A HISTÓRIA DA CARTELA DE CORES E O MÉTODO SAZONAL EXPANDIDO

Cores

Olá querida (o)!!! Como diz a teacher Dany Padilla, BOM DIA para quem é do dia e BOA NOITE para quem é da noite!! Hoje vou falar sobre cores, que mesmo sem percebermos, influenciam tanto em nossa vida. Espero que esse artigo, lhe ajude a interpretar mais profundamente as cores! Vamos?!?!

A semente da análise de cores foi plantada quando o filósofo alemão Johann Wolfgang von Goethe, contestou a teoria de Isaac Newton que afirmava em sua tese que a pura luz branca era a mistura de todas as outras cores.

o filósofo alemão Johann Wolfgang von Goethe, O filósofo alemão Johann Wolfgang von Goethe. Esse é o cara das cores!

Goethe achava isso um disparate, considerando que cada uma das cores já era mais escura que a luz branca.
Para Goethe, as cores eram uma interação de luz e escuridão. Essa tese é apresentada minuciosamente em seu livro “Teoria de cores”, obra publicada em 1810 que conta toda a investigação sobre o que constitui as cores e qual o efeito das mesmas sobre o ser humano.

Cores O show das cores

” Se você observar uma paisagem em dias cinzentos de inverno, através de um vidro amarelo, vai sentir os seus olhos e o seu ânimo se alegrarem; se observar a mesma paisagem sob uma luz verde, seus olhos vão relaxar e se tranquilizar”. (escreveu Goethe)

Mas isso foi apenas o começo, ainda não havia menção à conexão e à reação entre a cor da roupa e o sub-tom de pele, relação que caracteriza hoje o teste de coloração pessoal e o método sazonal expandido.

Primárias e secundárias Criando as cores secundárias

Anos depois, o estudo sobre as cores teve um avanço com a teoria de Itten. O pintor, professor e escritor suíço associado à escola Bauhaus, desenvolveu a roda de cores , dispondo em uma circunferência as 3 cores primárias (azul, vermelho e amarelo) e em seguida a mistura entre elas (cores secundárias). A partir delas, resultaram todas as outras cores. Interessante, não é?

Tons de pele A variação do tom de pele

Só depois dessa teoria que houve uma associação das cores com o sub-tom de pele e se concluiu que os retratos de pessoas, ficavam melhores quando certas cores eram usadas em conjunto com tons específicos de pele, olhos e cabelo.

Esse conceito da relação das cores com o nosso sub tom de pele, foi desenvolvido até chegar ao método sazonal expandido e vem sendo cada vez mais implementado na vida das pessoas como processo de autoconhecimento, melhoria da autoestima e valorização da beleza natural.

Cartela de cores

Todo esse processo foi traduzido na tão sonhada CARTELA DE CORES.

Ela é individual e exclusiva, porque diz respeito a harmonia entre o seu conjunto de pele, olhos e cabelos, definindo assim, que sua beleza É ÚNICA, pois #suacorelinda.

Cores Olhando essa foto, você também não acha que devemos um VIVA a vida colorida?!

Marta Felicidade

Agora que você conhece a história e a importância da cartela de cores, quer aprender como descobrir a sua?!?…

Aguarde cenas dos próximos capítulos, ops…artigos!! Ainda teremos muito artigos como esse, para lhe ajudar a descobrir quais são as cores que lhe deixam ainda mais linda e radiante.

Um beijo no coração!!

Escrito por Marta Felicidade/Equipe Escola de Estilo