SUSTENTABILIDADE NA MODA

Sustentabilidade

Visando diminuir os impactos da moda no meio ambiente, vários projetos voltados para o desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis, foram criados em todo o mundo por marcas que entendem a importância
dessa temática nas diversas áreas que alcançam a moda. Por isso hoje vamos falar sobre: Sustentabilidade Na Moda!

Nos últimos anos temos visto tantas mudanças na natureza e não é por acaso, sabemos que o homem tem passado dos limites na exploração dos recursos naturais e por isso temos sentido uma reação bastante preocupante por parte das intempéries, do solo, efeito estufa, camada de ozônio e demais aspectos da natureza que estão diretamente ligados a cada ser humano.

O apelo para uma maior atenção para a questão socioambiental, está ganhando cada vez mais força e relevância no mundo da moda, o que proporciona diversos benefícios para o meio ambiente, e consequentemente, para nós! Marcas brasileiras têm chamado atenção mundo a fora por suas iniciativas sustentáveis, dentre elas temos duas em especial que tem se sobressaído, são elas: a Malwee e a Osklen.

MALWEE

Para começar, queremos mostrar um pouquinho mais das ações promovidas pelo grupo Malwee que é hoje referência quando falamos de moda sustentável e transparência, vale observar que segundo o ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DE 2019, a marca está entre as 20 marcas mais transparentes do mundo.

Sustantabilidade

Composta pelas marcas Malwee, Malwee Kids, Carinhoso, Scene, Enfim, Wee!, Malwee Liberta e Zig Zigzaa, o grupo conta com mais de 5,5 mil colaboradores, 24 mil pontos de vendas multimarcas e 82 lojas monomarcas. A companhia nasceu em Jaraguá do Sul (SC) e ainda hoje possui sede na cidade, sempre chamando atenção por seus projetos sustentáveis, permitindo-se produzir moda sem afetar tanto o meio ambiente.

Sustentabilidade

Hoje em dia a companhia possui processos de reutilização de água, redução da emissão de gases que pioram o efeito estufa e renovação de matérias-primas, como o algodão desfibrado, feito com restos de tecido, malhas feitas com garrafa pet reciclada e sacolas feitas de material biodegradável.

Outra iniciativa que chama bastante atenção do grupo é o Parque Malwee de preservação ambiental, localizado em Jaraguá do Sul que é um polo industrial. O parque é hoje um dos cartões postais da cidade, preservando cerca de 5 milhões de metros quadrados de áreas verdes da mata atlântica.

Sustentabilidade

Essa iniciativa rendeu prêmios para a marca e muito apreço nacional. O mais interessante é que já faz 42 anos que o parque foi fundado, o que mostra que a questão socioambiental é uma das preocupações da empresa há muito tempo, numa época em que mal se falava sobre o assunto. Na cidade de Rio dos Cedros, o grupo tem uma quarta área de preservação ambiental, contando com um total de 16 lagoas, mais de 35 mil árvores e diversas espécies de animais.

Sustentabilidade
Península das Palmeiras, na cidade de Rio dos Cedros.

Temos também o Pico Malwee, que é mantido para a preservação da biodiversidade local e nascentes de rios. Há também um outro espaço que é aberto as pessoas da Península das Palmeiras, na cidade de Rio dos Cedros, com cerca de 800 mil metros quadrados, no espaço há camping e chalés que ficam à disposição dos colaboradores da companhia.

OSKLEN

Comandada por Oskar Metsavaht, a marca é hoje pioneira tratando-se de sustentabilidade por promover diversos projetos voltados para uma cadeia produtiva que afete o mínimo possível a natureza. São tantas iniciativas incríveis que chega a impressionar qualquer um que se aprofunde nos métodos de produção da empresa. Dentre esses podemos começar pela matéria-prima que é hoje um dos pontos que mais chama atenção na marca.

Sustentabilidade
Oskar Metsavaht, proprietário e diretor criativo da Osklen

São diversas peças feitas de couro dos peixes pirarucu e salmão, parte que antes era descartada por não ser utilizados para nada, agora substitui tecidos e demais materiais que são bastante agressivos ao meio ambiente, proporcionando até mesmo maior renda para comunidades ribeirinhas que fornecem esse couro para a marca.

Sustentabilidade
O couro do peixe pirarucu, que antes era descartado e hoje, por uma iniciativa da Osklen, proporciona maior renda para as comunidades ribeirinhas que fornecem o couro para a marca.

Temos também outras e-fabrics (como a marca nomeou as matérias-primas alternativas), como a malha pet que é feita de algodão e fibra de poliéster retirada de garrafas pets recicladas, algodão orgânico que é cultivado sem agrotóxicos prejudiciais ao meio ambiente, algodão desfibrado proveniente de restos de tecido e por fim, seda de casulos rejeitados por estarem fora do padrão, sendo que esses e-fabrics sempre são tingidos naturalmente com o intuito de não prejudicar o meio ambiente.

Osklen

Além de todas essas iniciativas, a marca sempre apoia e financia através do Instituto E ( instituto criado pela marca) projetos de recuperação de áreas desmatadas, dentre outros projetos que ajudam a proteger e restaurar o meio-ambiente.

Sustentabilidade
Bolsas feitas com o couro do pirarucu

Após muito trabalho para promover uma moda cada vez mais sustentável, no ano de 2018, a Osklen foi considerada uma das 10 marcas mais influentes e inspiradoras do mundo, segundo a WGSN, que é uma empresa líder em previsão de tendências quando falamos de criatividade e também foi apontada, junto com a TESLA, como “FUTURE MAKER” pela World Wide Fund for Nature do Reino Unido.

Sustentabilidade
No ano de 2018, a Osklen foi considerada uma das 10 marcas mais influentes e inspiradoras do mundo, segundo a WGSN.

Após ler sobre tantas atitudes louváveis e nobres por parte de marcas brasileiras sobre o meio ambiente, não tem como ter outro sentimento no peito, se não, orgulho.

Sustentabilidade
Uma das lojas da Osklen, que só nos enchem de orgulho por ser brasileira!!

Que esses exemplos nos inspirem cada vez mais a trazer a questão socioambiental para nossos negócios de moda e demais áreas das nossas vidas, afinal, somos um todo e não tem como haver o homem se não houver a natureza.

Sustentabilidade

Cuidar do meio ambiente é cuidar de nós mesmos e garantir um futuro para as gerações que ainda virão.

Por hoje é isso queridas leitoras. Esperamos você nos próximos artigos!

Beijos no coração!
Escrito Por Giovanna Alves/Equipe Escola de Estilo.

 

 

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Live

Parabéns! você GANHOU uma mentoria de 3.997,00 com Dany Padilla

Restam poucas vagas nessa condições! Aproveite agora.