APRENDA COMO DESCOBRIR O SEU TIPO DE CORPO

Capa

Você conhece qual o seu tipo de corpo? Não é sempre fácil saber quais roupas são mais adequadas à sua silhueta! Como melhorar e como disfarçar pequenas desproporções. trouxemos neste, dicas de como identificar seu tipo de corpo e como se vestir bem de acordo com seu biotipo. Aprenda como descobrir o seu tipo de corpo.

Biotipo
Consegue reconhecer o desenho de seu corpo olhando para essa ilustração?

As vezes não entendemos o porque uma determinada peça de roupa fica perfeita em algumas pessoas e em nós não. Para se vestir bem, é preciso conhecer o desenho de seu corpo e escolher roupas que realcem os pontos fortes de sua silhueta, escondendo o que lhe incomoda. Vestindo seu corpo corretamente, você terá sempre a aparência certa, em todas as circunstâncias. Valorize sua silhueta!   

TRIÂNGULO INVERTIDO

tipo de corpo
Ombros maiores que os quadris caracterizam esse tipo de corpo

Triângulo Invertido – Sua silhueta de “triângulo invertido” tem ombros largos, busto bonito e pernas finas. Visto de frente os ombros são visivelmente mais largos que os quadris e seu biotipo em geral é atlético.

Atenção – Abuse de seus pontos fortes como as pernas e os seios , desde que sejam tonificados! Equilibre seu corpo que costuma ter um aspecto atlético. Tenha cuidado para não apertar seu estômago, que muitas vezes tendem a ser um pouco alto. Aposte em tudo que chame a atenção para a parte inferior do corpo: Vestidos ou fendas curtas, para mostrar a panturrilha ou o joelho quando você se move. Para a parte superior do corpo, escolha a sobriedade e as linhas verticais.

Abuse – O decote V fica incrível em você! Use o blazer aberto, lapela longa e estreita, manga curta, saia evasê, saia godê, vestidos retos, calça flare, calça reta, calça larga e boyfriend para dar mais volume à parte de baixo, top cropped com saia evasê ou godê… Sempre que for deixar os ombros à mostra, abuse do volume na parte de baixo para equilibrar a silhueta.

TRIÂNGULO OU PERA

Biotipo
A parte superior do corpo, ombros e seios, são menores que as medidas dos quadris e das coxas.

Triângulo – Fina na parte superior do corpo e redonda na parte inferior, com tendência a retenção de líquido nas coxas e nádegas. Uma silhueta feminina e sensual.

Atenção – Não esconda a cintura sob roupas largas, o que visualmente faz você engordar. Um vestido estilo Império (aquele que tem um corte abaixo dos seios), fica super bem em seu tipo de corpo. O corpete drapeado irá enfatizar seu busto esbelto, enquanto a parte inferior do vestido levemente solta, disfarçará os quadris maiores.

Abuse – Calças flare, calças retas, calças slim, calças com estampas ou recortes verticais para alongar a silhueta, legging ou skinny com camisas que cubram o bumbum. Shorts de tamanho médio e soltinhos, saias retas, evasês com pouco volume. Vestidos retos e soltos, vestidos com estampas ou detalhes verticais ou diagonais. Camisas com decotes e volume como bordados, ombreira… Mangas bufantes, máxi colar para chamar atenção para o decote. Macacão com a cintura marcada e a parte de baixo com corte reto. Use e abuse do volume na parte do cima do seu corpo, assim você equilibra a desproporção das medidas. 

RETÂNGULO

Biotipo
A Ausência de cintura é a característica mais marcante desse tipo de corpo

Retângulo – Os quadris, a cintura e os ombros têm praticamente as mesmas medidas, ou seja não tem cintura ou tem pouca. Geralmente essas mulheres quando engordam ganham peso por igual, tudo bem distribuído em todo o corpo. Geralmente possuem um corpo firme, bem tonificado.

Atenção – Acrescente volume na parte de cima e também na parte de baixo do corpo, marcando a cintura. Uma camisa mais solta, mas que enfatize os seios é o ideal. E na parte de baixo uma saia mais solta em corte A ou godê.  Vestidos longos e bem soltinhos são sempre ideais, mas sempre que der, marque a cintura com um cinto para criar esse contorno. Para dar um toque de feminilidade à sua roupa , concentre-se nos acessórios como saltos, bijoux de grandes dimensões…

Abuse – Saia evasê e godê, casacos acinturados, cintos estreitos, sapatos com salto, calça flare, calça skinny e slim, calça boyfriend.

AMPULHETA

Biotipo
Cintura fina, medida de ombros e quadris iguais ou bem próximas, caracterizam esse desenho de corpo.

