chanel

Já a Dior levou as passarelas casacos bem estruturados, com ombros bem marcados fazendo belas combinados com vestidos estilo slip dress (esses que lembram uma camisola bem sofisticada), saia mídi e calças.

A alfaiataria desconstruída surpreendeu com a coleção de Jean Paul Gaultier e da Maison Rabih Kayrouz, visto que o que não se espera da alta-costura é a informalidade.

Jean Paul Gaultier optou pela alfaiataria com modelagens fluidas e cortes irreverentes, assimétricos. Destacou a silhueta feminina com calças em corte cenoura e vestidos com aplicações de laços e penas.

Já o libanês Kayrouz responsável pelas criações da Maison Rabih Kayrouz, mesclou casacos oversized e blazers com detalhes em drapeados.

 Maison Rabih Kayrouz
Maison Rabih Kayrouz

Brilho, Aplicações Em Pedraria & Estampas em 3D

Se tem algo que a maioria das mulheres ama, é brilho e, nada mais eficiente para trazer aos looks da alta-costura esse brilho, do que as pedras, muitas e diferentes pedras aplicadas em tecidos metalizados, sedas e muito cetim.

Pedras aplicadas em lindas produções (looks) foi o que vimos nos desfiles das grifes: Ronald van der Kemp, Schiaparelli, Rahul Mishra, Giambattista e Elie Saab. 

Já a Chanel optou pela delicadeza e sofisticação dos bordados em 3D, assim como fez Alexandre Vauthier. O estilista homenageou Grace Jones com look todo prateado e com camadas irregulares.

Julie de Libran, trouxe uma coleção com bastante brilho e bordados, aplicações, mas mesmo assim, sua coleção foi a que mais se aproximou do ready-to-wear, o conhecido prêt-à-porter (pronto para vestir).

Valentino não mudou sua linha Valentino de ser, mesmo mesclando algumas peças mais básicas a outras cheias de pedraria e tecidos sofisticados, seguiu a tradição do mais alto luxo em sua coleção. 

Schiaparelli
Schiaparelli

A Cintura Em Destaque

O peplum voltou! Na verdade a cintura bem marcada voltou aos looks de gala. Muitos vestidos com corte em A e menos volume que o de costume, com algumas exceções que ao final deste falamos.

Cortes mais minimalistas e marcando bem a cintura, foram vistos nos blazers da Dior, nos vestidos da Chanel e nos da Armani (foto abaixo).

Armani
Armani

Acessórios & Sobreposição

Camadas e mais camadas de acessórios como a meia-calça, luvas, segunda pele, casacos, blazers e capas, marcaram os desfiles das grifes como Chanel, Armani Privé, Maison Rabih Kayrouz e Giambattista Valli.

Deu pra perceber que será uma temporada que vai valorizar bastante a feminilidade, não é? AMAMOS!

Chanel
A feminilidade da Chanel

A Cor Da Vez

Pasme, não foram as cores eleitas pela Pantone e pela WGSN que imperaram nas passarelas da semana de alta-costura Paris 2023, foi o bege em suas várias tonalidades!

Pelo jeito o bege perdeu o posto de cor sem graça e, nós amamos isso, adoramos as cores claras, elas são tão sofisticadas. Em tons, tecidos e modelagens diversas, o bege reinou na paleta de cores de muitos desfiles, como por exemplo, do estilista libanês Elie Saab.

Elie Saab é um dos estilistas que encanta com suas coleções extremamente luxuosas, sofisticadas e harmoniosas, somos muito fãs desse gênio da moda e, mais uma vez ele encantou o público com seus suntuosos vestidos de gala, dessa vez inspirados na realeza.

Outra grife que enfatizou o bege, foi a Maison Rabih Kayrouz. Eles abriram seu desfile com uma sequência de três looks bege e, levaram as passarelas de Paris, uma coleção cheia de tons de neutros que evoluiram até os terrosos.

Dior
Dior

A Dior também trouxe o bege para sua coleção, mas alternou a cor com composições de cinza, preto e cores metálicas. Alexandre Vauthier também combinou variações da cor bege com cores vibrantes e de tons suaves (candy).

Fluidez 

Destaque para as rendas e tules, ou seja, para a fluidez e transparência. O desfile de Iris van Herpen, por exemplo, levou para o público um fashion film de um balé no fundo do mar, de quatro minutos.

O figurino era composto por três vestidos com um corte estilo corset e calda que, conforme a dança evoluia, pareciam águas-vivas. É muita criatividade, não é? Que show! 

Zuhair Murad e Armani também apostaram em vestidos leves e fluidos, porém com bastante bordados e diamantes encrustados. Você leu certinho, os vestidos eram bordados com pedras preciosas.

Iris Van Herper
Iris Van Herper

Volume, Muito Volume!

Não, ele não poderia ficar de fora, o volume dos suntuosos vestidos dos grandes eventos de gala, estiveram presente e foram destaque na semana de alta-costura 2023.

Elie Saab, Giambattista Valli, Armani Privé e Rahul Mishra, levaram as passarelas de Paris looks apropriados para aquele super evento. Cada um com suas características, os vestidos tinha um “Q” de realeza com peças bem luxuosas.

Como citamos acima, Valentino levou uma super coleção de vestidos luxuosos as passarelas. A grife encerrou o penúltimo dia de desfile apresentando vestidos com bastante volume, caudas imponentes e recortes estratégicos.

Giambattista Valli
Giambattista Valli

Destaque Para Uma Brasileira!

A atriz e empresária Marina Ruy Barbosa, preencheu o posto mais importante do desfile da maison francesa Giambattista Valli, logo no primeiro dia da semana de alta-costura de Paris, fechando o desfile da grife vestida de noiva.

Na moda, o posto de noiva em um desfile, é uma das mais importantes colocações. A bela atriz brasileira desfilou ao som da trilha sonora de abertura da série “White Lotus”, da HBO Max.

Marina já é figura conhecida nos grandes desfiles das top grifes, como por exemplo Valentino, Dior e Dolce & Gabbana, mas ainda não havia cruzado a passarela em uma participação com tanto destaque, como foi desfilar de noiva fechando o desfile de Giambattista Valli.

Marina declarou que foi “Um Sonho realizado! Me senti honrada com o convite e grata pela oportunidade.” Não é pra menos, não é? Imagina que sonho! Veja as fotos abaixo como ela estava belíssima, alias, como SEMPRE! 

Marina Ruy Barbosa

O look não era exatamente um vestido, mas um modelo duas peças. Super elegante mas também ousado, bem a cara da grife. Com características que chegaram perto do subestilo vitoriano, Marina usou um bolero com babados e aplicações em flores 3D. 

Marina Ruy Barbosa

Tudo harmonizado com uma saia bem volumosa. O look não foi branco, era uma noiva off-white. Ai que chique!! O cabelo foi meio preso em um penteado meio estruturado, com aplicações de flores brancas. Veja os detalhes nas fotos acima, elas falam por si só. 

Curtiu ficar sabendo tudo sobre a semana de alta-costura Paris 2023: os grandes destaques? Esperamos que sim!

Venha fazer parte da nossa família Escola de Estilo!! Fique ligada aqui no blog, nós sempre trazemos dicas preciosas para facilitar sua vida, deixá-la sempre fashion e por dentro de tudo que acontece no mercado da MODA!

Dany Padilla
Conheça mais um pouco sobre a sua futura Teacher Dany Padilla

Conheça o Clube de Moda LukBuk! Uma comunidade onde você aprende o caminho para ter prosperidade visual.

Assista a aula GRÁTIS clicando no link abaixo 👇

CLUBE DE MODA LUKBUK!

Beijo no coração da Equipe Escola de Estilo

Escrito por Carla Lúcia Braga/Equipe Escola de Estilo

Confira outras matérias

[bsa_pro_ad_space id=1]

Compartilhe com seus amigos

Facebook
LinkedIn
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo