Visando diminuir os impactos da moda no meio ambiente, vários projetos voltados para o desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis, foram criados em todo o mundo por marcas que entendem a importância
dessa temática nas diversas áreas que alcançam a moda. Por isso hoje vamos falar sobre: Sustentabilidade Na Moda!
Nos últimos anos temos visto tantas mudanças na natureza e não é por acaso, sabemos que o homem tem passado dos limites na exploração dos recursos naturais e por isso temos sentido uma reação bastante preocupante por parte das intempéries, do solo, efeito estufa, camada de ozônio e demais aspectos da natureza que estão diretamente ligados a cada ser humano.
O apelo para uma maior atenção para a questão socioambiental, está ganhando cada vez mais força e relevância no mundo da moda, o que proporciona diversos benefícios para o meio ambiente, e consequentemente, para nós! Marcas brasileiras têm chamado atenção mundo a fora por suas iniciativas sustentáveis, dentre elas temos duas em especial que tem se sobressaído, são elas: a Malwee e a Osklen.
MALWEE
Para começar, queremos mostrar um pouquinho mais das ações promovidas pelo grupo Malwee que é hoje referência quando falamos de moda sustentável e transparência, vale observar que segundo o ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DE 2019, a marca está entre as 20 marcas mais transparentes do mundo.
Composta pelas marcas Malwee, Malwee Kids, Carinhoso, Scene, Enfim, Wee!, Malwee Liberta e Zig Zigzaa, o grupo conta com mais de 5,5 mil colaboradores, 24 mil pontos de vendas multimarcas e 82 lojas monomarcas. A companhia nasceu em Jaraguá do Sul (SC) e ainda hoje possui sede na cidade, sempre chamando atenção por seus projetos sustentáveis, permitindo-se produzir moda sem afetar tanto o meio ambiente.
Hoje em dia a companhia possui processos de reutilização de água, redução da emissão de gases que pioram o efeito estufa e renovação de matérias-primas, como o algodão desfibrado, feito com restos de tecido, malhas feitas com garrafa pet reciclada e sacolas feitas de material biodegradável.
Outra iniciativa que chama bastante atenção do grupo é o Parque Malwee de preservação ambiental, localizado em Jaraguá do Sul que é um polo industrial. O parque é hoje um dos cartões postais da cidade, preservando cerca de 5 milhões de metros quadrados de áreas verdes da mata atlântica.
Essa iniciativa rendeu prêmios para a marca e muito apreço nacional. O mais interessante é que já faz 42 anos que o parque foi fundado, o que mostra que a questão socioambiental é uma das preocupações da empresa há muito tempo, numa época em que mal se falava sobre o assunto. Na cidade de Rio dos Cedros, o grupo tem uma quarta área de preservação ambiental, contando com um total de 16 lagoas, mais de 35 mil árvores e diversas espécies de animais.
Temos também o Pico Malwee, que é mantido para a preservação da biodiversidade local e nascentes de rios. Há também um outro espaço que é aberto as pessoas da Península das Palmeiras, na cidade de Rio dos Cedros, com cerca de 800 mil metros quadrados, no espaço há camping e chalés que ficam à disposição dos colaboradores da companhia.
OSKLEN
Comandada por Oskar Metsavaht, a marca é hoje pioneira tratando-se de sustentabilidade por promover diversos projetos voltados para uma cadeia produtiva que afete o mínimo possível a natureza. São tantas iniciativas incríveis que chega a impressionar qualquer um que se aprofunde nos métodos de produção da empresa. Dentre esses podemos começar pela matéria-prima que é hoje um dos pontos que mais chama atenção na marca.
São diversas peças feitas de couro dos peixes pirarucu e salmão, parte que antes era descartada por não ser utilizados para nada, agora substitui tecidos e demais materiais que são bastante agressivos ao meio ambiente, proporcionando até mesmo maior renda para comunidades ribeirinhas que fornecem esse couro para a marca.
Temos também outras e-fabrics (como a marca nomeou as matérias-primas alternativas), como a malha pet que é feita de algodão e fibra de poliéster retirada de garrafas pets recicladas, algodão orgânico que é cultivado sem agrotóxicos prejudiciais ao meio ambiente, algodão desfibrado proveniente de restos de tecido e por fim, seda de casulos rejeitados por estarem fora do padrão, sendo que esses e-fabrics sempre são tingidos naturalmente com o intuito de não prejudicar o meio ambiente.
Além de todas essas iniciativas, a marca sempre apoia e financia através do Instituto E ( instituto criado pela marca) projetos de recuperação de áreas desmatadas, dentre outros projetos que ajudam a proteger e restaurar o meio-ambiente.
Após muito trabalho para promover uma moda cada vez mais sustentável, no ano de 2018, a Osklen foi considerada uma das 10 marcas mais influentes e inspiradoras do mundo, segundo a WGSN, que é uma empresa líder em previsão de tendências quando falamos de criatividade e também foi apontada, junto com a TESLA, como “FUTURE MAKER” pela World Wide Fund for Nature do Reino Unido.
Após ler sobre tantas atitudes louváveis e nobres por parte de marcas brasileiras sobre o meio ambiente, não tem como ter outro sentimento no peito, se não, orgulho.
Que esses exemplos nos inspirem cada vez mais a trazer a questão socioambiental para nossos negócios de moda e demais áreas das nossas vidas, afinal, somos um todo e não tem como haver o homem se não houver a natureza.
Cuidar do meio ambiente é cuidar de nós mesmos e garantir um futuro para as gerações que ainda virão.
Por hoje é isso queridas leitoras. Esperamos você nos próximos artigos!
Beijos no coração!
Escrito Por Giovanna Alves/Equipe Escola de Estilo.