Ampulheta –  Você tem curvas femininas, é curvilínea na parte superior e na parte inferior do corpo e  tem uma cintura fina. Em geral esse tipo de corpo não é muito musculoso e deve pegar firme na musculação para tonificar braços, coxas e nádegas.

Atenção – Não esconda a sua silhueta dentro de modelos volumosos , vestidos muito soltos, lisos, com decote quadrado… Seria uma pena! Abuse de roupas que envolvem o corpo, mas não apertam demais. Os vestidos finos e os decotes em forma de V valorizam seus seios.

Abuse – Calça flare, calça skinny com detalhes verticais para afinar e alongar a perna, calça slim, calça reta, shorts curtos e larguinhos, saia lápis (não grudada), saia reta, saia godê mais longa, saia levemente evasê, vestidos retos, vestidos com a cintura levemente marcada, macacões, decotes que valorizem o busto

OVAL

Biotipo
A cintura nesse desenho de corpo é maior que as medidas dos quadris e ombros

Oval – A largura da cintura é maior que a dos ombros e a dos quadris. As mulheres de corpo oval geralmente estão a cima do peso normal, a barriga fica em forma de O e não têm cintura, têm o pescoço curto e largo, braços mais grossos, pernas um pouco mais finas do que o resto do corpo e seios fartos.

Atenção – Para alongar a silhueta, tente chamar atenção ao máximo para os seios e ombros e desvie a atenção do abdômen largo, criando um caimento solto e suave no corpo. Concentre-se em redistribuir as formas de uma maneira mais proporcional. Evite ao máximo calças de corte justo como a slim e a skinny, usar echarpe e cachecóis para não encurtar mais ainda o pescoço. Mangas bufantes e largas em excesso, camisas muito largas, calças de cintura baixa, roupas com estampas ou recortes horizontais, estampas grandes e com fundo claro… Nada de cinto largo na cintura.

Abuse – Vestidos com decote império de corpo reto e solto, saias retas, roupas com bordados diagonais e verticais para alongar a silhueta. Camisas e vestidos com decotes em V ou U profundo. Calça reta para equilibrar com o tronco largo. Saias em A, soltas, roupas levemente acinturadas, blusas longas que ultrapassam a linha do quadril, estampas pequenas e com fundo escuro. Abuse da terceira peça que cria uma linha vertical e alonga a silhueta e chama os olhares para o centro do corpo. Use colares compridos para alongar a silhueta.

ATENÇÃO PLUS SIZE

Biotipo

A grande maioria das pessoas, acham que as mulheres curves ou plus sizes, tem o mesmo tipo de corpo e por isso as regras são as mesmas para o bem vestir. ENGANO!! As mulheres plus size (acima do peso ideal segundo o IMC – Índice de Massa Corpórea – Um cálculo que ajuda a avaliar se a pessoa está dentro do seu peso ideal de acordo com a altura), tem os mesmo desenhos dos corpos que citamos acima, porém estão com o IMC alto. Observe a ilustração abaixo. 

biotipo

Sendo mais objetiva: Se você está com seu IMC alto, não significa que seu corpo perdeu seu desenho natural. É examinando suas medidas e observando suas características como por exemplo cintura fina ou não, bumbum avantajado ou não, quadris maiores que a medida dos ombros ou não… Que você descobre qual o seu tipo físico, ok? Plus size não é tipo físico, é condição atual de peso. As mesmas regras citadas acima servem para as curves e plus size. 

Mas sabe o que é importante mesmo? É você se sentir linda e confiante nesse corpo aí, que Deus lhe deu. E se tem algo que lhe incomoda de verdade, não tem porque também não correr atrás de mudanças, desde que elas sejam importantes para você e ninguém mais. Lembre-se que você é dona dessa caixa que chamamos de corpo. Quem dita as regras, é VOCÊ, somente você!!

Biotipo

Claro que esse é um artigo para lhe ajudar a se vestir melhor e a descobrir truques de stylist para poder escolher as peças certas, e poder sair por aí mais segura, mais confiante. Agora o ideal mesmo, é descobrir suas medidas com uma fita métrica e com a ajuda de um profissional que estudou para isso.

Por isso a importância de um Personal Stylist em sua vida, em sua loja, para ajudar suas clientes a escolherem looks que vão cair bem em seus corpos e garantir a você lojista, vendas assertivas, vendas casadas (looks completos). Deixe suas clientes tão felizes a ponto de torná-las fiéis a sua marca, a sua loja, com a ajuda de um Consultor de imagem, ou seja você esse profissional!!

Clique no botão amarelo e assista a aula grátis que a Dany preparou com todo carinho para você!

Escrito por Carla Braga/Equipe Escola de estilo

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Live

Parabéns! você GANHOU uma mentoria de 2.997,00 com Dany Padilla

Restam poucas vagas nessa condições! Aproveite agora.