CONHEÇA AGORA QUEM FOI COCO CHANEL

Chanel

É impossível visitar Paris e não pensar na alta costura. A cidade da luz inspira e transpira moda. Por isso é conhecida por ser centro do luxo e do universo fashion, já que nessa linda cidade nasceram marcas como Christian Dior, Chanel, Louis Vuitton e outras tão imponentes no mundo da moda. Hoje vamos lhe contar quem foi a estilista Coco Chanel

Nesse artigo traremos a história de Coco Chanel. Como se trata de um conteúdo minucioso, seria impossível falar do outro estilista em um mesmo artigo. Então vamos um a um que é para podermos lhe passar bastante informação, ok?

Continue nos acompanhando. Traremos ao blog um artigo por semana, contando um pouco da trajetória dos Grandes Estilistas e das Top Grifes de Alta Costura do mundo da moda. Sabemos que você curte moda tanto quanto nós aqui da Escola de Estilo e, por isso, que temos certeza que toda essa informação, só lhe acrescentará coisas boas, cultura para sua vida.

Coco Chanel

Chanel

Gabrielle Bonheur Chanel, também conhecida como Coco Chanel, é um ícone por ter revolucionado a moda feminina nos anos 1920. Chanel nasceu no interior da França, na pequena vila de Saumur, no dia 19 de  agosto de 1883. Ficou órfã de mãe ainda criança. Sua mãe era costureira e seu pai, Albert Chanel, a mandou para um convento da cidade francesa de Auvergne, onde permaneceu até o fim de sua adolescência.

Chanel Coco Chanel ainda bem novinha…

Assim que se tornou uma adulta, Chanel trabalhou como balconista, em uma loja de tecidos, onde aprendeu a costurar. Aqui a gente percebe que o dom para moda estava no sangue, herdou de sua mãe. Além disso ela trabalhou como cantora de cabaré ( que inusitado, não é ?).

Seu apelido “Coco”, foi concedido a ela de acordo com um de seus títulos favoritos “Who Saw Coco?” Uma música que ela sempre cantava.

Sempre muito bem arrumada e extremamente feminina

Chanel teve como seu primeiro namorado Etienne Balsan, um socialite da época e herdeiro de uma grande fábrica de tecidos para o exército, que fez com que a estilista frequentasse ambientes da classe alta. Mas sua vida mudou, quando em 1909 ela conheceu o milionário inglês Arthur Capel, que foi o grande amor de sua vida.

Ele a ajudou a abrir sua primeira loja de chapéus ( Coco Chanel era apaixonada por chapéus), onde ganhou nome, virou um grande sucesso e logo começou a aparecer nas revistas de moda em Paris.

Chanel Chanel tinha o hábito de fumar. Em sua época, era considerado elegante e empoderada a mulher que fumava

Imediatamente, atrizes e socialites passaram a lhe visitar para pedir chapéus. Nascia ali a estilista de roupas desportivas. Roupas para ir à praia e andar a cavalo. Foi Chanel quem inventou as primeiras calças femininas. Analise a importância dessa mulher para o nosso mundo atual. Que LIBERTAÇÃO!! Coco Chanel também foi a estilista que trouxe para o  mundo da moda a tendência Navy.

Essa tendência foi inspirada nos trajes dos marinheiros franceses. Desta vez, ela criou uma coleção com tema náutico, lá por 1917.

Chanel
O Navy nos dias de hoje com suas listras e cores como o vermelho, azul marinho e branco

Chanel favoreceu silhuetas masculinas para dar poder à sua clientela e, foi fotografada ostentando uma blusa listrada ( batizada de camiseta bretão ), e um par de calças com pernas largas que chamou a atenção das mulheres da época.

A alta sociedade logo se convenceu que a estilista estava no caminho certo. O Navy é tendência constante até hoje, afinal listras e a combinação das cores vermelho, branco e azul marinho, nunca saem de moda.

Chanel já era sucesso um pouco antes da abertura de sua primeira boutique. Por conta de toda sua fama, suas roupas passaram a vestir grandes estrelas de Hollywood, passando a ditar moda em todo o mundo, como é até hoje.

Chanel O icônico Perfume Chanel nº5.

Em 1920, Chanel conheceu Ernest Beaux. Um grande criador de perfumes, que realizou seu sonho de criar um perfume de mulher com cheiro de mulher. Após mostrar várias amostras de suas criações, nascia em 1922, o icônico Perfume Chanel nº5, que anos mais tarde veio a se tornar marca registrada da atriz Marilyn Monroe.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Coco envolveu-se com um oficial nazista e acabou exilada na Suíça. Em 1954 ela voltou a Paris e retomou seus negócios na alta costura. Nessa volta, Chanel apresentou o famoso cardigan, o vestido preto e as pérolas, que se tornaram marca registrada do estilo Chanel.

Chanel Coco Chanel usando seu famoso cardigan e suas tão amadas pérolas,

Seu estilo é um grande legado: Prático, simples, porém extremamente elegante. Alguns dos looks icônicos de Chanel são: O terno de três peças que é composto por saia, suéter e cardigan de bolsos chapados e o clássico pretinho básico, que Chanel democratizou e se tornou uma peça usável por qualquer mulher, independente de sua condição econômica.

Calça e Blazer… Chanel “pegou” como referência do uniforme dos marinheiros.

Chanel Devemos isso a ela, o uso das calças pelas mulheres. Aqui um desfile da grife nos dias de hoje

A influência de Chanel ultrapassou as fronteiras da moda. Chanel marcou parte da evolução, libertação da mulher no universo da moda.

Ainda é possível visitar a primeira loja de Chanel. Fica em Paris na 31 Rue Cambon, 75001. Essa loja Coco Chanel adquiriu em em 1918, na verdade ela adquiriu o edifício inteiro no número 31. A loja atual ocupa o piso térreo, dividida em salas que antes eram usadas para recepcionar os clientes, apresentar as coleções e guardar os acessórios.

Chanel A Fachada da primeira e ainda ativa Maison Chanel. A loja ocupa o piso térreo, dividida em salas que antes eram usadas para recepcionar os clientes, apresentar as coleções e guardar os acessórios.

Uma escada revestida de espelhos (que curiosamente, faz parte do Patrimônio Nacional Francês) leva ao apartamento da Chanel, no segundo andar. O terceiro piso abrigava o estúdio (onde Karl Lagerfeld, os estilista alemão, trabalhou até sua morte em fevereiro de 2019 aos 85 anos).

Chanel A configuração do prédio da Maison Chanel, se mantém inalterada.

No quarto andar, ficam as oficinas de haute couture. Todas as atividades (inclusive as oficinas para fabricação de jóias e chapéus) foram feitas nesse prédio. Fabulástico, não é mesmo? Um universo não só glamouroso, mas que também transpira cultura, história. AMAMOS!!

Chanel Celebridades usando Chanel no Red Carpet nos dias atuais

 

Chanel Uma pequena amostra dos muitos produtos que hoje, levam o nome de Mademoiselle Chanel

Coco Chanel, faleceu no dia 10 de janeiro de 1971 aos 87 anos em Paris, Ile-de-France.😪

Curtiu saber detalhes da vida de Mademoiselle Chanel ? Então aguarde as próximas semanas, falaremos de outros Top Estilistas da Alta Costura. Nos conte nos comentários, o que gostaria de ler aqui. Traremos para VOCÊ com todo carinho!

Um beijo no seu ❤️ de toda equipe Escola de Estilo

Escrito por Carla Lúcia Braga/Equipe Escola de Estilo

Confira outras matérias

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo