UM POUCO DE TUDO QUE ACONTECEU NO SPFW 51

Capa SPFW

A 51ª edição do São Paulo Fashion Week foi cheia de novidades. Grifes não muito conhecidas do mundo na moda, brilharam junto a outras já conceituadas com suas coleções para o verão 2022.  A programação foi totalmente digital e começou na quarta-feira dia  23/06 e foi encerrada no último domingo 27/06. Claro que não poderíamos deixar de lhe atualizar com um pouco de tudo que aconteceu no SPFW, esse super evento de moda tão aguardado por nós que amamos moda!

SPFW
Rocio Canvas trouxe o animal print e a sobreposição em sua coleção. A grife estreou no SPFW

Na semana passada, marcas como LED, Misci, Carol Bassi, Rocio Canvas, Esfér, João Pimenta, Juliana Jabour, A.Niemeyer, Igor Dadona, Modem, Triya e a experiente Isabela Capeto, entre outras, deram um show a parte. O tema da semana foi Regeneração e pela segunda vez, foi toda realizada em formato 100% on-line, devido à crise de ainda enfrentamos com a pandemia do Covid-19.

SPFW
Ainda falando de Rocio, a grife mistura muito bem o sofisticado com o toque descolado. Olha o Ath-flow marcando presença!!

O evento foi transmitido on-line pelas redes sociais e pelo site do evento. Outras grifes se destacaram como parte do projeto Sankofa, que aposta na inclusão racial. Grifes como: Meninos Rei, Az Marias, Naya Violeta, Ateliê Mão de Mãe, Mile Lab, TA Studios, Santa Resistência e Silvério.

No último dia, no domingo 27/06, A Label, da estilista Flavia Aranha, fechou a semana de moda virtual.

Eliana Chiste Joias
Eliana Chiste Joias lançou sua nova coleção apostando nos acessórios esmaltados em cores variadas, mas sempre com um acabamentos em dourado. As peças vieram em seus tamanhos máxi, substituindo os colares delicados.

Vamos Falar Um Pouquinho De 5 Grife Que Se Destacaram No SPFW 51

1 – Juliana Jabour 

Juliana Jabour sintetizou sua coleção em 10 looks monocromáticos e um bicolor. A coleção engloba foi feita em dois tecidos: O zibeline, que é um tecido estruturado e brilhante, e o moletom. Percebe aí a questão da misturinha do comfy com o elegante?

SPFW

O que chamamos de Ath-flow você já sabe que vai se estender para o verão 2022. Destaque aos detalhes como o tecido cintilante, os babados, silhuetas mais volumosas… Permanecem as mangas bufantes e laços, muitos laços!

SPFW

ATENÇÃO: Nem todas as peças (looks) que você vê nas passarelas de uma marca, foram desenhados para sair direto às ruas, como por exemplo alguns looks da Juliana Jabour, por isso nos causa uma certa “estranheza” ao primeiro olhar.

O objetivo aqui, foi enfatizar o volume, cores, tecidos cintilantes e a mistura do comfy com o elegante, ok? Uma referência para outras grifes, inclusive. Um direcionamento do que veremos em matéria de tecidos (no caso da marca foi o zibeline e o moletom), cortes e comportamento.

SPFW
Aqui vemos a mistura do moletom com o zibeline, o despojado com o glamour da cintilância

2 – Isabela Capeto

Macacões e vestidos feitos compuseram a coleção denominada PANCS, de Isabela Capeto. A estilista foi apresentou alternativas ao que é óbvio.

A coleção reuniu vários processos artesanais, como por exemplo bordados de miçangas, paetês, aplicações, carimbos, pinturas em tecidos e bastante crochê, tudo mixado a muitas cores. O algodão, linho, organdi e jeans, foram os tecidos usados na confecção das peças. 

SPFW
Isabela Capeto sempre trazendo peças amplas em suas coleções e dessa vez, não foi diferente. É o comfy, o oversized cheio de cores dando seu “ar de muita graça”. Haja feminilidade de alto astral!

3 – Triya

Uma grife focada em moda praia, a Triya mostrou sua coleção verão 2022, assinada pela estilista Isabela Frugiuele, inspirada nas cores, nas obras e na força da pintora mexicana Frida Kahlo, símbolo tão significativo do feminismo.

SPFW
Motivos mexicanos, uma coleção bem feminina, alegre e colorida, bem ao estilo Frida Kahlo

No quesito modelagem, a estilista priorizou conforto e leveza. Quanto a paleta de cores, destaque para o amarelo, rosa, azul céu, lilás, roxo, verde e coral. Maiôs, biquínis, pareôs, saídas de praia, vestidos e camisas tomaram conta da passarela da Triya, tudo bem colorido e leve.

SPFW
Agarradas aqui no amor por esse maiô da marca!!

4 – Carol Bassi

Uma das grifes estreantes no evento, foi a Carol Bassi, que trouxe uma coleção feita em parceria com o stylist Marco Gurgel. O nome da coleção foi intitulada Rio, a coleção toda inspirada na capital carioca. Natureza, o tão famoso cartão postal Pão de Açúcar e toda a arquitetura da cidade, foram pontos de partida para a coleção.

SPFW
O Pão de Açúcar ao fundo…

A coleção teve como ideia principal, oferecer looks versáteis, looks que vão da praia até eventos mais formais. No quesito modelagem, a grife explorou os cortes elegantes, a assimetria, muitos babados e mangas bufantes. O tricoline de puro algodão, foi o material usado na coleção. 

SPFW
Observe como o tricoline, é um tecido que permite que os babados, franzidos dos looks, permaneçam “armados”, mantendo o volume. Sim, pode continuar investindo nos vestidos amplos, românticos, com mangas volumosas e cheios de bossa, eles continuam com tudo no verão 2022

5 – Igor Dadona

Um dos destaques foi a estreia de Igor Dadona. Sua coleção levou o nome de Maritime e, o designer apostou em uma alfaiataria descontraída. O estilista mixou texturas, usou e abusou do contraste das cores e chamou bastante atenção. O ponto destaque da coleção de Igor, foi as estampas. O estilista investiu bastante no xadrez, poá e floral.

SPFW
Assim como Juliana Jabour, a coleção do estreante Igor Dadona, nos direciona a uma alfaiataria despojada, ao uso de cores e ao mix de estampas para o verão.

Destaque Ao Conforto

O linho puro e os tecidos naturais em si, foram protagonistas dessa temporada do SPFW. O algodão, a viscose e a seda pura, reinaram, isso significa garantia de conforto em peças de tecidos naturais e cortes atemporais e funcionais, como a alfaiataria mais ampla, oversized.

SPFW
O conforto do Linho e das modelagens amplas… Ehh delícia!!

Macacões utilitários e vestidos amplos permanecem nas coleções de verão, como no último. Dessa vez eles virão fortemente representados em tons terrosos, verde jungle (uma espécie de verde azeitona) e no azul marinho.

SPFW
Macacão utilitário da marca Modem

Mulheres Unidas

A Ipanema, essa mesmo, a marca de sandálias, convidou o Coletivo de Pretas para potencializar o lançamento de sua nova coleção por meio do movimento Achados Ipanema. O objetivo da parceria vai muito além de divulgar a coleção nova das sandálias, é apoiar marcas brasileiras lideradas por mulheres (no caso quatro). O coletivo uniu às marcas Calma, FALA, Az Marias e Mile.Lab.

SPFW

As sandálias virão em quatro modelos: Fever, Bold, Class Easy e Hit Papete. A sandália poderá ser encontrada em cores lisas, estampadas e no modelo Salomé, um modelo com elos na tira superior e em um formato mais delicado.

SPFW
O novo modelo Salomé da Ipanema

Lingeries Sustentáveis Da Renner

A Renner se destacou com uma coleção de lingeries sustentáveis. Nas peças, o fio do tecido é misturado ao fio da Lycra Ecomade. Isso prolonga a durabilidade do tecido que é fabricado com 20% de material reciclado. A marca de lingerie da Renner será a primeira da América do Sul produzida com esse tipo de material.

SPFW
Os sutiãs e calcinhas da coleção garantem muito conforto

Veremos sutiãs e calcinhas com conforto, liberdade de movimento para todas as situações. Além disso, uma etiqueta feita de papel semente acompanha as peças, isso mesmo, você compra a lingerie e leva esse presentinho fofo e ecologicamente correto, praticamente um convite a plantar um mundo mais sustentável.

SPFW

Disney

Outro super destaque da SPFW, foi a parceria que a Disney fez com diversas marcas para lançar a Coleção Rainbow ( arco-íris) em homenagem ao Mês do Orgulho lgbtqia+. A coleção inclui produtos com as franquias Pixar, Star Wars e Marvel.

A Levi’s, Água de Coco, Renner, Go Case, C&A, Logay, Regina Festas, Ancomex, Zona Criativa, Colcci entre outras lojas e marcas, lançam coleções temáticas com as franquias Disney.

SPFW
A Levi’s também abraçou a luta pela igualdade da comunidade LGBTQIA+. A marca denominou sua coleção com o título: Respeite todos os pronomes!

Veremos muitas camisas, meias, shorts e capinhas para celulares… Tudo estampado com os personagens da franquia.

Com essa coleção, a Disney doará recursos a diversas organizações em todo o mundo, sem fins lucrativos, que buscam apoiar e capacitar, inclusive para o mercado de trabalho, para o acesso a educação e a saúde mental, de jovens LGBTQIAP+. Bacana, não é? É empatia que fala?

A coleção Rainbow em parceria com a Disney

E aí, curtiu nosso resumo sobre o SPFW? Já deu pra ter uma noção do que veremos no verão de 2022, não é mesmo?

Compartilhe com sua amiga lojista e ajude-a a investir em um estoque assertivo para as próximas estações quentes. Compartilhe também com aquela amiga fashionista que ama estar por dentro das trends mais quentes.

Clique no botão amarelo no alto da página, e assista a aula grátis que nossa Teacher Dany Padilla, preparou especialmente para VOCÊ!

Beijo no coração da Equipe Escola de Estilo

Escrito por Carla Lúcia Braga/Equipe Escola de Estilo

Confira outras matérias

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo