COMO TRANSFORMAR SEU VENDEDOR EM CONSULTOR DE IMAGEM

Consultor de imagem

Se existe uma profissão que sempre passou por diversos desafios e ultimamente tem se transformado bastante, é a de vendedor. É preciso muito além de saber “convencer” e negociar, o vendedor precisa ter diversas habilidades para garantir a confiança de seus clientes e fidelizá-los da melhor forma possível. Por isso preparamos para você, lojista de moda, esse artigo com dicas de como transformar seu vendedor em consultor de moda, tornando seu negócio um diamante no meio das zircônias!! 

Consultor de imagem

Esse artigo foi feito todo pensado em você lojista. Você que precisa criar sempre novas estratégias, estar se reinventando para garantir seu lugar estável ao sol e se destacar da maioria. Será que existe uma forma de destacar sua loja entre tantas que vendem moda?

Nesse artigo lhe mostramos que existe e é bem mais simples do que você possa imaginar. Os vendedores precisam tornar-se verdadeiros consultores de imagem, para vender de forma personalizada, afinal somos ou não singulares?

Nem os gêmeos univitelinos (os idênticos, da mesma placenta) tem gostos iguais, cada um tem sua personalidade e estilo diferente, agora imagina a grande maioria da população… Por isso vender de forma personalizada, é uma grande sacada do mercado atual da moda. Um jeito bem eficiente de alavancar suas vendas com rapidez e eficácia.

Consultor de imagem

Mas como colocar isso em prática? Por onde começar? É preciso dar mais que uma mercadoria em troca do dinheiro que o cliente paga pelo produto. O cliente dos dias de hoje, quer mais que comprar, a grande maioria quer ter vantagem na aquisição de um produto.

Pode ser um material que dure mais, que não agrida a natureza… Uma entrega do produto na casa do cliente, visto que as compras online aumentaram absurdamente… Mas nada será tão assertivo, quanto fazer uma compra que seja uma experiência prazerosa.

Consultor de imagem

A concorrência só cresce, você precisa ter um diferencial. A consultoria de imagem é uma excelente estratégia para fazer seu cliente perceber que terá uma experiência maior que apenas uma compra, é uma compra com dicas de estilo, uma compra com a certeza de que ele sairá da loja com o look certo para seu tipo físico. O seu único “trabalho”, querido lojista, será treinar seus vendedores para se tornarem consultores de imagem.

Consultor de imagem

Quer descobrir como transformar seu vendedor em um verdadeiro consultor de imagem, e aproveitar melhor as oportunidades que o mercado de moda tem a oferecer para o seu negócio? Confira abaixo:

1 – Conheça profundamente sobre seu produto

Muitos falam sobre a importância de entender tudo sobre o mercado de moda e seus concorrentes, mas é ainda mais importante, conhecer a fundo as peças que você vende em sua loja.

É essencial conhecer todas as peças da loja, as tendências que elas estão seguindo, o estilo de cada uma, os fornecedores, os materiais que as peças são feitas, o caimento de cada tecido, conhecer sobre cores e a influência que elas exercem em nossa imagem, em nosso humor…

Consultor de imagem

Não tem jeito amiga, quer ter sucesso em seu negócio de moda? Tem que estudar e fazer mais do que apenas comprar um estoque, colocar preço e montar uma vitrine. O negócio é se movimentar e se atualizar. Cada dia que passa a concorrência aumenta e não queremos que você fique para trás, combinado?

2 – Acrescente um diferencial ao seu staff de vendas

Você deve estar se perguntando: “Mas como? Como acrescentar algo diferente ao jeito que meus vendedores vendem?” Como citei acima, capacitando seu staff com novas habilidades! Oferecendo ao seus vendedores a possibilidade de se tornarem consultores de imagem. Vamos aos detalhes:

Consultor de imagem

Para que seu vendedor consiga ter o perfil de consultor de imagem, ele precisa estudar, fazer o curso de Consultoria de Imagem. Não existe outra opção para aprender nada na vida, que não seja estudando. Ou você estuda, ou você estagna, simples assim! Olha que legal, eles farão a junção dessas duas funções, que é a de vendedor com a de consultor de imagem.

Outra opção, é VOCÊ lojista fazer o curso de Consultoria de Imagem e treinar seus vendedores. Pense que será um investimento para o resto de sua vida, afinal podem lhe arrancar tudo, menos conhecimento!

Consultor de imagem
No meio da multidão, para ter sucesso é preciso correr atrás, é preciso fazer diferente da maioria.

A terceira e última opção, é você contratar uma boa consultora de imagem, alguém já formada em um curso sério e essa profissional treinar sua equipe de vendedores. Com isso, seus vendedores terão o mínimo de conhecimento para poder colocar em prática os truques de estilo usados na consultoria de imagem, e assim ajudarem seus clientes no momento da compra.

Consultor de imagem

É necessário deixar claro para sua equipe de vendedores, o quanto será vantajoso para eles e para você esse acréscimo de conhecimento. Todos precisam entender quais são os benefícios que podem ser proporcionados ao cliente, agregando valor e transmitindo credibilidade.

Fora isso, entender que esse benefício dado ao cliente, só aumentará as vendas de sua loja e consequentemente seu lucro e o salário de seu staff, visto que a maioria das lojas, estipula o salário de seus vendedores em cima da comissão de vendas. 

Consultor de imagem
Para ganhar mais, alcançar o sucesso profissional, é preciso investir em estudo, em conhecimento

3 – Capacitação ininterrupta

Um bom consultor de imagem, sabe que suas habilidades podem melhorar bastante por meio de treinamentos frequentes e capacitações contínuas. O que isso quer dizer? Estudar e praticar as técnicas aprendidas em todo tempo.

Praticando com os clientes da loja diariamente, já é um excelente aprendizado, afinal o vendedor estará exercitando tudo que aprendeu. Não existe forma melhor de se aprimorar, do que executar o que foi estudado.

Consultor de imagem

4 – Direcionamento para novas estratégias

Para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos, é necessário analisar os resultados e pensar em novas ações frequentemente. Com isso é importante estar sempre se reciclando e proporcionando novidades aos clientes.

Não existe um ser humano na face da terra, que não fique feliz comprando algo que lhe caia feito uma luva, que valorize o que ele mais curte em seu corpo e disfarce tudo que o incomoda. Isso você consegue apenas com os truques que a consultoria de imagem lhe ensina.

Consultor de imagem
Imagine que máximo você oferecendo um coquetel feito cheio de carinho e mimos como esse da foto, regado a uma palestra rápida e objetiva sobre tipo de corpos…?! É venda na certa!

Pode ser um coquetel no dia das mães associado a uma pequena palestra falando sobre tipo de corpos para suas clientes… Ou um evento de natal, onde a cliente comprando acima de um certo valor, ganha uma consultoria de 3 horas… Duas excelentes estratégias de vendas, que você pode aplicar em sua loja em diversas datas comemorativas e com a ajuda das técnicas da consultoria de imagem.

5 – Bom relacionamento com os clientes

As metas precisam ser transformadas ao longo do tempo, a fim de conquistar novos resultados, mas uma que nunca deve ser deixada de lado é a de estabelecer um bom relacionamento com seus clientes, afinal esta é uma das habilidades mais importantes dos lojistas que estão sempre à frente dos concorrentes.

Consultor de imagem

Qualquer pessoa pode ter uma loja e vender moda, mas para conseguir fidelizar clientes, fazer sua loja ser um sucesso de vendas, é necessário fazer bem mais do mesmo, é necessário se diferenciar. Seja você o dono de loja que se destaca. Seja o queridinho e amigo dos seus clientes. Olha que prazeroso!

Vale lembrar, que é bastante inteligente e estratégico, você fazer um relatório com o perfil de cada cliente e suas preferências. Além dos dados básicos como nome, endereço, idade, profissão… Coloque o tipo de corpo do cliente, o estilo, as preferências de cores, cortes…

Consultor de imagem

Assim fica muito mais fácil montar seu estoque de forma assertiva e sinalizar ao cliente quando peças do seu estilo chegarem a loja. Isso sem falar que o vendedor, tendo técnicas de consultoria de imagem, pode analisar as fichas dos clientes e já se “nortear” com quais peças oferecer.

Certeza de vendas de looks completos e satisfação total!! Tem como dar errado? NUNCA!! Então bôraaa arregaçar as mangas e partir pra cima!

Esperamos ter ajudado você com nossas dicas!

Clique no botão amarelo e assista a aula grátis que a Teacher Dany Padilla preparou para você, está fabulástica!

Beijos no ❤️

Escrito por Carla Lúcia Braga – Equipe Escola de Estilo

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Live

Parabéns! você GANHOU uma mentoria de 2.997,00 com Dany Padilla

Restam poucas vagas nessa condições! Aproveite agora.