Você também é uma excelente profissional, dotada de capacidades e qualidades mas ninguém sabe disso? Já ouviu aquele ditado que diz: “quem não é visto não é lembrado”?Pois é exatamente essa uma das principais bases do marketing pessoal!
Trabalhando por muitos anos com “Imagem Pessoal” ouvi várias vezes as seguintes frases:
“Minha Imagem Pessoal não reflete a pessoa que sou…”
“Preciso melhorar minha Imagem Pessoal para passar mais credibilidade!”
“Tenho uma loja, mas não consigo me vestir bem e cuidar da minha aparência..”
Atualmente, com a competitividade cada vez mais acirrada no mercado de trabalho, ter um diploma e uma boa atuação profissional já não são mais garantia de conseguir (e manter) aquele negócios dos sonhos.
É preciso, antes de mais nada, MOSTRAR ao mundo suas HABILIDADES para conquistar a atenção das pessoas.
Então, resolvi compartilhar com vocês algumas dicas de como você pode investir no seu MARKETING PESSOAL e conseguir conquistar seus objetivos e ser uma MULHER DE SUCESSO no mundo da MODA!
Marketing Pessoal
O marketing pessoal é a melhor maneira de promover imagem, conteúdo e trabalho, de maneira a se destacar nos seus negócios.
Mas, atenção! Marketing pessoal não é, de maneira nenhuma, simples vaidade pessoal, ok?
Na verdade, é apenas uma maneira de destacar positivamente suas habilidades, entregando valor às pessoas e fazendo com que elas tenham uma excelente impressão a seu respeito.
E então? Quer conhecer minhas dicas de marketing pessoal super fáceis de colocar em prática?
Vamos lá!
1- Invista em autoconhecimento
Somente quando nos conhecemos de verdade podemos estabelecer uma marca pessoal.
Sua marca pessoal é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala.
– Jeff Bezos
Autoconhecimento é a base da autoestima e autoconfiança.
- Autoestima é nos valorizarmos.
- Autoconfiança é confiarmos em nós mesmos.
Quantas oportunidades você já perdeu por falta de autoestima ou autoconfiança? Além de você se boicotar por não se achar bom o suficiente, pode acontecer o inverso também, você se achar muito mais competente do que verdadeiramente é e se lançar a um desafios sem ter a preparação necessária.
Lembre-se de que as pessoas gostam de estar perto de pessoas com autoestima elevada. E pessoas com autoconfiança vendem muito mais que as outras!
2- Atualize seus conhecimentos
Se você quer crescer na profissão e estar ao lado de pessoas de sucesso, você precisa desenvolver técnicas específicas da profissão. Para isso, você deve manter a sua mente ativa. Ou seja: ESTUDAR… ESTUDAR… ESTUDAR!!
Todos os dias somos bombardeados com informações e conteúdos relevantes sobre moda, tendências, dicas entre vááárias coisas. Por isso, acomodar-se não é uma solução.
Esteja sempre na vanguarda do conhecimento em sua área de atuação, frequentando congressos, palestras e workshops, lendo publicações recentes ou matriculando-se em cursos referentes à sua área.
3- Cuide do seu visual
Para trabalhar o seu marketing pessoal não é preciso, necessariamente, investir em roupas de grife, mas sim cuidar da aparência e da higiene. Cuidar da maquiagem, que deve ser utilizada de forma discreta e sem exageros. O mesmo vale para o perfume, que não deve ser muito forte. Roupas não devem ser curtas ou muito decotadas.
Todo o seu visual é um cartão de visitas.
Não há como negar: uma pessoa adequadamente vestida passa muita confiança e uma ótima imagem pessoal. Então, leve isso em consideração sempre que for escolher o vestuário para ocasiões profissionais.
Mas jamais se vista para impressionar o próximo, usando roupas MUITO melhores que as dele, pois transmitirá imagem de arrogância e não fara conexão empática.
O Diabo Veste Prada (2006) | Uma Aula de Marketing Pessoal
4- Cuide de sua imagem virtual
O marketing pessoal hoje está muito ligado à imagem virtual.
Esqueça a ideia de que sua rede social é um ambiente pessoal e que você pode compartilhar tudo que quiser. Cuide bem do seu perfil e esteja sempre ativa nas redes socias.
Responda sempre seus clientes, principalmente se o seu perfil for e-commerce. Os clientes desejam se sentir acolhidos pelas marcas com que se identificam. Para isso, é preciso manter um relacionamento próximo e atencioso com seus consumidores.
SEJA AUTÊNTICA!
Comunique sinceridade e criatividade.
Use boas fotos para representar seu perfil nas redes sociais profissionais.
5 – Melhore suas habilidades de se comunicar
Falar bem em publico é mais do que um “diferencial” na vida profissional. Atualmente é questão de sobrevivência no mundo corporativo.
Monitore-se para se expressar corretamente no ambiente de trabalho e, principalmente, de forma clara, evitando gírias. Se há jargão específico na sua área de atuação, busque dominá-lo e utilizá-lo corretamente em sua fala.
Para se comunicar bem, você precisa entender que os gestos e as expressões faciais também falam muito mais do que palavras. A mensagem na comunicação interpessoal é transmitida na seguinte proporção, segundo Albert Mehrabian:
- Gestos 55%
- Voz 38%
- Palavras 7%
6 – Seja comprometido
O comprometimento é um item básico, mas muitos profissionais acabam pecando nesse aspecto, desde o comprometimento com o horário, prazos de tarefas a serem entregues e compromissos com parceiros e fornecedores.
Mostre que você é comprometido com seus objetivos!
7- Faça networking e parcerias
Amplie a sua rede de relacionamentos – ela tem uma grande importância para a vida profissional e é imprescindível para que seu marketing pessoal mostre resultados.
Relacione-se com pessoas de sua área de atuação ou da área na qual você gostaria de trabalhar.
Participe de eventos como palestras, cursos e seminários. Troque cartão de visitas, ajude sua rede quando possível e mantenha sempre contato.
Isso fará com que você seja lembrado e indicado para futuras oportunidades.