A HISTÓRIA DA CARTELA DE CORES E O MÉTODO SAZONAL EXPANDIDO

Cores

Olá querida (o)!!! Como diz a teacher Dany Padilla, BOM DIA para quem é do dia e BOA NOITE para quem é da noite!! Hoje vou falar sobre cores, que mesmo sem percebermos, influenciam tanto em nossa vida. Espero que esse artigo, lhe ajude a interpretar mais profundamente as cores! Vamos?!?! 

A semente da análise de cores foi plantada quando o filósofo alemão Johann Wolfgang von Goethe, contestou a teoria de Isaac Newton que afirmava em sua tese que a pura luz branca era a mistura de todas as outras cores.

o filósofo alemão Johann Wolfgang von Goethe, O filósofo alemão Johann Wolfgang von Goethe. Esse é o cara das cores!

Goethe achava isso um disparate, considerando que cada uma das cores já era mais escura que a luz branca.
Para Goethe, as cores eram uma interação de luz e escuridão. Essa tese é apresentada minuciosamente em seu livro “Teoria de cores”, obra publicada em 1810 que conta toda a investigação sobre o que constitui as cores e qual o efeito das mesmas sobre o ser humano.

Cores O show das cores

” Se você observar uma paisagem em dias cinzentos de inverno, através de um vidro amarelo, vai sentir os seus olhos e o seu ânimo se alegrarem; se observar a mesma paisagem sob uma luz verde, seus olhos vão relaxar e se tranquilizar”. (escreveu Goethe)

Mas isso foi apenas o começo, ainda não havia menção à conexão e à reação entre a cor da roupa e o sub-tom de pele, relação que caracteriza hoje o teste de coloração pessoal e o método sazonal expandido.

Primárias e secundárias Criando as cores secundárias

Anos depois, o estudo sobre as cores teve um avanço com a teoria de Itten. O pintor, professor e escritor suíço associado à escola Bauhaus, desenvolveu a roda de cores , dispondo em uma circunferência as 3 cores primárias (azul, vermelho e amarelo) e em seguida a mistura entre elas (cores secundárias). A partir delas, resultaram todas as outras cores. Interessante, não é?

Tons de pele A variação do tom de pele

Só depois dessa teoria que houve uma associação das cores com o sub-tom de pele e se concluiu que os retratos de pessoas, ficavam melhores quando certas cores eram usadas em conjunto com tons específicos de pele, olhos e cabelo.

Esse conceito da relação das cores com o nosso sub tom de pele, foi desenvolvido até chegar ao método sazonal expandido e vem sendo cada vez mais implementado na vida das pessoas como processo de autoconhecimento, melhoria da autoestima e valorização da beleza natural.

Cartela de cores

Todo esse processo foi traduzido na tão sonhada CARTELA DE CORES.

Ela é individual e exclusiva, porque diz respeito a harmonia entre o seu conjunto de pele, olhos e cabelos, definindo assim, que sua beleza É ÚNICA, pois #suacorelinda.

Cores Olhando essa foto, você também não acha que devemos um VIVA a vida colorida?!

Marta Felicidade

Agora que você conhece a história e a importância da cartela de cores, quer aprender como descobrir a sua?!?…

Aguarde cenas dos próximos capítulos, ops…artigos!! Ainda teremos muito artigos como esse, para lhe ajudar a descobrir quais são as cores que lhe deixam ainda mais linda e radiante. 

 

 

Um beijo no coração!! 

Escrito por Marta Felicidade/Equipe Escola de Estilo

 

Confira outras matérias

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo