Iniciar um negócio de Consultoria de Imagem e Estilo pode ser uma boa ideia se você é apaixonada por moda e tem habilidades para ajudar as pessoas a se vestirem melhor. Além de ser uma atividade gratificante, você pode ajudar muitas pessoas a desenvolver sua autoestima e confiança.
Neste artigo, vamos compartilhar 5 dicas para você iniciar seu negócio de consultoria de imagem e estilo.
E fica bastante atenta à dica 5, que é a mais importante de todas para sua carreira, tá?
1. Defina seu público-alvo
Antes de iniciar seu negócio, é importante definir seu público-alvo:
- Você pode se especializar em atender mulheres, homens, adolescentes ou idosos.
- Pode atender empresários, políticos, artistas, grávidas.
- Pode escolher trabalhar com eventos. Ou seja: pessoas que buscam aprimorar sua imagem para uma ocasião especial, como um casamento ou uma entrevista de emprego.
- Pode trabalhar com empresas de qualquer segmento, dando palestras e ministrando workshops de imagem e etiqueta corporativa.
- Pode atender lojistas e já iniciar seu negócio de Consultoria de Imagem e Estilo se tornando a solução do lojista da sua região. E ajudando-os a resolver questões tais como: desovar estoques parados sem fazer liquidação e através das técnicas de estilo, vender peças de coleções passadas repaginando-as, criar eventos dentro da loja do seu cliente para dar dicas de estilo para as melhores clientes dele e ainda reativas clientes inativas, entre outras.
E além disso, é fundamental que você entenda desde o início que definir seu público-alvo ajudará você a criar uma estratégia de marketing mais eficaz.
2. Crie um portfólio
Para atrair clientes, é importante criar um portfólio com seus trabalhos anteriores. Você pode incluir fotos de antes e depois de seus clientes, depoimentos e cases de sucesso. Isso ajudará a mostrar seu trabalho e a conquistar a confiança dos clientes em potencial.
Dica Prática: peça para seus clientes mais satisfeitos que gravem ou escrevam testemunhos referentes ao seu trabalho. Peça que eles digam o motivo pelo qual procuraram um Consultor de Imagem e porque escolheu VOCÊ no meio a tantos outros. E que ele explique como foi o processo e se indicaria você para outras pessoas.
3. Utilize as redes sociais
As redes sociais são uma ótima ferramenta para divulgar seu negócio e atrair clientes. Crie perfis nas principais redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn, e compartilhe conteúdo relevante para seu público-alvo. Utilize as hashtags relacionadas ao seu negócio e interaja com seus seguidores.
IMPORTANTE: Cada rede social tem um perfil específico e vale outro artigo só para explicar isso.
Mas abaixo estão as linhas gerais das principais redes, para que você direcione melhor seu conteúdo como forma de encontrar clientes e alavancar rapidamente o início do seu negócio de Consultoria de Imagem e Estilo. Afinal, bem sabemos como pode ser frustrante começar de forma errada e sem atingir os resultados previstos.
Linkedin: perfeito para encontrar clientes corporativos.
Exemplo: “Os truques de estilo que farão seus vendedores se conectarem com seus clientes.”
Instagram: gere conteúdo de dicas de moda leves e rápidos.
Exemplo: “Como usar jeans de um jeito elegante”
YouTube: você disseca a “dor” do seu cliente.
Exemplo: “3 tendências de moda que irão te deixar mais jovem”.
4. Ofereça um atendimento personalizado
Lembra do ponto 1, pesquisar seu público-alvo?
Então…. você fez a pesquisa, identificou os sonhos e necessidades de cada um, criou conteúdo focado em suas redes sociais e agora é hora de atender seus clientes.
E, para se destacar no mercado, é importante oferecer um atendimento personalizado para cada um deles, conhecendo suas necessidades e expectativas e oferecendo soluções que atendam suas demandas.
Mapeie cada etapa da consultoria e faça pacotes de acordo com a necessidade e o bolso do seu cliente. Seja transparente e honesta em relação aos resultados que podem ser alcançados. Mas promova o efeito “UAU”, entregando mais do que ele espera e tornando-o um fiel propagador dos seus serviços.
5. Invista em sua formação
O ponto mais importante de todos é a sua BASE, afinal, serão os seus alicerces que irão estruturar toda a sua carreira e você precisa prestar MUITO atenção nisso.
Ou seja: para se tornar um Consultor de Imagem e Estilo, primeiramente você deve investir em sua formação profissional. E, atualmente, existem diversos cursos disponíveis no mercado, tanto presenciais quanto online.
Antes de mais nada e a fim de escolher sua melhor formação, é primordial que você pesquise profundamente as instituições de ensino e faça algumas perguntas:
O conteúdo do curso ensina somente técnicas de estilo e montagem de looks ou ensina também técnicas de empreendedorismo, redes sociais e te prepara para o mercado de trabalho?
Afinal, como sempre falamos aqui na Escola de Estilo: quando nasce uma Consultora de Imagem, nasce uma Empresária da Moda e esse ponto é extremamente importante para você que deseja iniciar COM SEGURANÇA seu negócio de Consultoria de Imagem e Estilo.
Sua instrutora tem capacidade técnica reconhecida e já foi ou é relevante no cenário nacional como Autoridade da Moda e Referência em Estilo?
CUIDADO com cursos baratos demais ministrados por pessoas inexperientes que não tem resultados práticos comprovados. Ao escolher sua teacher, é fundamental que você analise se ela está ensinando o passo-a-passo que ela mesma trilhou ou está trazendo conhecimentos teóricos sem embasamento prático.
Os alunos do curso pretendido tem resultados pessoais e/ou profissionais COMPROVADOS?
É o mesmo caso acima citado: fundamental você buscar nos alunos do método que você escolheu cursar, se os alunos seguiram os passos da teacher, com resultados relevantes ou não.
Confira aqui alguns cases de sucesso de Consultores de Imagem.
O curso escolhido tem grupos de WhatsAPP nos quais os alunos se encontram para trocar experiências e se motivarem diariamente? Ou o curso é só conteúdo e mais conteúdo e os alunos não se conectam entre si.
Segundo Napoleon Hill, na 7ª Lição do seu livro “O Manuscrito Original”, a pessoa precisa estar em um ambiente no qual se entre em contato com outros que sejam entusiasmados e otimistas, para que se conectem com a Lei do Entusiasmo e jamais conheçam a derrota!
No curso você terá contato direto semanal entre o professor e aluno através de aulas de atualização, troca de experiências, bate-papos de dúvidas? Tem suporte tira-dúvidas com a equipe pedagógica?
E esse é um ponto importante para motivar você a seguir em frente e organizar uma mente para o sucesso e a realização.
Esses são alguns dos pontos fundamentais para você escolher um curso que trará o embasamento para que você inicie seu negócio de Consultoria de Imagem e Estilo.
Mas, além disso, é importante estar sempre atualizado sobre as tendências da moda e as novidades do mercado. Participar de eventos e feiras do setor pode ser uma ótima oportunidade para se manter informado.
Encerramento
Iniciar um negócio de consultoria de imagem e estilo pode ser uma ótima oportunidade para quem busca uma atividade gratificante e que ajuda as pessoas a se sentirem melhor consigo mesmas.
E, seguindo as dicas que compartilhamos neste artigo, você pode iniciar seu negócio de forma estratégica e eficaz, economizando tempo e dinheiro no processo.
Lembre-se sempre de oferecer um atendimento personalizado e de investir continuamente em sua formação e atualização constante.
E, GARANTIDO: com dedicação e empenho, você pode se tornar uma consultora de imagem e estilo de sucesso e ajudar muitas pessoas a desenvolver sua autoestima e confiança.
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