OSCAR DE LA RENTA – O ÍCONE LATINO QUE MARCOU A MODA DE LUXO

Capa

Oscar de la Renta – O ícone latino que marcou a moda de luxo. O universo fashion viu uma estrela latina mostrar seu talento como poucos estilistas mostraram no mundo. Sua autenticidade levou sua marca ao tapete vermelho e celebridades conhecidas no mundo todo, usaram suas criações em diversas ocasiões, como por exemplo: Sarah Jessica Parker, Jacqueline Kennedy e Hillary Clinton.

Nascido no dia 22 de Julho de 1932 na cidade de Santo Domingo no país caribenho República Dominicana, Oscar Aristides de la Renta Fiallo é filho de pai porto-riquenho e mãe dominicana.

Oscar de la Renta
Oscar de la Renta ainda bem jovem

Aos 18 anos o jovem Oscar embarcou para a Espanha, a fim de estudar pintura na Real Academia de Belas Artes de San Fernando, na cidade de Madri, porém com o passar dos anos, seu gosto por moda foi florescendo, o que o levou a desenhar para várias casas de moda do país.

Em um de seus trabalhos, o estilista desenhou um vestido para a filha do embaixador americano na Espanha. Sua criação foi tão apreciada que a revista Life convidou a filha do embaixador com o vestido para serem capa de uma de suas edições.

Oscar de la Renta
O primeiro e o último: O vestido na capa da revista Life ( à esquerda) foi a primeira peça de Oscar a se tornar conhecida. Lá na década de 50, o tal vestido que citamos acima da filha do embaixador americano na Espanha. À direita, o último vestido desenhado pelo estilista, para o casamento da Amal Alamuddin com George Clooney. Esse vai ficar marcado.

A partir daí, sua criatividade e dedicação passou a ser conhecida pelo mundo, o que levou Cristóbal Balenciaga a convidá-lo para ser seu aprendiz.

Oscar de la Renta
Oscar de la Renta à direita e Cristóbal Balenciaga

Em 1961, o estilista embarcou em uma jornada de experiências trabalhando com Antonio Castillo e sendo assistente da Maison Lanvin.

Já no ano de 1963, Oscar percebeu que o que realmente dava dinheiro era o Prêt-a-pôrter (pronto para vestir), por isso foi em busca do conselho da então diretora da revista Vogue, Diana Vreeland, e esta o aconselhou a trabalhar com Elisabeth Arden, pois assim ele iria construir sua reputação com rapidez.

Oscar de la Renta
Oscar de la Renta e Elizabeth Arden que foi uma das grandes precursoras da indústria de cosméticos.

Nada bobo, ele seguiu o conselho de Diana e se deu super bem. Como a estilista americana tinha uma renomada cartela de clientes, Oscar desenhou roupas para a primeira dama Jacqueline Kennedy, o que o tornou ainda mais conhecido no mundo da moda.

Jacqueline Kennedy
Jacqueline Kennedy usando um Oscar de la Renta

No ano de 1965, Oscar trabalhou para Jane Derby que era especialista em criações para o formato de corpo mignon. Após a morte de Jane, o estilista definiu novos planos para sua carreira comprando a empresa juntamente com Bem Shaw e se lançou no mercado com uma coleção prêt-àprotêr na cidade de Nova York. Nessa ocasião a marca Oscar de la Renta surgiu, trazendo consigo muito sucesso.

Oscar de la Renta

Nos anos de 1967 e 1968 a marca recebeu o estimado prêmio Coty Award, que é um oscar da moda americana. Já em 1977, com seu nome repercutindo por toda a américa, a grife lançou seu primeiro perfume chamado Pour Lui

Oscar de la Renta
O perfume Pour Lui

Por mais incrível que pareça, o primeiro produto masculino lançado pela marca não foram roupas, mas sim um perfume chamado Pour Lui e em 1992 o estilista se tornou o primeiro estilista latino a se tornar diretor criativo de uma grife francesa, no caso a Balmain, onde trabalhou até o ano de 2002.

A partir desse momento, a marca entrou em um novo tempo de expansão de seus produtos, lançando assim, uma linha de acessórios em 2001, uma linha de móveis em 2002 e uma linha de óculos e outra de roupas com preço mais acessível em 2004. A grife inaugurou sua primeira loja na Madison Avenue na cidade de Manhatan, NY.

Oscar de la Renta
Apenas um pedacinho da imensa loja da Madison Avenue na cidade de Manhatan, NY.

Após essa conquista, várias outras lojas foram inauguradas em diversas cidades famosas dos Estados Unidos e já no ano de 2006, uma linha de noivas chamada Oscar de la Renta Bridal foi lançada, seguida de outras inaugurações de lojas importantes na Europa em cidades como Atenas e Londres.

Oscar de la Renta
Uma pequena amostra dos fabulásticos vestidos de noivas assinados por ODLR. O mínimo a se falar aqui é: Quanta Originalidade!!

No ano de 2011, foi lançado o perfume Live in Love como consequência de uma briga judicial da grife com a L’Oréal para assumir novamente o controle de suas operações, que haviam mudado de mãos seis vezes na última década, prejudicando assim a qualidade de seus produtos.

Oscar de la Renta
Um dos milhares desfiles da grife

Um ano depois, a marca lançou sua primeira linha de produtos infantis e também uma linha especial para artigos de casa intitulada Home. No ano de 2013 uma loja de 1.000m² foi inaugurada na cidade de Londres, sendo essa a maior loja da grife, contendo todas as linhas de produtos criadas.

Oscar de la Renta
Alguns dos suntuosos vestidos assinados por Oscar de la Renta para as celebridades desfilarem nos tapetes vermelho

No fim de sua vida, Oscar nomeou Peter Coopping como seu sucessor na direção criativa da marca, o que deixou o mundo aliviado, pois outro forte candidato ao cargo era John Galliano, o estilista que foi demitido da grife Christian Dior por ter feito comentários antissemitas ( pessoa que tem preconceito, hostilidade ou discriminação contra judeus ).

Oscar de la Renta
Peter Coopping

Uma semana após o anúncio oficial de quem o sucederia, Oscar faleceu aos 82 anos em sua casa na cidade de Kent, devido a uma longa batalha contra um câncer.

Oscar de la Renta
O talentosíssimo e conhecido por seus traços extremamente sofisticados, Oscar de la Renta

Algo que chama muita atenção no fim da vida de Oscar, é que enquanto ele lutava contra o câncer sua grife cresceu cerca de 50% e passou a ser ligada a nomes como Oprah Winfrey, Penélope Cruz, Hillary Clinton e várias outras celebridades.

O estilista que era casado com Anne de la Renta, desde 1989. Deixou esposa e seu filho adotivo Moisés, juntamente com seus três enteados, Beatrice Reed, Charlie Reed, Eliza Bolen e nove netos.

Oscar de la Renta
Annette de la Renta sempre foi considerada uma das mulheres mais elegantes do mundo. Casou-se nova com JP Reed com quem teve Eliza, Beatrice e Charles. Depois do divórcio, Annette se casou com Oscar de la Renta e ficaram casadíssimos até a morte do estlista.
Oscar de la Renta
O apartamento milionário do casal Annette e Oscar em NY

A história extraordinária de Oscar inspira o mundo da moda, dos negócios e tudo aquilo que é ligado a criatividade, até porque uma de suas qualidades mais louváveis era esse aspecto.

Oscar de la REnta
ODLR já próximo ao fim de sua luta contra o câncer

Terminamos hoje esse artigo delicioso com muita expectativa para o ano de 2021 e, se você deseja se informar ainda mais sobre a história dos mais brilhantes estilistas do mundo, fique de olho aqui, no blog da Escola de Estilo! Toda quinta-feira divulgamos a história de alguma marca ou nome, que marcou e ainda marca a história da moda.

Clique no botão amarelo e assista a aula grátis que nossa Teacher Dany Padilla preparou para você! 

Beijos no coração e até amanhã!
Por: Giovanna Alves/ Escola de Estilo

Confira outras matérias

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo