A 51ª edição do São Paulo Fashion Week foi cheia de novidades. Grifes não muito conhecidas do mundo na moda, brilharam junto a outras já conceituadas com suas coleções para o verão 2022. A programação foi totalmente digital e começou na quarta-feira dia 23/06 e foi encerrada no último domingo 27/06. Claro que não poderíamos deixar de lhe atualizar com um pouco de tudo que aconteceu no SPFW, esse super evento de moda tão aguardado por nós que amamos moda!
Na semana passada, marcas como LED, Misci, Carol Bassi, Rocio Canvas, Esfér, João Pimenta, Juliana Jabour, A.Niemeyer, Igor Dadona, Modem, Triya e a experiente Isabela Capeto, entre outras, deram um show a parte. O tema da semana foi Regeneração e pela segunda vez, foi toda realizada em formato 100% on-line, devido à crise de ainda enfrentamos com a pandemia do Covid-19.
O evento foi transmitido on-line pelas redes sociais e pelo site do evento. Outras grifes se destacaram como parte do projeto Sankofa, que aposta na inclusão racial. Grifes como: Meninos Rei, Az Marias, Naya Violeta, Ateliê Mão de Mãe, Mile Lab, TA Studios, Santa Resistência e Silvério.
No último dia, no domingo 27/06, A Label, da estilista Flavia Aranha, fechou a semana de moda virtual.
Vamos Falar Um Pouquinho De 5 Grife Que Se Destacaram No SPFW 51
1 – Juliana Jabour
Juliana Jabour sintetizou sua coleção em 10 looks monocromáticos e um bicolor. A coleção engloba foi feita em dois tecidos: O zibeline, que é um tecido estruturado e brilhante, e o moletom. Percebe aí a questão da misturinha do comfy com o elegante?
O que chamamos de Ath-flow você já sabe que vai se estender para o verão 2022. Destaque aos detalhes como o tecido cintilante, os babados, silhuetas mais volumosas… Permanecem as mangas bufantes e laços, muitos laços!
ATENÇÃO: Nem todas as peças (looks) que você vê nas passarelas de uma marca, foram desenhados para sair direto às ruas, como por exemplo alguns looks da Juliana Jabour, por isso nos causa uma certa “estranheza” ao primeiro olhar.
O objetivo aqui, foi enfatizar o volume, cores, tecidos cintilantes e a mistura do comfy com o elegante, ok? Uma referência para outras grifes, inclusive. Um direcionamento do que veremos em matéria de tecidos (no caso da marca foi o zibeline e o moletom), cortes e comportamento.
2 – Isabela Capeto
Macacões e vestidos feitos compuseram a coleção denominada PANCS, de Isabela Capeto. A estilista foi apresentou alternativas ao que é óbvio.
A coleção reuniu vários processos artesanais, como por exemplo bordados de miçangas, paetês, aplicações, carimbos, pinturas em tecidos e bastante crochê, tudo mixado a muitas cores. O algodão, linho, organdi e jeans, foram os tecidos usados na confecção das peças.
3 – Triya
Uma grife focada em moda praia, a Triya mostrou sua coleção verão 2022, assinada pela estilista Isabela Frugiuele, inspirada nas cores, nas obras e na força da pintora mexicana Frida Kahlo, símbolo tão significativo do feminismo.
No quesito modelagem, a estilista priorizou conforto e leveza. Quanto a paleta de cores, destaque para o amarelo, rosa, azul céu, lilás, roxo, verde e coral. Maiôs, biquínis, pareôs, saídas de praia, vestidos e camisas tomaram conta da passarela da Triya, tudo bem colorido e leve.
4 – Carol Bassi
Uma das grifes estreantes no evento, foi a Carol Bassi, que trouxe uma coleção feita em parceria com o stylist Marco Gurgel. O nome da coleção foi intitulada Rio, a coleção toda inspirada na capital carioca. Natureza, o tão famoso cartão postal Pão de Açúcar e toda a arquitetura da cidade, foram pontos de partida para a coleção.
A coleção teve como ideia principal, oferecer looks versáteis, looks que vão da praia até eventos mais formais. No quesito modelagem, a grife explorou os cortes elegantes, a assimetria, muitos babados e mangas bufantes. O tricoline de puro algodão, foi o material usado na coleção.
5 – Igor Dadona
Um dos destaques foi a estreia de Igor Dadona. Sua coleção levou o nome de Maritime e, o designer apostou em uma alfaiataria descontraída. O estilista mixou texturas, usou e abusou do contraste das cores e chamou bastante atenção. O ponto destaque da coleção de Igor, foi as estampas. O estilista investiu bastante no xadrez, poá e floral.
Destaque Ao Conforto
O linho puro e os tecidos naturais em si, foram protagonistas dessa temporada do SPFW. O algodão, a viscose e a seda pura, reinaram, isso significa garantia de conforto em peças de tecidos naturais e cortes atemporais e funcionais, como a alfaiataria mais ampla, oversized.
Macacões utilitários e vestidos amplos permanecem nas coleções de verão, como no último. Dessa vez eles virão fortemente representados em tons terrosos, verde jungle (uma espécie de verde azeitona) e no azul marinho.
Mulheres Unidas
A Ipanema, essa mesmo, a marca de sandálias, convidou o Coletivo de Pretas para potencializar o lançamento de sua nova coleção por meio do movimento Achados Ipanema. O objetivo da parceria vai muito além de divulgar a coleção nova das sandálias, é apoiar marcas brasileiras lideradas por mulheres (no caso quatro). O coletivo uniu às marcas Calma, FALA, Az Marias e Mile.Lab.
As sandálias virão em quatro modelos: Fever, Bold, Class Easy e Hit Papete. A sandália poderá ser encontrada em cores lisas, estampadas e no modelo Salomé, um modelo com elos na tira superior e em um formato mais delicado.
Lingeries Sustentáveis Da Renner
A Renner se destacou com uma coleção de lingeries sustentáveis. Nas peças, o fio do tecido é misturado ao fio da Lycra Ecomade. Isso prolonga a durabilidade do tecido que é fabricado com 20% de material reciclado. A marca de lingerie da Renner será a primeira da América do Sul produzida com esse tipo de material.
Veremos sutiãs e calcinhas com conforto, liberdade de movimento para todas as situações. Além disso, uma etiqueta feita de papel semente acompanha as peças, isso mesmo, você compra a lingerie e leva esse presentinho fofo e ecologicamente correto, praticamente um convite a plantar um mundo mais sustentável.
Disney
Outro super destaque da SPFW, foi a parceria que a Disney fez com diversas marcas para lançar a Coleção Rainbow ( arco-íris) em homenagem ao Mês do Orgulho lgbtqia+. A coleção inclui produtos com as franquias Pixar, Star Wars e Marvel.
A Levi’s, Água de Coco, Renner, Go Case, C&A, Logay, Regina Festas, Ancomex, Zona Criativa, Colcci entre outras lojas e marcas, lançam coleções temáticas com as franquias Disney.
Veremos muitas camisas, meias, shorts e capinhas para celulares… Tudo estampado com os personagens da franquia.
Com essa coleção, a Disney doará recursos a diversas organizações em todo o mundo, sem fins lucrativos, que buscam apoiar e capacitar, inclusive para o mercado de trabalho, para o acesso a educação e a saúde mental, de jovens LGBTQIAP+. Bacana, não é? É empatia que fala?
E aí, curtiu nosso resumo sobre o SPFW? Já deu pra ter uma noção do que veremos no verão de 2022, não é mesmo?
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Escrito por Carla Lúcia Braga/Equipe Escola de Estilo